ADRIANA BEI FORELLI MARTINS
Monografia apresentada ao CETN, para obtenção do título de especialista em acupuntura. Bauru – 2016.
1- INTRODUÇÃO
Este estudo se justificou pela possibilidade de contribuir com novas maneiras de diminuir a ansiedade e a consequente ingestão pelo doce. O objetivo foi avaliar a adequação do uso dos cristais radionicos nos pontos sugeridos pelo Acuspointer para diagnóstico de desarmonização do Zang Fu (órgãos e vísceras), através do método Ryodoraku. A ingestão por doces por pessoas ansiosas pode ser um ajustamento do organismo para suprir um desequilíbrio entre a serotonina e endorfina, neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios. A intimidade com os alimentos é capaz de revelar formas de convívio da pessoa consigo mesma e o mundo. O alimento tem caráter afetivo e ao haver uma carência de afeto, a compensação pode ser realizada através do doce. Os resultados obtidos mostram realmente que a ingestão de doce ocorre para compensar alguma disfunção emocional, pois a partir do momento em que este emocional se equilibra a ingestão de doce diminui.
2- MATERIAIS E MÉTODOS
É proposto um trabalho com um voluntário, com idade de dozes anos, a qual é ansiosa e tem a necessidade de diminuição da compulsão por açucares e doces. Os pontos de aplicação foram definidos pela avaliação Ryodoraku. A cada nova sessão verificou-se o estado geral da criança, como havia reagido de uma consulta para outra, e dava-se o início da avaliação Ryodoraku. Como o tratamento foi realizado com cristais radiônicos, não houve a necessidade de usar tonificação ou sedação. O tratamento foi realizado em uma clínica de acupuntura, sendo aplicado uma vez por semana, totalizando dez sessões.
Utilizamos para tal procedimento, primeiramente o questionário de anamnese, em seguida o AcusPointer para diagnóstico de desarmonização dos Zang Fu, através do método Ryodoraku; e a aplicação dos Cristais Radionicos.
3- CASO CLÍNICO
Menina, 12 anos, apresenta colesterol e triglicerídeos altos, muito ansiosa e irritada. Compulsão por açúcar e doce. Família com obesidade. Não bebe muita água. Dores de cabeça constante. Não menstruou ainda.
Diagnóstico: excesso de yang de fígado por deficiência de BP.
4- DISCUSSÃO
Segundo a MTC, as doenças surgem no organismo devido ao desequilíbrio energético dos canais chamados meridianos que se encontram distribuídos pelo organismo, nos quais circulam a energia vital (QI). A acupuntura através de suas técnicas visa estimular pontos para o restabelecimento do equilíbrio energético.
Foi utilizado o tratamento denominado Cristais Radiônicos para esta harmonização. A aplicação é realizada após o diagnóstico com o auxílio do sistema Ryodoraku. Com os dados do Ryodoraku aplicado em tabelas e devidamente mensurado, demonstram quais os meridianos que se apresentam desequilíbrio energético e uma proposta terapêutica a ser aplicada no paciente. Entretanto, como utilizei o método dos Cristais Radiônicos, a proposta de tonificação ou sedação foi dispensada, ficando somente com a utilização em harmonização dos pontos apresentados segundo a lateralidade. O instrumento de medição Ryodoraku, demonstrou a evolução da terapêutica aplicada. A cada medição dos meridianos, era anotada a energia mostrada no monitor em formulário adequado e repassado para o programa do computador o qual apresentaria o gráfico e os pontos a ser utilizado. Os cristais radiônicos eram colocados de acordo com o diagnóstico proposto. A paciente ia embora com os cristais, podendo ficar por até 24 horas, que seria o ápice do tratamento, após isto, a frequência energética dos cristais começa a cair. Em todas as sessões, foi utilizado o mesmo procedimento.
5- CONCLUSÃO
Ao término das 10 sessões, a paciente relata melhora na compulsão por açúcar e doces, mas como não pratica exercícios físicos e a família não se mostra muito colaboradora quanto a ingestão de alimentos calóricos e carboidratos, tornase difícil o emagrecimento. Os gráficos do sistema Ryodoraku mostraram a evolução das sessões e a evolução geral do tratamento. A energia yang manteve-se alta por todo o tratamento. Utilizaram-se pontos para acalmar e tranquilizar o Shen, em sua maioria, durante todo o processo terapêutico, mostrando assim, que a ingestão de doce compulsiva geralmente ocorre para compensar alguma disfunção emocional.
Orientado por profa. Paula Milani, adaptado por profa. Brena Montanha