#vemprocetn

A Acupuntura no tratamento da cefaleia

< voltar

VITA DOMINGAS SERAPIÃO HIGUTI

Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura CETN São Paulo- 2013.

1- INTRODUÇÃO
O objetivo desse estudo foi conduzir uma revisão de literatura observando evidências sobre a relação entre acupuntura e cefaleia. Como metodologia se procedeu a uma busca em bancos de dados bibliográficos realizada utilizando as palavras-chave: acupuntura, dor, cefaleia. Cinco estudos preencheram os critérios de inclusão.

Assim o presente artigo abordou a acupuntura como recurso fisioterápico no tratamento da cefaleia. A investigação, por meio da literatura pertinente, forneceu conceitos diversos sobre dor de cabeça e acupuntura. Esse referencial teórico foi ilustrado por meio de um levantamento sobre experimentos dos principais autores pesquisadores do assunto.

Justifica-se o interesse pelo assunto no interesse em ampliar conhecimentos sobre o assunto em pauta bem como deixar mais uma fonte de consulta ao colega, ou leitor interessado.

2- RESULTADOS 

, Imagem
Quadro 1 – Relação dos artigos e trabalhos mais relevantes e principais conteúdos analisados.
Fonte: Adaptado pela autora – trabalhos pesquisados (2013).

3- CONCLUSÃO
A dor difusa crônica é uma das principais características da cefaleia. A maioria dos pacientes relata privação do sono, estresse emocional, dentre outros. É muito frequente dificuldade para dormir, o que resulta em sonolência diurna. Esse quadro é denominado de sono não restaurador, porque o paciente acorda com a sensação de que dormiu mal e não descansou durante a noite.

Não se pode deixar de mencionar as alterações do humor presentes em quadros de cefaleia que podem resultar em quadros de ansiedade e/ou depressão. Adultos com cefaleia ocasionalmente referem diminuição na capacidade de se concentrar e de executar tarefas comuns.

O prognóstico da cefaleia em longo prazo por meio de medidas terapêuticas adequadas funciona, mas remissão completa e permanente é rara. O mais importante para o diagnóstico é a história e o exame físico cuidadoso.

Muitos estudos sobre o tratamento da dor advinda da cefaleia pelo uso da acupuntura já foram realizados. Trata-se de uma especialidade médica, baseada principalmente na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo segundo técnicas da antiga medicina chinesa. No caso da cefaleia, os estudos são controversos, com alguns bons estudos mostrando resultados tanto positivos (em sua maioria) quantos negativos.

Por esse resultado a acupuntura pode ser considerada uma boa estratégia como parte do tratamento de cefaleias, juntamente com outras medidas. Todavia, é preciso lembrar que não se pode exigir da acupuntura mais do que ela pode oferecer, ou seja, todo o tratamento numa só modalidade.

Embora alguns autores preconizem que a acupuntura melhora o bem estar dos pacientes com cefaleia, seu papel principal é no manejo da dor. Dores localizadas tendem a responder mais do que a dor generalizada; e a técnica funciona melhor quando o paciente apresenta uma área mais específica de dor, em um determinado grupo muscular.

O efeito analgésico da acupuntura não é duradouro, e sim temporário – outro motivo pelo qual, muitas vezes os pacientes se decepcionam com esse método. As aplicações devem então ser periódicas.

Finalizando, retoma-se o problema de pesquisa: Quais os benefícios da acupuntura para o indivíduo portador de algum tipo de cefaleia? Diagnosticando, tem-se que a acupuntura pode ser uma opção útil (paliativa) no manejo da cefaleia, respeitando-se – como todo o tratamento médico – suas indicações, contra indicações e limitações.

Por assim determinar, acredita-se ter atingido ao objetivo geral do estudo que foi enaltecer a acupuntura e torna-la real e palpável como alternativa, ou mesmo, tratamento de primeira escolha para enfermidades onde a dor é característica principal.

Orientado por prof. Daniel Mendes Netto, adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app