#vemprocetn

Prática milenar de acupuntura é oferecida para os usuários do SUS em Natal

< voltar

Nos últimos anos, tem se falado cada vez mais em acupuntura. A prática, que tem mais de dois mil anos, consiste na introdução de agulhas metálicas em diversos pontos do corpo do paciente. Original da medicina chinesa, o procedimento tem se tornado muito famoso no ocidente, com cada vez mais adeptos e profissionais especializados na área. Em 2010, foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a prática é realizada no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPIC), espaço inaugurado em outubro de 2017 e que desde então vem oferecendo diversos serviços e atendimentos para funcionários e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A acupuntura funciona com o estímulo das terminações nervosas através das agulhas, que podem ser inseridas em mais de 2000 pontos, dependendo do objetivo da sessão. A prática serve para equilibrar as energias, bem como para aliviar o estresse, dores, ansiedade e distúrbios do sono.

No centro de referência, o procedimento é realizado pelos profissionais Feluzia Andrade e Dr. Nilton Genobie, Presidente da Associação dos Acupunturistas do Rio Grande do Norte.

“A acupuntura é o carro chefe do CERPIC, pelo seu resultado ser muito rápido. Após uma sessão o paciente já sente a diferença. Trabalhamos com fumantes, pacientes com ansiedade, com depressão, e a melhora tem sido considerável. Muitas dessas pessoas relatam que estão tendo uma qualidade de vida muito melhor através da auriculoterapia e da acupuntura”, declarou a diretora do centro, Liene Medeiros.

A diretora ainda explica a diferença entre a auriculoterapia e a acupuntura, ambas realizadas pelos mesmos profissionais. A auriculoterapia concentra os pontos apenas da orelha, através de agulhas ou sementes, enquanto a acupuntura trabalha o corpo inteiro.

fonte: O Portal N10

whats app