Todos nós temos nosso jeito de lidar com o estresse. Algumas pessoas fogem para uma praia ensolarada, outras preferem uma taça de um bom vinho, e alguns fazem o possível para ignorá-lo. Cada forma tem suas vantagens (e desvantagens), e nem sempre podemos fazer o que gostaríamos no momento de alívio que necessitamos. É então que os pontos de pressão se tornam uma solução rápida (20 segundos de pressão firme são suficientes), eficaz e de longa duração. Os pontos estudados pela Reflexologia são áreas do corpo que, ao serem pressionadas, podem desencadear vários efeitos no nosso organismo. Veja aqui alguns!
Couro cabeludo
Nosso couro cabeludo é cheio de pontos de pressão, muitos dos quais podem, de maneira efetiva e suave, reduzir os níveis de estresse. Você pode sentar-se à sua escrivaninha no escritório, inclinar-se para trás e utilizar dois dedos para massagear o ponto onde o pescoço e o crânio se encontram por 20 segundos. Muito do estresse que acumulamos durante o dia fica armazenado nos ombros e músculos do pescoço. Pressionar esse ponto pode proporcionar um bom alívio.
Ouvido
Este ponto de pressão é conhecido como Shen Men (O Portal do Espírito), e alguns especialistas dizem que é o melhor ponto do corpo para aliviar o estresse. Na Reflexologia, também é utilizado para reduzir inflamação e dores no corpo. Recomenda-se que você massageie este local com um cotonete ou mesmo com a ponta de uma caneta, enquanto respira profunda e suavemente.
Peito
O estresse faz com que esqueçamos de respirar corretamente. Este ponto ajuda a reduzir o estresse que se acumula no peito, enquanto nos lembra que precisamos respirar normalmente. Use três dedos para massagear o local ou um dedo para dar batidinhas leves e ritmadas na área, enquanto respira fundo. Se você tem estresse crônico, combine massagens neste ponto com o local entre as sobrancelhas. A conexão entre estes dois pontos ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Estômago
Muitos reflexólogos preferem utilizar este ponto porque ele ajuda a criar movimentos que liberam o peito e o diafragma, melhorando a respiração. Pacientes que seguem esse tratamento instintivamente respiram fundo e frequentemente sentem-se aliviados.
Antebraço
Um local clássico da Reflexologia e acupuntura. Estresse e ansiedade criam um fluxo de energia contrária no corpo e que este ponto supostamente “conserta”. Sua energia então passa a fluir na direção correta, auxiliando na sua concentração e redução do estresse.
Palma da mão
No momento em que você pressiona este ponto, seu estresse praticamente evapora. Ele se localiza um um dos meridianos (canais de energia) mais importantes, afetando o coração, fígado e pâncreas. Acredita-se que muito do nosso estresse armazena-se no fígado. Portanto, aplicar pressão ali é muito eficaz. Também é um grande local de pressão para combater dor de cabeça, dor de estômago, indigestão e insônia – todos eles podem ser sintomas de estresse.
Panturrilha
Se você sente estresse na parte superior do corpo, uma massagem neste local será muito benéfica. Esta região tende a ser muito macia em pessoas que lidam com bastante estresse, particularmente em mulheres.
Pé
Aplicar pressão neste ponto pode ajudar a aliviar a mente estressada que fica pensando e remoendo na causa do estresse. Alguns reflexólogos acreditam que este é o melhor meridiano para tratar do pâncreas e que sua localização – no centro do pé – ajuda a reduzir o estresse dos pacientes, que passam a prestar maior atenção aos sinais enviados pelo seu corpo.
fonte: Isandra Rangel