#vemprocetn

Relato de caso de tratamento de dores associadas à alterações de Zang Fu com uso de vasos maravilhosos e auriculoterapia chinesa

< voltar

Carmem Hirata Osaki
Simone Marques R. Rondello

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

A dor crônica é um fenômeno amplamente estudado no ocidente pela Medicina, Psicologia e Fisioterapia. Pode- se dizer que é caracterizado como um grande desafio para estas ciências devido às dificuldades e limitações dos tratamentos existentes.

Estima-se que um terço da população brasileira, apresentará algum tipo de dor crônica durante a vida. À medida que vivemos mais, cresce o número de pessoas com dores crônicas. A terminologia dor crônica não é encontrada na literatura da medicina tradicional chinesa, mas os sintomas descritos são amplamente estudados. Tal literatura considera essa patologia metaforicamente uma estagnação de Qi e Xue e apresenta uma série de possibilidades de intervenções por técnicas tradicionais como a Acupuntura.

O objeto deste trabalho é relatar o tratamento realizado por meio da acupuntura a uma paciente que apresentava dor crônica nas pernas, coluna lombar, braços e ATM (articulação têmporo mandibular). Após a identificação dos sintomas da dor crônica, descritos pela queixa da paciente e pela análise clínica embasada no diagnóstico energético, foram realizadas 08 sessões de acupuntura tradicional chinesa, utilizando como referencial teórico a literatura clássica da medicina chinesa e a aplicação da Acupuntura utilizando os pontos Vasos Maravilhosos e a Auriculoterapia Chinesa.

Metodologia: Paciente do sexo feminino, 48 anos, casada, com dois filhos. Quanto à profissão, refere-se a si própria como “do lar”.
Procurou tratamento tradicional anteriormente, mas por apresentar úlcera hemorrágica medicamentosa foi obrigada a abandonar o tratamento.

A principal queixa da paciente eram as dores crônicas, bem localizadas e as câimbras que a limitavam dos seus afazeres domésticos. A paciente relata ainda ter insônia, acordando várias vezes à noite; sente cansaço, fraqueza, dores e câimbra nas pernas e no maxilar, dor lombar, nos ombros, ATM (articulação têmporo mandibular), cotovelo, braços e na cervical. Dedos do pé em forma de garra, enfraquecimento e sensibilidade dos dentes, zumbido forte nos ouvidos principalmente em dias de chuva e vento, esta com deficiência auditiva no ouvido direito, tontura, visão deficiente, falta de ar, dispnéia, coração disparado, dor no epigástrio, regurgitação, distensão abdominal, calor pelo corpo todo, transpiração diurna e noturna, edema nas mãos, tornozelos e rosto, urina bem amarela, evacua cinco vezes ao dia, com fezes em pedaços, bastante sede, ingere bastante água.

É usuária de remédios para pressão alta, hipotireoidismo, diabete, colesterol e triglicérides.

Paciente relata que teve um AVC há três anos, sem seqüelas, e que ao caminhar, às vezes desmaia na rua. Suas dores, tontura, visão e zumbido no ouvido pioravam com tempo nublado e de vento.
Foi solicitado à paciente para quantificar a sua dor, na qual foi feita uma tabela, que foi atualizada em todas as sessões. Assim como algumas das suas queixas principais.

A escolha da técnica do Vaso Maravilhoso Chong Mai, se deu pela complexidade do caso, pelo fato de vários Zang Fu estarem comprometidos ao mesmo tempo, por haver envolvido do eixo Rim, Coração e Estômago/Baço (Jing, Shen, Qi), os três tesouros da MTC e principalmente, pela estagnação de Qi e Xue (dor crônica).

Foram realizadas oito sessões no total, divididas em sessões semanais, durante um período de quatro semanas. Após tais semanas, foram realizadas sessões quinzenais durante mais quatro sessões.

No tratamento foi utilizada a técnica dos Vasos Maravilhosos Chong Mai com a punção dos pontos: primeiramente como ponto de abertura foi utilizado o BP4 (Gongsun) do lado direito do paciente e como ponto acoplado o CS6 (Neiguan) do lado esquerdo da paciente, durante um período de vinte minutos, a remoção dos acupontos se faz na sequencia: primeiramente o ponto acoplado CS6 (Neiguan) e depois o ponto de abertura BP4 (Gongsun) e daí foram inseridas as sementes de mostarda na técnica da Auriculopuntura Chinesa, fixadas com micropore bege na orelha da paciente, nos pontos: Triângulo Cibernético (Shenmen, Rim, Simpático), BaçoPancreas, Fígado, Coração, Pulmão e Estômago, tomando o cuidado de alternar o pavilhão auditivo de uma sessão para outra, sendo orientada a ativar (apertar) os pontos pelo menos três vezes ao dia, durante seis dias.

As sessões foram efetuadas no período da manhã, normalmente às nove horas e a paciente foi orientada a evitar exposição ao vento e frio.

Materiais: Os materiais utilizados foram: álcool 70% e algodão para assepsia, agulhas filiformes para acupuntura descartáveis da marca Dongbang, tamanho 0,20X15, descartadas em local apropriado (descarpak) e sementes de mostarda acondicionadas em micropore bege (fita hipoalergênica suave para pele porosa) da marca 3M para Auriculoterapia Chinesa.

Diagnóstico energético: Deficiência de Yin e Yang do Rim, Deficiência Yin do Fígado, Deficiência do Qi do BP, Deficiência Qi do Estomago e Fogo do Estômago, Deficienci de Qi do Pulmao e deficiencia yin do coração (Shen alterado). Associado à Estagnação de Qi e Xue na região de ombro e cotovelo no meridiano de IG, pescoço no meridiano de B e VB, e na lombar no meridiano de B.

Proposta terapêutica: Mover e tonificar Qi e Xue, tonificar Jing pós-celestial, promover descida do Qi do Estômago, e Pulmão, mover Jin Ye, sedar Calor, acalmar o Shen, Tonificar Yin.

, Imagem
, Imagem
, Imagem
, Imagem

CONCLUSÃO: Ao final das oito sessões de acupuntura realizadas com a paciente C.O.S, com dor crônica nas pernas, lombar, ombro e ATM (articulação têmporo mandibular), foi observada uma significativa diminuição da dor e do distúrbio do Shen, também dos edemas, zumbido, tontura, fraqueza, cansaço.

Foi observado também, melhora significativa na qualidade de vida ao final do tratamento. A paciente referiu não sentir mais dores, conseguir movimentar-se e trabalhar melhor, além de dormir melhor.

Como a acupuntura foi realizada isoladamente, sem a adição de nenhum outro recurso terapêutico, tal fato corrobora para a certeza de que o tratamento com a acupuntura pode melhorar a dor generalizada de pessoas que exibem os mesmos sintomas da paciente estudada.

Um estudo mais profundo, utilizando a acupuntura sistêmica em associação com a auriculoterapia, se faz necessário para obtenção de resultados mais consistentes, bem como, o estudo de um número maior de pacientes com dor crônica nas pernas, coluna lombar, braços e ATM.

whats app