Eunice Bezerra de Lima
Maria Helena Campos Nascimento
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
A Acupuntura é um meio eficaz de tratamento para diversos tipos de doenças, visto que, pela concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a Acupuntura é uma das formas de readquirir o equilíbrio perdido. Porém, sabe-se que a sensação de desconforto com relação à aplicação de agulhas atinge uma grande quantidade de pessoas. O uso terapêutico das pastilhas com silício está baseado principalmente na acupuntura e nas propriedades do silício. Este método permite a estimulação permanente e sem efeitos secundários, nos pontos de tratamento utilizados pela medicina tradicional chinesa (MTC), sem contra indicação, nem risco, por ser um produto natural e não invasivo.
As pastilhas também podem ser utilizadas nas zonas reflexas das mãos, pés, rosto e orelha, assim como podem ser utilizadas sobre todos os chacras para equilibrá-los. Devem ser utilizadas também nos locais que apresentarem dor. A utilizaçao do Stiper em dores lombares vem sendo cada vez mais utilizada.
As Pastilhas Stiper tem como conceito básico de fabricação o mineral Silício, amplamente encontrado na natureza. O Silício é reconhecido cientificamente como o melhor amplificador e ordenador de ondas e frequências, por isso é utilizado em equipamentos que necessitam de precisão. O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre.
O Stiper tem a função de combater as dores agudas ou crônicas, através do princípio da reordenação de ondas e frequências, agindo de forma analgésica, suavizando as dores locais.
Sente-se na região aplicada um suave aquecimento, que também faz aumentar a circulação e oxigenação sanguínea. Os pontos são os mesmos utilizados nos métodos tradicionais de acupuntura e, pontos de dor. O Stiper tem função de equilibrar a energia de forma inteligente, atuando da maneira que o organismo necessitar agindo de forma sedativa ou tonificadora, já que o silício funciona absorvendo as energias desequilibradas e devolvendo-as de forma controlada, harmonizada, restabelecendo o fluxo de energia.
Dor Lombar: Composta por 33 vértebras a coluna vertebral é subdivididas em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e sacral. Sendo a coluna lombar constituída por 5 vértebras. A região lombar é um local frequente de algias cujas intensidades variam desde uma sensação de incômodo até dores sevas que incapacitam a pessoa de realizar trabalhos cotidianos ou profissionais.
A lombalgia considerada como uma das maiores causas de morbidade e incapacidade funcional, classificada entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o indivíduo.?É um motivo muito frequente de consultas médicas, hospitalizações, cirurgias, e incapacidade para o trabalho, acarretando custos elevados.
Na MTC a região lombar e a coluna vertebral, tem relação com o Shen Qi (Rim) a pessoa pode apresentar um quadro de deficiência de Qi levando a alterações energéticas, funcionais e orgânicas na região.?Os Canais de Energias que passam pela região lombar podem sofrer obstrução na circulação de Qi, resultando em estagnação de Qi e de Xue (sangue).
Stiper: São pastilhas macias como algodão, em forma circular de 13 (treze) milímetros de diâmetro por 03 (três) milímetros de espessura, produzidas com quartzo micronizado de óxido de silício depositados e ordenados em manta hipoalergênica.?O Stiper oferece todos os benefícios energéticos para se adquirir equilíbrio físico mental e espiritual, o completo reordenamento das frequências e das ondas. Está sempre presente quando precisamos enviar e receber ondas, ordenar e ler frequências e ainda quando queremos obter a mais absoluta exatidão de medidas, imagens, sons e tempo.
A origem das pastilhas de silício se deu na Espanha na década de 90 e espalhou-se em diversos países da Europa. Em 2005 chegou ao Brasil através do advogado Dr. Valdir Gianfratti. O Silício em forma de Quartzo é utilizado em radares, sonares, computadores, rádios receptores e transmissores, aparelhos laboratoriais de altíssima precisão e demais equipamentos que necessitam de precisão absoluta.
É um elemento que estamos habituados, tudo que tocamos e é natural tem Silício. Mais de 3% de nossa constituição orgânica é constituída por silício, como derme, epiderme, músculos, nervos, ossos e órgãos, 60% da camada da Terra é constituída de compostos de Silício. Por ser 100% silício micronizado, não é uma substância desconhecida de nosso organismo, pois estamos em contato frequente com ela desde que nascemos.
Vantagens do stiper: os adesivos ficam no corpo do paciente de dois a cinco dias, estimulando os pontos; estimulação é prolongada; sessão é indolor e mais rápida; a redução dos riscos, por não ser um tratamento invasivo, não há chances de infecção; na acupuntura tem maior eficácia com melhor conforto, pois vai com o paciente aonde ele for, é como se utilizasse agulhas quando em movimento no trabalho, em casa ou no lazer.
Materiais e Métodos: Estudo de caso para avaliar e quantificar a melhora do nível de dor, utilizando stiper nos meridianos afetados e em pontos ashi.?Anamnese: Paciente M.J.C., 37 anos sexo masculino, profissão Educador físico.?Queixa-se de dor em região lombar, joelho direito e esquerdo, memória fraca, cansaço, dor nos ossos, boca e garganta secas a noite, acompanhada de sudorese, preocupado, ansiedade, irritabilidade, e raiva, pouca sede e transpiração durante o dia. Visão fraca e avermelhada com pterígio, perda de cabelo, sono picado e insuficiente, preferência por alimentos salgados e bebidas geladas.
Refere que teve hepatite B, há 20 anos, foi diagnosticado com hipotiroidismo há 5 anos. Medicação Puran T4 75mg 1x/dia.?Língua: rósea, sem revestimento.?Pulso: fraco/ Rim.
Diagnostico Energético:
Interno, deficiência, calor falso, yin. Estagnação de Qi no meridiano da Bexiga. Deficiência do Yin do Rim.?Água deficiente não gerando madeira. (15,16) Proposta de Terapêutica:?Mover o Qi do meridiano da Bexiga. Tonificar Yin Rim.
O tratamento consistiu em consultas semanais, foram realizadas um total de 10 atendimentos. No início de cada tratamento o participante era submetido a avaliação do grau da dor onde o paciente quantificava a sua dor em relação a ultima consulta, numa escala de 1 a 10, sendo dez a dor no inicio do tratamento. Os atendimentos foram realizados no período de 05/06/2014 até 07/08/2014.
O procedimento durante a sessão foi do uso das pastilhas de óxido de silício nos 6?pontos de acupuntura sistêmico pré-definidos. Estas pastilhas foram fixadas com micropore nos pontos VC4, VG4, R3, B23, B26, B60, aplicações bilaterais. O paciente foi orientado a permanecer com as pastilhas por 5 dias a contar do 1° dia de colocação, sendo retirados no 6° dia e recolocados no 7° dia, sem necessidade de retirada para banho diário.
Tabela 1- Nível de dor em cada sessão.
Nível de dor
1° Sessão – 10
2° Sessão – 9
3° Sessão – 7
4° Sessão – 6
5° Sessão – 4
6° Sessão – 4
7° Sessão – 3
8° Sessão – 2
9° Sessão – 2
10° Sessão – 2
CONCLUSÃO: Concluímos que o stiper é um valioso aliado no tratamento de dor, principalmente em paciente que se recusam ao uso de agulhas e crianças. É um método, não invasivo e indolor, seu custo é acessível.
Houve uma melhora significativa nas quatro primeiras sessões, após este período a melhora foi em menor intensidade, mas gradativa, se estabilizando em um patamar considerado satisfatório para o paciente. Acreditamos a utilização do stiper se constitui uma poderosa ferramenta no combate a algias.
O uso das pastilhas de silício nos pontos de acupuntura pode apresentar excelentes resultados. Como consequência melhora da funcionalidade, da vitalidade e da qualidade de vida em pacientes com dor lombar. Seria interessante a realização de outras pesquisas, para que se possam comparar os resultados, e assim verificar a verdadeira eficiência desta praticas.