ELAINE ATANES DE JESUS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Libertas – Faculdades Integradas / CETN para obtenção do título de Especialista em Acupuntura, São Paulo, 2013.
1 INTRODUÇÃO
Na sociedade de hoje, as pessoas tem que lidar com o estresse no seu dia a dia, esse estresse pode ser gerado por diversas causas, excesso de trabalho, vida sentimental, financeira, agitação do dia a dia entre tantas outras causas.
As respostas físicas e mentais em decorrência de um determinado estimulo externo pode ser definido como estresse, esses estímulos permitem que o individuo supere determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo. Quando os sintomas do estresse persistem por um período prolongado de tempo o nosso mecanismo de defesa passam a não responder de forma eficaz levando a ocorrência de doenças cardiovasculares (DALGALRONDO, 2000).
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Pontuar as principais técnicas da Medicina Tradicional Chinesa no tratamento do Estresse e da Insônia.
2.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
Identificar os principais sintomas do Estresse e da Insônia;
Relacionar as técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa no tratamento do Estresse e da Insônia;
Discorrer sobre as técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa no tratamento do Estresse e da Insônia.
3 O ESTRESSE NA VISÃO ORIENTAL
O Estresse na medicina tradicional chinesa, não é uma doença, e, sim, o padrão desarmônico energético que a causa. Sendo assim a saúde é resultado do equilíbrio entre Yin e Yang. Quando estes estão em desequilíbrio, ocorre o processo de adoecimento. A doença é fruto de uma sucessão de experiências estressantes acompanhadas por uma fragilidade do mecanismo de proteção (MACIOCIA, 1996).
Segundo a tradição chinesa, o ser humano constitui uma só entidade energética, e não podendo ser dividido. Sendo assim o psiquismo não pode ser dissociado do físico em hipótese alguma: ambos apresentam manifestações diferentes da mesma energia, seguindo as mesmas leis, estando em interdependência completa. No caso de perturbações, seja do psiquismo ou do
organismo, não se poderia, em absoluto, tratar de um sem tratar ao outro (DORIA, LIPP, SILVA 2012).
A base de tudo é o Qi, a força vital. Os chineses, entenden todo o funcionamento do organismo e da mente como dependente do fluxo normal das energias do organismo ou da força vital, a que denominamos Qi, a circulação e a direção apropriadas do Qi é a primeira coisa a ser afetada pelo estresse, e cada emoção produz um efeito particular na circulação do Qi, a Raiva faz o Qi subir, a Alegria excessiva, Euforia retarda o Qi, a Tristeza dissolve o Qi, o Medo faz o Qi descer, o Choque dispersa o Qi e o Pensamento forçado prende o Qi (DORIA, LIPP, SILVA 2012).
O estudo dos antigos chineses sobre a mente baseava-se na teoria do Yin e do Yang, nos Cinco Movimentos (Elementos), teoria do Zhang Fu (Órgãos e Vísceras) e também na experiência e na realidade do cotidiano.
A Teoria do Zhang-Fu (órgãos e vísceras) nos dá uma visão ampla e profunda da relação entre o Homem e a Natureza.
Os Zhang (órgãos) são constituídos por uma estrutura material que necessita de Qi (energia) seu perfeito funcionamento. A associação do Qi (Yang) e do Órgãomatéria (Yin) constituem o Zhang (Órgão-Energético) que gera uma terceira Essência de origem energética relacionada a fenômenos psíquicos, mental e astral, denominado SHEN (espírito) (CAMPIGLIA, 2010).
Cada órgão (Zhang) emana o seu SHEN (espírito) e em conjunto, os cinco Zhang (órgãos) formam o SHEN, o Espírito Verdadeiro (CAMPIGLIA, 2010).
Para a Medicina Chinesa as emoções, como elementos causadores de doença são estímulos mentais que perturbam a Mente (SHEN residente no Coração), a Alma Etérea (Fígado) e a Alma Corpórea (Pulmão) alterando o equilíbrio entre os órgãos internos e a harmonia do Qi e do Sangue. Por isso o estresse emocional é nocivo para o organismo como um todo, pois prejudica os órgãos diretamente. Em contrapartida, o estado dos órgãos internos, igualmente afeta o estado emocional do indivíduo. Existe uma interdependência dinâmica e contínua entre os órgãos e a emoção (Yang) e da emoção com o funcionamento (Yin) dos órgãos (CAMPIGLIA, 2010).
4 TRATAMENTO
Pontos que estimulam a Mente (Shen) devem sempre ser considerados em protocolos de tratamentos para estes pacientes. A acupuntura, acupuntura auricular e acupuntura craniana, têm sido empregadas com grande frequência no o tratamento de insônia, tendo em vista que a acupuntura pode controlar o sistema nervoso autônomo. Pontos específicos de acupuntura, principalmente aqueles que atuam diretamente no Coração (Xin), tem a capacidade de reduzir as atividades simpáticas (ROSS, 2009).
Na utilização da Medicina Tradicional Chinesa com terapia através da acupuntura e fundamental fazer a correta diferenciação das síndromes para uma adequada avaliação sendo fundamental para uma boa pratica e alcance dos resultados desejados (ROSS, 2009).
5 SINDROMES
A etiologia das diferentes Síndromes chinesas, nos mostra uma grande relação da insônia e do estresse com os respectivos Órgãos (Zang) (ROSS, 2009):
• Coração (Xin);
• Rim (Shen);
• Baço (Pi);
• Fígado (Gan).
5.1.1 Deficiência do Coração e do Baço
Manifestações principais: insônia com dificuldade de iniciar o sono, facilidade de acordar com sonhos excessivos. Sinais associados: palpitações, transpiração espontânea, face sem brilho, fadiga, fraqueza, fezes soltas. Língua pálida com saburra fina; pulso fraco e fino. (YAMAMURA, YAMAMURA, 2010).
B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), B20 (Pishu), BP3 (Taibai), BP6 (Sanyinjiao), E36 (Zusanli), VC12 (Zhongwan), VG20 (Baihui).
5.1.2 Hiperatividade do Fogo devido a Deficiência do Yin
Desarmonia entre o Coração e o Rim.
Manifestações principais: insônia, inquietude, facilidade de acordar após curto período de sono. Sinais associados: sensação de calor nos 5 centros, transpiração noturna, boca e garganta secas, zumbido, tontura, emissão seminal, dor e/ou fraqueza na região lombar e joelhos. Língua vermelha, pulso fino e rápido (YAMAMURA, YAMAMURA, 2010).
B23 (Shenshu), R3 (Taixi), R10 (Yingu), BP6 (Sanyinjiao), C7 (Shenmen), Anmian, C6 (Yinxi).
5.1.3 Ascensão do Fogo Excessivo do Fígado
Manifestações principais: Insônia, tontura, dores de cabeça, excesso de sonhos. Sinais associados: irritabilidade, facilidade de ficar com medo, vermelhidão ocular, zumbido, gosto amargo na boca, dor na região dos hipocôndrios. Língua vermelha, com saburra amarelada, possíveis bordas mais escuras; pulos rápido em arame (YAMAMURA, YAMAMURA, 2010).
F2 (Xingjian), F3 (Taichong), B18 (Ganshu), B19 (Danshu), VB34 (Yanglingquan), PC7 (Daling), VB44 (Zuqiaoyin)
5.1.4 Desordem do Qi do Estômago
Calor Mucosidade agredindo o Coração.
Manifestações principais: insônia, inquietude. Sinais associados: sensação de plenitude epigástrica, distensão abdominal, eructação, refluxo, tontura, vômito com Mucosidade. Língua vermelho clara, com saburra amarela e pegajosa; pulso escorregadio ou em arame (YAMAMURA, YAMAMURA, 2010).
VC12 (Zhongwan), E36 (Zusanli), E40 (Fenglong), PC6 (Neiguan), E25 (Tianshu), C7 (Shenmen), VC13 (Shangwan)
5.1.5 Deficiência do Coração e da Vesícula Biliar
Manifestações principais: insônia, excesso de sonhos, possíveis pesadelos.
Sinais associados: timidez, indecisão, facilidade de ficar assustado, tontura. Língua pálida, com saburra fina e branca; Pulso fino e fraco (YAMAMURA, YAMAMURA, 2010).
B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), VC14 (Juque), VC17 (Danzhong), C5 (Tongli), BP6 (Sanyinjiao), B19 (Danshu), VB15 (Toulinqi)
5.1.6 Fogo Exuberante do Coração
Manifestações principais: insônia, ansiedade. Sinais associados: agitação, vermelhidão facial, aumento da sede, urina escassa e escura. Língua vermelha com a ponta ainda mais vermelha; pulso rápido e forte (YAMAMURA, YAMAMURA, 2010).
B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), VC14 (Juque), PC6 (Neiguan), PC9 (Shaochong), PC8 (Laogong).
5.2 ACUPUNTURA AURICULAR
1- Shenmen
2- Coração
3- Subcórtex
4- Cérebro
5- Occipital
6- Área da Neurastenia
7- Ponto da Neurastenia
8- Rim
9- Vesícula Biliar
10- Fígado
11- Estômago
12- Baço (NOGIER, BOUCINHAS, 2012).
5.3 SAN ZHEN LIAO FA – Técnica das Três Agulhas
5.3.1 Insônia
Anmian, C7 (Shenmen), R3 (Taixi)
5.3.2 Sonhos excessivos
B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), F3 (Taichong)
5.4 VASOS MARAVILHOSOS – Qi Jing Mai
Segundo teorias clássicas os Vasos Yin Qiao Mai e Yang Qiao Mai, são responsáveis por manter um bom equilíbrio entre sono e vigília, repouso e atividade, Yin e Yang. Este fato se dá, principalmente pelo trajeto destes dois Vasos Maravilhosos, além de suas próprias funções clássicas. Desta forma o emprego dos pontos R6 (Zhaohai) e B62 (Shenmai) para o tratamento de insônia é bastante difundido e apresenta bons resultados (YAMAMURA, 2011).
5.5 PONTOS EXTRAS
São amplamente utilizados em Medicina Tradicional Chinesa. Atuam no equilíbrio de energia do corpo.
SISHENCONG (QUATRO DEUSES) elimina vento interior, promove as atividades mentais, acalma a mente, utilizado em conjunto com C-7 e PC-6.
M-CP-3 (YINTANG) Elimina as Energias Perversas Vento e Calor. Acalma o Shen e clareia a mente combinado com C-7 (Shenmen), BP-6 (Sanyinjiao), N-CP-54 (Anmian).
M-CP-13 (YIMING) acalma o Shen utilizado combinado com M-CP-3 (Yintang), CS-6 (Neiguan), C-7 (Shenmem), BP-6 (Sanyinjiao), N-CP-54 (Anmian).
N-CP-54 (ANMIAN) tratamento da insônia e de distúrbios do sono Utilizado combinado com CS-6 (Neiguan), BP-6 (Sanyinjiao), M-CP-3 (Yintang), C-7
(Shenmem) (YAMAMURA, 2011).
6 CONCLUSÃO
A Insônia e o Estresse são duas doenças ou manifestações do organismo que se ligam e coexistem entre si, podendo até mesmo ter seus diagnósticos ligados por um levar ao outro. Um organismo exposto ao estresse durante um tempo prolongado tem como resposta uma de suas consequências a insônia, mas em contra partida um individuo que sofre de insônia ou que tem episódios de insônia constantes desenvolve um quando de estresse.
O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra, sendo que o recomendado é de sete a oito horas de sono por dia para acordar bem disposto.
A insônia esta dividida em três estágios: Estagio inicial: dificuldade em pegar no sono; Estagio intermediário: dificuldade em manter o sono por um horário contínuo; Estagio terminal: quando o individuo desperta precocemente e não consegue voltar a dormir.
A insônia pode ser desencadeada por fatores físicos e psicológicos na visão oriental é desencadeada por fatores internos e externos que atingem o Zang Fu, em especial e principalmente o Xin (Coração) e o Shen (Mente).
Já o estresse é classificado de acordo com o grau de nocividade e do tempo necessário para o processo de adaptação dos fatores estressantes que podem ser divididos em Acontecimentos biográficos críticos, Estressores traumáticos, Estressores quotidianos, Estressores crônicos.
Na visão da medicina tradicional chinesa, o estresse não é uma doença, e, sim, o padrão desarmônico energético um desequilíbrio entre Yin e Yang levando a um processo de adoecimento.
Os sintomas mais comuns do estresse e da insônia são, angustia vontade de chorar; dores de cabeça, enxaquecas; perturbações cardíacas; mãos frias e úmidas; perturbações digestivas; cansaço, esgotamento; desinteresse pela atividade sexual; fraco empenho profissional entre outros.
O tratamento para esses distúrbios na Medicina Tradicional Chinesa podem ser desde preventivos até mesmo de abordagem direta nas crises, são feitas em diversas técnicas como Auriculoterapia, fitoterapia, técnica das três agulhas, pontos extras, vasos maravilhosos, dietoterapia, ação energética, shu dorsais técnica punho e tornozelo entre outras.
Algumas recomendações simples de mudanças de hábito de vida, como diminuição da ingestão de cafeína, estabelecer uma rotina para a hora de dormir, tomar leite morno antes de dormir, colchão adequado, manter o quarto no escuro entre outras são importantes no auxilio ao tratamento e na prevenção da insônia e do estresse.
Manter uma qualidade de vida o mais próximo possível do ideal adotar
medidas de prevenção e controle dos fatores estressantes, entender que o nosso corpo necessita de um descanso para recarregar as energias e respeitar o limite do corpo e da mente ainda são as melhores formas de manter o organismo em harmonia e em equilíbrio.
Orientado por profa. Carla Campos, adaptado por profa. Brena Montanha.