#vemprocetn

Acupuntura, auriculoterapia e moxabustão na eficácia do tratamento de epicondilite lateral

< voltar

MARIA LUIZA DINELLI

Trabalho de conclusão de curso, CETN – Goiânia, 2015.

1- Introdução
Epicondilite lateral caracterizada por dor aguda na região do epicôndilo lateral. Tratamentos que vão dos mais simples, como aplicação de gelo, até cirúrgicos em situações onde nenhum recurso obteve resultado, ainda são controversos; como recurso alternativo para alivio da dor e eliminação da inflamação, a Acupuntura neste estudo, aliada às técnicas complementares de Auriculoterapia e Moxabustão visa comprovar a sua eficácia.

2- Desenvolvimento
O tratamento de acupuntura sistêmica, associado às técnicas de auriculoterapia (aplicada com cristais radiônicos) e moxabustão foi iniciado em 06 de outubro de 2014, com sessões semanais e ininterruptas, em domicílio, com duração de 50 minutos cada, finalizado em 22 de dezembro de 2014, totalizando 12 sessões.

A escolha dos pontos, relatados a seguir, foi baseada no diagnóstico energético e sistêmico, através dos oito critérios da MTC:

1. Interior/Exterior – Interior localizado na parte mais interna, profunda, órgãos, alterações das substâncias fundamentais, evolução lenta, pulso profundo e língua com revestimento; já Exterior localizado na pele, músculo, tendões, articulações, agudo, pulso superficial, incubações curtas.

2. Deficiência – de uma ou mais substâncias fundamentais, enfraquecimento, sintomas crônicos, cansaço, pulso fraco, apatia.

3. Frio verdadeiro – expressa diminuição da atividade funcional do organismo, invasão de umidade, peso, pulso lento, posição encolhida, face pálida, língua revestida.
4. YIN – profundo, frio, deficiência, pouco movimento, matéria.

5. Zang Fu: Deficiência do Qi do R e deficiência do Qi do P

6. Síndromes das Substâncias Fundamentais: Qi em deficiência; Shen Perturbado; Jin IE estagnado.

7. Cinco elementos (são cinco movimentos baseados nos elementos da natureza, madeira, metal, fogo, água e terra, onde cada um expõe uma maneira do Qi se manifestar, estando presente em tudo no universo, com maior ou menor grau): #Deficiência de Água e Metal, que causa excesso de Madeira, que por sua vez, faz a Terra ficar em deficiência.

8. Diagnóstico Energético: Deficiência do Qi de Rim e Pulmão, Shen perturbado e estagnação de Jin IE.

Proposta Terapêutica
Tonificar Rim e Pulmão, acalmar o Shen e eliminar fleuma.
#Pontos Sistêmicos:

1ª sessão: pontos Ashi (pontos locais e superficiais dolorosos), IG4/10/11 – TA10 – P7/9 – R3 – Yintang – VC12/17 – VG20 – 4 cavaleiros.
#Pontos Auriculares: Triângulo cibernético, cotovelo, cervical (dor), ansiedade, neurastenia, R e P.
#Moxa na região de dor do epicôndilo do cotovelo esquerdo.

2ª sessão: pontos Ashi (pontos locais e superficiais dolorosos), IG4/10/11 – P9 – R3 – Yintang – VC12/17 – VG20 – 4 cavaleiros.
#Pontos Auriculares: Triângulo cibernético, cotovelo, ansiedade, R e P.
#Moxa na região de dor do epicôndilo do cotovelo esquerdo.

3ª sessão: pontos Ashi (pontos locais e superficiais dolorosos), IG4/11 – P9 – R3 – F2/8.
#Pontos Auriculares: Triângulo cibernético, cotovelo, ansiedade, R e P.
#Moxa na região de dor do epicôndilo do cotovelo esquerdo

Da 4ª sessão em diante não foi utilizado mais a moxa, devido à melhora da dor: IG4/11 – P9 – R3 – F2/8.
Pontos Auriculares: Triângulo cibernético, cotovelo, ansiedade, R e P.
Estes pontos permaneceram até a ultima sessão, com acréscimo de pontos ashi em apenas 2 episódios de relato de dor nas sessões 7ª e 8ª, devido à paciente exagerar na atividade de crochê.

3- Evolução do Tratamento
1ª Sessão (06/10/2014) – Anamnese, diagnóstico, escolha do tratamento e aplicação de pontos ashi para dor com moxa e auriculares para equilíbrio emocional, pois pacientes com dor crônica mostram características psicológicas especiais em seus sintomas.
4ª Sessão (27/10/2014) – Melhora da dor (relata grau 5 na escala EVA), melhora dos sintomas psíquicos como depressão e ansiedade.
7ª Sessão (17/11/2014) – Ganho de segurança emocional e relata grau de dor dois na escala EVA
11ª Sessão (15/12/2014) – Relata ansiedade por tratamento em outras patologias, locais de dores específicos como ombro e joelhos e sem dor no cotovelo tratado.
12ª Sessão (22/12/2014) – Inicio das sessões mensais, para manutenção do tratamento, a pedido da paciente.

4. CONCLUSÃO
Desde a primeira sessão observou-se uma melhora progressiva da qualidade de vida da paciente em relação ao aspecto emocional, com maior disposição e sinais subjetivos evidentes.

A partir da 4ª sessão, a paciente começou a relatar melhora no quadro álgico do cotovelo, que se manteve progressiva até sua eliminação total, relatada na 11ª e penúltima sessão do tratamento proposto. Na 12ª sessão foi feita uma reavaliação através da língua, que se apresentou em melhor estado, deixando de apresentar alguns pontos amarelados.

Conclui-se que a Acupuntura sistêmica somada à auriculoterapia e moxabustão, abrandam os sintomas emocionais como a ansiedade, medo e depressão, contribuindo para uma melhora sistêmica na paciente. E, que a Acupuntura deve ser associada a outros métodos como fisioterapia e psicoterapia, firmando-se como uma terapia de grande valor, tanto na recuperação quanto na prevenção.

A dor crônica, causada pela epicondilite lateral, desapareceu, porém, devido ao estilo de vida da paciente, posicionamento estático por horas e esforço repetitivo (fazendo crochê), recomenda-se a necessidade da manutenção do tratamento, em sessões mensais ou bimestrais de acupuntura, a fim de contribuir para que a dor e inflamação não voltem, associada a um trabalho fisioterápico de fortalecimento muscular e alongamentos.

Conclui-se ainda, que devemos fazer uso das medidas profiláticas da MTC, ou seja, interagir de forma natural e saudável com o meio que nos cerca através de uma alimentação adequada e balanceada, de atividade física condizente e de um meio ambiente limpo, sempre buscando o equilíbrio dos cinco elementos da natureza (Fogo/Terra/Metal/Água/Madeira).

Orientado por profa. Ana Cecília Coelho Melo, adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app