Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura CETN- Campinas, 2015.
REGINA MARIA DA SILVEIRA CARDOSO
1- Introdução
A palavra Dismenorreia tem sua origem do grego e etimologicamente significa: dys = alteração, anomalia; men = mensal e rhoia = fluxo (RITTO et al., 1998; CARDOSO e LEME, 2003), é a menstruação dolorosa com dor hipogástrica, em cólica, junto ou não a manifestações sistêmicas, que antecede ou acompanha a menstruação de algumas mulheres (LAMB e PALMISANO, 1986; MEDEIROS, 1987; HALBE, 1988).
Geralmente não é um problema sério de saúde, mas provoca mensalmente limitações para um grande número de mulheres. (ADEYEMI ASD, ADEKANLE A., 2007; ORTIZ MI, RANGEL-FLORESUM E, CARRILLO-ALARCÓN, LC, VERASGODOY H. 2009).
Sua incidência é maior em mulheres com idade entre 18 e 25 anos, diminuindo de intensidade e/ou desaparecendo depois desta faixa. Pelo fato de afetar mulheres jovens, a dismenorreia é responsável por alto absenteísmo escolar (ORTIZ MI, RANGEL-FLORESUM E, CARRILLO-ALARCÓN, LC, VERASGODOY H. 2009); sendo considerado um problema de saúde publica (ADEYEMI ASD, ADEKANLE A. 2007).
2- Estudo de Caso
Para se comprovar a eficácia da Acupuntura no tratamento da Dismenorreia, realizou-se um estudo de caso com uma paciente com duração de vinte e quatro sessões, uma vez por semana.
Foi utilizada a Ficha de anamnese de Medicina Tradicional Chinesa em anexo na paciente em 06/03/2014.
Baseado nessa ficha, temos o seguinte caso:
Mulher, 29 anos, casada, dois filhos nascidos de cesariana, fumante, com histórico de Talassemia Minor, tem como queixa principal cólicas e sangramento excessivo e queixa secundária dores de cabeça todos os dias.
Tem um ciclo menstrual de 23 a 30 dias com duração de oito dias; Sua menstruação é dolorida com cólicas intensas durante e cólicas leves antes e depois, todos os dias. Às vezes tem cólicas no útero, dores crônicas que melhoram com pressão e com repouso. A dor é latejante e em pontadas. O ciclo menstrual é abundante, com coágulos, vermelho escuro.
As mamas antes da menstruação ficam doloridas, inchadas, com caroços de retenção de líquido. Durante a menstruação diminui e depois cessa. Irritabilidade antes da menstruação.
Queixa-se de formigamento nos membros superiores, as mãos são quentes com sensação de fraqueza, tem episódios periódicos de travamento na cervical e membros superiores. Os olhos são secos.
Apresenta cefaleia na cabeça inteira, dor latejante, piora durante o dia, melhora com descanso, melhora quando come.
Tem tontura súbita, sente tudo rodar. O sonho é interrompido por sonhos agitados. 52
Apresenta fome constante com gosto doce na boca. Dor no epigástrio com sensação de plenitude que melhora com ingestão de alimentos. Espirra muito.
Apresenta o intestino ressecado, não tem uma alimentação balanceada. A defecação acontece a cada dois dias com fezes sem padrão, escuras, sem cheiro e secas. As fezes são sem formato, difíceis de expelir.
Só bebe água antes de dormir e urina poucas vezes ao dia de forma abundante, cor amarela e jato forte.
Dor lombar aguda, melhora quando deita; pés quentes com edemas.
Relato de sintomas feito pela paciente em (06/03/2014)
Sofro muito com cólica quase todos os dias e no período menstrual, insuportável, fazendo com que eu tome remédio o ciclo todo. Num ciclo de oito dias, chego a tomar oito comprimidos de Buscofem. Tenho muitos coágulos e muito sangramento (difícil até de sair do banho). As dores de cabeça acontecem todos os dias, inclusive fora do ciclo.
3- Diagnóstico energético:
1) Oito critérios:
Interior, Excesso (Plenitude) – estagnação do QI
calor vazio
YANG
2) Síndrome das Substâncias Fundamentais:
Deficiência de QI , estagnação do QI, estagnação de XUE, deficiência de XUE, Distúrbio do SHEN.
3) Síndrome dos ZANG FU – Há cinco padrões de Fígado:
- Ascensão de Yang do Fígado da paciente pode ser originada da deficiência do Yin do Fígado e do Rim, pois os sintomas da paciente são: ( dores de cabeça, língua trêmula, olhos ressecados, formigamento dos membros, dor lombar)
- Estase do Sangue do Fígado (mamas doloridas, menstruação irregular acompanhada de dor dom coágulos escuros)
- Estagnação do QI do Fígado (dor no hipocôndrio, dores nas mamas e irritabilidade no período pré-menstrual)
- Deficiência do Xue do Fígado (tontura, língua pálida, formigamento dos membros, câimbras)
- Fogo do Fígado (olhos secos, dor de cabeça, tontura, irritabilidade, constipação com fezes ressecadas, urina escura, sono perturbado por sonhos, pulso rápido)
Esses padrões do Fígado estão todos interligados. A deficiência do Sangue do Fígado leva à estagnação do Qi do Fígado que por sua vez leva, por um lado à estase de Sangue do Fígado e, por outro, à ascensão do Yang do Fígado (MACIOCIA, 2006).
Na avaliação pela língua pálida e pela dor de cabeça, calor vazio.
4) 5 elementos: Excesso de Madeira afetando Fogo
5) Proposta Terapêutica:
Sedar a Madeira e tonificar o Fogo.
Mover o QI estagnado do Fígado, expelir o Calor, nutrir o Xue do Fígado, acalmar o Yang do Fígado e acalmar a Mente, tonificar o BP.
6) Tratamento: Ação Energética dos Pontos e Vasos Maravilhosos.
4- Método e tratamento
O tratamento bem sucedido segue os critérios:
- Identificação correta de sintomas da doença chinesa (Bian Bing).
- Identificação correta do padrão (Bian Zheng).
- Estratégia de tratamento que inclui tonificação do Qi do corpo ou remover fatores patogênicos ou ambos e a adequação do tempo de tratamento.
- Método de tratamento apropriado incluindo a escolha do método adequado para o padrão, doença, condição da paciente entre outros fatores.
Se a escolha foi Acupuntura é necessário a escolha correta e harmoniosa dos pontos e a manipulação apropriada das agulhas (MACIOCIA, 2000).
O tratamento utilizado foi Ação Energética dos Pontos e Vasos Maravilhosos.
Tratamento utilizado no estudo de caso
No estudo de caso, realizado em 24 sessões, uma vez por semana, onde nas sessões de 1ª a 11ª e 13ª a 22ª e 24 ª utilizou-se ação energética dos pontos, 12ª e 23ª Vasos Maravilhosos. Especificamente Vaso Penetrador – Chong Mai – Ponto de abertura: BP-4 e Ponto de Fechamento:CS-6.
Ação Energética: F3 R3 BP6 E36 IG 11 VC 6 VC3 VC4 CS6 Taiyang Yintang
5- Conclusão
Pode-se concluir após o estudo de caso que a Acupuntura apresentou eficácia no Tratamento da Dismenorreia e Sangramento Excessivo. O Tratamento com Acupuntura Sistêmica mostrou uma melhora significativa na redução da dor, devido ao efeito gerado através do mecanismo fisiológico energético da Acupuntura, onde ocorreu o fortalecimento da circulação do Sangue e da Energia Vital, agindo como inibidor da produção de prostaglandina, que é fator de desencadeamento das contrações uterinas que levam a dor, ou seja, a Dismenorreia. Observou-se também efeitos emocionais como relaxamento, calma; irritabilidade e ansiedade reduzidas. A medicação tornou-se desnecessária na maioria dos ciclos. A Acupuntura Sistêmica mostrou resposta favorável e pode ser utilizada com sucesso nesse distúrbio ginecológico frequente na maioria das mulheres.
Os pontos primários utilizados no estudo foram: F3- R3- BP6 -E36- IG 11-VC 6 – VC3 – VC4- CS6- TAIYANG – YINTANG.
Orientado por Profª Luciana Mendes Vinagre, adaptado por profª Brena Montanha.