Pesquisas recentes têm demonstrado que a acupuntura, medicina tradicional chinesa, é mais eficaz no tratamento da infertilidade do que o clomifeno, medicamento mais prescrito no mundo para este problema. A droga é registrada no mercado como Clomid e Omifin.
Um estudo de abril de 2012 publicado no Journal of Acupuncture and Tuina Science analisou o caso de 65 mulheres que apresentavam infertilidade devido à disfunção da ovulação. Elas foram divididas aleatoriamente em dois grupos: enquanto um recebeu 50 mg por dia de comprimidos de citrato de clomifeno, o outro passou por sessões deeletroacupuntura. Após seis meses de tratamento (que equivaleram a duas sessões), o primeiro grupo apresentou taxa de cura de 48,1%. Já o segundo, que foi tratado através da acupuntura, apresentou uma taxa de 76,3%.
Para o Dr. Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura e shiatsu do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), o estudo confirma que a acupuntura não só elimina o estresse natural da gravidez como também ajuda as mulheres a engravidar. “E isso acontece de uma maneira muito mais saudável e eficiente do que apenas com remédios”, afirma.
O especialista explica que o mais indicado é combinar a acupuntura com o tratamento médico convencional. “As duas medicinas – tradicional e oriental – são muito mais eficientes juntas do que separadas”, defende.
Outros estudos
A acupuntura também pode aumentar a frequência de ovulação em mulheres que apresentam a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Esta foi a conclusão de uma pesquisa publicada no American Journal of Physiology – Endocrinology and Metabolism, em 2013, que durou mais de um ano para ser concluída. “O estudo mostrou que a acupuntura normaliza os níveis dos esteroides sexuais no corpo humano e, simultaneamente, aumenta a frequência da ovulação”, esclarece Dr. Márcio.
Outro estudo indica ainda que, quando a medicina tradicional chinesa é combinada a métodos convencionais, o tratamento para fertilidade é muito mais eficaz. A pesquisa, que foi realizada pela Universidade de Tel Aviv (Israel) e publicada no Journal of Integrative Medicine, comparou as taxas de sucesso de casais que fizeraminseminação artificial com e sem uso de ervas chinesas terapêuticas e acupuntura. Com a combinação das duas terapias, 65,5% dos casais conseguiram conceber. Dentre aquelas que utilizaram somente a técnica de inseminação intrauterina, apenas um total de 39,4% engravidou.
Nascidos vivos
Evidências científicas também mostram que, não só a acupuntura pode ajudar o casal a engravidar, mas também a aumentar as chances de sucesso dessa gravidez. Um estudo americano de 2013 demonstrou que, nos casos de fertilização in vitro, existem mais chances de o bebê nascer com vida quando a mãe faz o tratamento com acupuntura. As taxas de sucesso são maiores quando a técnica é aplicada do dia em que a mulher recebe os embriões e óvulos doados. A pesquisa foi realizada por equipes da Universidade de Washington, Faculdade de Medicina Oriental Oregon e Centro de Pesquisa Noroeste para Ciências da Reprodução, também em Washington.
“A esperança e a expectativa da gravidez deixam as mulheres nervosas, tensas e estressadas, e isso prejudica diretamente a fecundação. A acupuntura ajuda justamente neste ponto: o relaxamento”, afirma Dr. Márcio.
fonte: Bolsa de Mulher
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!