#vemprocetn

Acupuntura atua sobre a saúde física e emocional, diz fisioterapeuta

< voltar

,

Thassiana Macedo

Inspirada nas tradições médicas orientais, a acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas criado há mais de dois milênios, o qual consiste na estimulação de locais anatômicos na pele para tratar desequilíbrios na saúde física e emocional.

De acordo com a fisioterapeuta estética Karla Chebel, as agulhas disparam impulsos elétricos que viajam pela rede nervosa até provocar reações no cérebro. “Esse mecanismo é imediato e, por interferir no sistema nervoso, surte efeitos mais duradouros. A técnica tem ação sobre a musculatura, ajudando-a a relaxar. Na medula, ela incita a produção de substâncias que inibem a passagem dos impulsos dolorosos. No cérebro, ela induz a liberação de neurotransmissores com função analgésica e de sensação de bem-estar. A acupuntura coíbe inflamações e impede a destruição progressiva de células nervosas da coluna. É esse poder anti-inflamatório que garante à terapia lugar de destaque no combate à asma e dores crônicas”, explica.

Outra virtude da técnica, conforme a especialista, é equilibrar as emoções, conter a ansiedade e o desânimo e reforçar o fim dos vícios. “Ao modular a ação da dopamina – um neurotransmissor ligado ao prazer -, o método ajuda a suprir a necessidade de medicamentos ou substâncias que provocam vício. Nesse sentido, as agulhas auxiliam a reduzir até mesmo a compulsão alimentar, favorecendo o combate à obesidade”.

Estudos realizados por cientistas da Universidade de York, na Inglaterra, na Universidade de Rochester e na Universidade de Stanford, ambas nos Estados Unidos, têm demonstrado, por exames de ressonância magnética ou experimentos em laboratório, que a acupuntura reduz a atividade de áreas do cérebro que estimulam a liberação da adenosina, responsável por aliviar o desconforto, a percepção da dor e com efeito analgésico. A técnica também estimula o organismo a fabricar neurotransmissores, como a serotonina, que aliviam a depressão durante a gravidez e minimizam as náuseas, a azia, a insônia e as dores nas costas.

A fisioterapeuta ressalta que a acupuntura ainda tem aplicações contra alergia, asma, dor de cabeça, dor nas costas, doenças das articulações, hipertensão, fibromialgia, dores musculares, gastrite e refluxo, síndrome do intestino irritável, constipação, tensão pré-menstrual e menopausa, sequelas de derrame, doenças da pele, endometriose, insônia, distúrbios hormonais e efeitos colaterais da quimioterapia.

fonte: JM Online

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!