#vemprocetn

Os benefícios da acupuntura e da fitoterapia no tratamento da obesidade

< voltar

Audrey Stefani Naufal
Edna Harder?
Sabrina Franco Camargo Vieira

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

A obesidade é um problema comum de saúde pública nos países indrustrializados, que freqüentemente está associado à múltiplas doenças crônicas, como as metabólicas, incluindo a hipertensão, dislipidemia, diabetes mellitus, doenças da vesícula biliar, alguns tipos de cânceres e aumento dos índices de mortalidade. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa observa-se que os diferentes tipos de padrões alimentares levam a diferentes distúrbios e desequilíbrios entre as substâncias fundamentais, Zang Fu, com ênfase no Baço-Pâncreas. Para esse tratamento procuramos harmonizar as técnicas, levando em consideração os princípios energéticos.

Em uma revisão sobre o uso de plantas em tratamento de obesidade no mundo, concluíram que algumas podem ser úteis quando associadas à dietas. Atualmente, as espécies vegetais Garciniacambogia, Citrusaurantium, FucusVesiculosos, e Chlorellapyrenoidosa vem ganhando espaço no tratamento complementar à obesidade. No presente trabalho aplicamos a Acupuntura Sistêmica, Auricoloterapia e a Fitoterapia em um estudo de caso.

Como o uso de plantas é milenar e, muitas vezes difundido através da prescrição por leigos, curandeiros e outras pessoas têm-se a idéia de que o consumo de plantas medicinais é “natural” e por isso, seu uso e prescrição tornam-se indiscriminados (TYLER, 2002). Hoje a fitoterapia é uma ciência respeitada, já que são necessários conhecimentos de fisiologia, fisiopatologia e outras áreas da saúde para lidar tanto com a possibilidade de cura e prevenção, oferecida pelas plantas, como para lidar com os efeitos colaterais que elas podem oferecer se utilizadas de forma inadequada (SIMÕES, 2002).

É caracterizada a fitoterapia pelo tratamento de estados patológicos através da utilização de substratos naturais de origem botânica. Diversas plantas medicinais têm sido estudadas e utilizadas com o objetivo de redução de peso, principalmente aquelas com ação inibidoras de lípases, contendo propriedades termogênica, ou que suprimem o apetite (KURIAN et AL, 2007). Conhecer e reconhecer cada uma das técnicas de tratamento e seus fundamentos significa permitir que a Fitoterapia e a Medicina Tradicional Chinesa possam atingir seu potencial máximo de cura, preservação da vida humana e expansão da vitalidade.

Fitoterápicos utilizados no Tratamento de obesidade: Uma revisão sobre o uso de plantas em tratamento de obesidade no mundo concluíram que algumas delas como Fucus Vesiculosos e Citrus Aurantium, podem ser úteis quando associadas à dietas. Atualmente, as espécies vegetais Garcinia cambogia, Citrus aurantium, Fucus Vesiculosos, e Chlorella pyrenoidosa vem ganhando espaço no país no tratamento complementar à obesidade. Suas formulas farmacêuticas são apresentadas como cápsulas, chás e tinturas (MOREIRA, VIANNA, RATES, 2009).

Garcinia Cambogia é uma fruta nativa do sul da Ásia, utilizada há séculos pelos nativos da Índia como inibidor natural do apetite. Sua principal função consiste na capacidade de queimar as gorduras armazenadas no organismo reduzindo assim o desejo de comer doces. O extrato seco é obtido da casca do fruto, sendo principal constituinte químico o ácido hidroxicítrico, que tem a função de bloquear a síntese de ácidos graxos por competir com a enzima Citrato liase pelo substrato Citrato, impedindo a formação de Acetil Coa. Este, por sua vez, é a fonte de átomos de carbono na síntese desses ácidos graxos, que aceleram a queima de gordura pelo próprio corpo e pela sua capacidade de bloquear a síntese de gordura “nova”. Esse último efeito ocorre no fígado, via de regulação do nível hepático de glicose. O que torna a Garcinia uma alternativa à obesidade é o fato de inibir o apetite sem causar danos comuns aos supressores de apetite que estimulam o sistema nervoso central e que podem resultar em distúrbios psicológicos, cardiovasculares e outros. É indicado para auxiliar em dietas de emagrecimento.

Fucus vesiculosos é uma alga escura extremamente abundante na costa rochosa do Atlântico, Pacifico e Mar do norte. Substâncias ativa: Polissacarídeos mucilaginosos-algina, fucoidina, lamirano e sais minerais. É ainda abundante em iodo (em forma de sais e unido a proteínas e lipídeos), potássio, bromo, cloro, magnésio, cálcio, ferro, silício, manitol, princípios amargos, vitaminas e provitaminas A e D, lipídeos (glucosidialilglicéridos). A abundância em sais minerais faz do Fucus uma planta remineralizante, utilizada como coadjuvante no tratamento de emagrecimento, e os sais potássios são diuréticos. A grande capacidade de intumescer da algina, que não é absorvida no intestino, induz uma satisfação gástrica e uma ação laxativa suave. É indicada nos casos de hipotiroidismo, obesidade, adiposidades localizadas, bulimia, ulceras gastroduodenais, hiperlipidêmicas, mal-estar e diarréia. Sua posologia é de uso interno e consiste em decocção de 10g a 20g, na qual se deve ferver por cinco minutos e ingerir de duas a quatros vezes ao dia. Quanto ao extrato fluido, deve ser ministradas de 20 a 40 gotas, de uma a três vezes ao dia, antes das refeições. No caso da tintura, deve-se consumir de 50 a 100 gotas, de uma a três vezes ao dia, e o extrato seco de 0,3g a 1g, uma vez ao dia. Já o pó deve ser usado de 0,5g a 2g, de uma a três vezes ao dia, em cápsulas. Para uso externo, utiliza-se a decocção, aplicada em formas de compressas, cataplasmas de algas frescas, pomadas, pó e alginato cálcico, aplicado sobre feridas, como cicatrizante.

Citrus aurantium é derivado das frutas cítricas e contém uma rara composição de cinco aminas adrenérgicas: Synefrina, N-metiltyramina, Hordenina,Octopamina e Tiramina, sendo a mais efetiva Synefrina; Aminas adrenérgicas são substancias que simulam a ação da adrenalina no organismo. Uma das inúmeras funções da adrenalina é aumentar o metabolismo e, conseqüentemente, diminuir a fome e queimar gordura.?O extrato de Citrus aurantium causa a liberação de adrenalina e noradrenalina perto dos sítios de receptores. Esses sítios são principalmente encontrados no tecido adiposo e no fígado. O estimulo aos receptores Beta-3 desencadeia o processo de queima de gordura a lípase. Simultaneamente, esse estímulo causa um aumento na taxa metabólica-termogênese, o que queima uma quantia maior de calorias.

Assim, as pessoas que o utilizam podem acelerar a remoção de depósitos de gordura indesejáveis. A administração do citrus aurantium aumenta a disponibilidade de gorduras por oxidação, o corpo tem acesso a maiores quantidades de energia. Isso é importante porque, quando uma pessoa realiza exercícios físicos regulares, um aumento de energia disponível pode reduzir a massa de tecido muscular. Logo, o metabolismo queima gorduras, aumenta a massa magra e o pique e diminui o apetite, a depressão, a vontade de não fazer nada, o estresse e a conversão do excesso de comida em gordura. Quanto à posologia, deve-se ingerir cápsulas de 400mg, de uma a três vezes ao dia. Ou se preferir 100 mg do pó do Citrus aurantium 30 minutos antes das principais refeições duas vezes ao dia.

Chlorella pyrenoidosa, pertencente à família da divisão cyanophyta, é uma alga unicelular, encontrada espontaneamente em tanques e lagos, com grande habilidade de realizar a fotossíntese e um elevado teor nutritivo. Seu principio ativo consiste no fato de conter aminoácidos, vitaminas, sais minerais e outros componentes. No que se refere ao mecanismo de ação, podemos afirmar que o fortalecimento do organismo e a ativação celular são motivados pelo uso da chlorella. Devido à existência de substancias que contribuem na eliminação da acidez sanguínea, promove um bom funcionamento do organismo. Além disso, o polissacarídeo ácido, chlon-A, do extrato purificado do extrato da chlorella, é considerado um preventivo às células cancerosas, pois tem propriedades que retardam o seu desenvolvimento. Possui ainda uma substancia denominada Chlorella Growth Factor (CGF), que, em conjunto com outras substancias, ativam as funções fisiológicas do organismo e estimulam o sistema imune. Sua alta concentração de clorofila indica que possuem capacidade desintoxicante e auxilia no sistema digestivo. É usado como auxiliar no controle da obesidade, promovendo uma sensação de saciedade quando ingerida antes das refeições, além de fornecer elementos normalmente ausentes nos regimes de emagrecimento. Também tem demonstrado excelentes resultados no combate à hipertensão e na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Estimulante do sistema imunológico atua na convalescença de enfermidades, como suprimento nutricional, como auxilia nos regimes de emagrecimentos e nos tratamentos de obesidades, em distúrbios digestivos e cardiovasculares.?Sua posologia indica tomar 300 mg de pó de chlorella e, quando utilizada como auxiliar no tratamento de obesidade, deve ser ingerida 30 minutos antes das principais refeições com água. Não há restrição de continuidade ao seu consumo.

Metodologia: A metodologia utilizada baseia-se em um estudo de caso, no qual temos por objetivo apresentar a utilização dos Fitoterápicos e da Acupuntura no tratamento da Obesidade.

Selecionamos algumas espécies de plantas medicinais a ser utilizadas em forma de chá e aplicações de Acupuntura para caso de obesidade que auxilie no emagrecimento.

A escolha dos Fitoterapicos Brasileiros no nosso trabalho foi uma alternativa de baixo custo e de fácil obtenção. Além disso, muitas dessas plantas já tiveram sua eficácia comprovada no tratamento para obesidade.

O paciente já seguia uma dieta, acompanhado por nutricionista e, foram incluídos os chás que deveriam ser consumidos diariamente, assim como as sessões de acupuntura foram realizadas semanalmente com duração de 20min..

As ervas utilizadas como chás foram: Garcinia cambogia, Citrus aurantium, Fucus Vesiculosos, e Chlorella pyrenoidosa.

Foi orientado o paciente quanto ao modo de preparo e consumo conforme descrito a seguir:

– Modo de preparo: Dissolver 1 colher de chá ( 2g) de cada pó em 1 litro de água filtrada. Guardar a solução em refrigeração. Tomar 3 vezes ao dia, uma xícara de chá antes das principais refeições.

Foi realizada uma avaliação para alcançarmos o diagnóstico com base nos 8 critérios da MTC por meio de interrogatório e examinados pulso e língua.

Diagnóstico: Deficiência de Baço Pâncreas, Distúrbio do Shen, Ascensão Yang do Fígado, Deficiência de Yin.

Proposta terapêutica: Tonificar BP, Acalmar Shen, Sedar Yang F, Tonificar Yin e Retirar o calor e umidade.

Dessa forma, os pontos de acupuntura selecionados foram:

1. Auriculoterapia: Shen Men, Fígado, Baço

2. Acupuntura sistêmica: a) Para obesidade – pontos que promovem diurese e a drenagem linfática: E21, E36, R20 e E25; b) Para umidade, tonificar o BP – BP3, BP9?c) Para tonificar o Yin – BP6?e CS6 d) Para sedar Yang do F – F3 e) ?Para retirar o calor – C6
As sessões de acupuntura seguiram a seguinte ordem: primeiro aplicação de agulhas 25×30 nos pontos sistêmicos esperando-se 20 minutos seguidos da aplicação de agulhas de auriculoterapia da marca Lautz (tipo percevejo) nos pontos já indicados acima.

Diagnóstico: Explicando o diagnóstico do paciente em questão com obesidade, observamos que a função energética do baço não estava adequada, pois havia uma deficiência, associado com distúrbio de Shen devido à ansiedade excessiva. A língua apresentava-se aumentada e com marcas de dentes nas bordas, com saburra amarelada e a ponta da língua avermelhada. O Pulso era superficial, amplo e rápido.

Também identificamos ser um obeso tipo Yang, devido a um aumento na ingestão de alimentos com pequeno gasto calórico, assim engorda pelo excesso de absorção de todas as formas de energia que à ela chegam, aliado a um aquecimento de todos os processos metabólicos, construtores de tecidos. Esse excesso se faz no hábito de superalimentação, os músculos são grandes e fortes, os depósitos de gorduras são importantes e o tecido ósseo mostra um esqueleto de conformação larga e bem desenvolvida. Por ser do tipo Yang costumava ficar com fome mais freqüentemente e se não saciada tinha sensações de irritabilidade, agitação motora e dores de cabeça. Isso ocorre pela relação recíproca existente entre o Fígado e o Baço-Pâncreas em que o estômago vazio representam a deficiência temporária do Baço-Pâncreas e da energia do estômago, fazendo com o que o fígado agrida o Baço e Estômago, enquanto o Yang do fígado hiperativo sobe à cabeça, causando sintomas de agitação psicomotora, dor de cabeça e irritabilidade. Também tinha tendência a beber maiores quantidades de bebidas frias, pois a deficiência de Yin está associada ao calor e a secura. Possuía características de excesso de calor e energia apresentando respiração forte, voz alta, humor e emoções exaltas, sudorese abundante, pele quente, face corada, pressão arterial tendendo à alta, classificando-o então como Obeso Yang. (Curvo, J.; 1994)

Resultados: O estudo foi realizado no período de 5 meses, com sessões semanais de acupuntura nos pontos acima citados. Fisicamente, observou-se a perda de 20Kg. Iniciou-se o tratamento com o paciente pesando 178kg e ao final dos 5 meses alcançou-se o objetivo de 158kg. O paciente relatou ter diminuído a vontade de comer. Está se alimentando numa freqüência em quantidades menores, melhorando também a qualidade dos alimentos. Também relatou melhora do cansaço e do sono, sente-se mais calmo e comendo com menos compulsão.

Relatou melhora no bom funcionamento dos intestinos e da digestão. Sente-se mais tranqüilo para encarar situações desagradáveis.

Discussão e Conclusão: A acupuntura e chás não são procedimentos emagrecedores em sua essência. Agora quando falamos dos efeitos produzidos pela acupuntura, podemos olhar para ela como uma terapia que nos auxilia muito dentro de um processo de emagrecimento que inclua uma dieta específica acompanhada por um nutricionista, além de uma prática de atividade física regular. É importante não nos esquecermos do papel das emoções durante o período em que estamos tratando de uma pessoa que quer emagrecer. As emoções são parte natural da existência humana e nenhum ser humano está livre da tristeza, fúria ou preocupação, dentre outras. As emoções se tornam causas patológicas quando forem particularmente intensas e, principalmente quando forem prolongadas. Durante o tratamento devemos nos preocupar em fazer a harmonização das emoções alteradas nesse período.

Então, quando tratarmos a obesidade com a acupuntura, não estaremos apenas proporcionando o emagrecimento, mas procurando manter sob controle os padrões de desarmonias que por ventura levam ao ganho de peso corporal.

A fitoterapia oferece caminhos alternativos às terapias tradicionais, focando a natureza como objeto de escolha para a melhoria da saúde global dos pacientes. A fitoterapia vem sendo mais uma ferramenta no tratamentos de saúde. Verificou-se pelos estudos realizados com fitoterápicos, que os resultados obtidos na redução de peso foram satisfatórios, existindo poucos trabalhos contrários. Mas o tema ainda é bastante controverso, necessitando de muita pesquisa sobre forma de prescrição, de utilização, toxicidade, eficácia, entre outros.

whats app