CLOVIS LEITE DA CONCEIÇÃO
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça muitas vezes confundida com outros tipos de cefaleia. Costuma ser uma dor unilateral, latejante, com crises que podem variar de 4 horas até 72 horas, em casos extremos pode ser diária. A enxaqueca é uma doença multifatorial, além do fator genético, o consumo de alimentos como queijos, embutidos, chocolates, café, alguns adoçantes com aspartame, sono prolongado ou falta de sono, excesso de exposição ao sol, alterações de hormônio, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e odores fortes podem desencadear uma crise. Transtorno de humor, ansiedade e depressão podem estar frequentemente relacionados com crise de enxaqueca. Em torno de 15% da população brasileira é acometida pela enxaqueca, as mulheres são as mais afetadas. É uma das principais causas de falta ao trabalho, em média há perda de quatro dias de trabalho por ano. Algumas pessoas não conseguem ficar em local com barulho e luz, por isso preferem ficar em local escuro e silencioso. A vida social escolar e familiar do portador de enxaqueca pode ser prejudicada.
A cabeça é a parte mais alta do corpo, não só anatomicamente, mas também energeticamente, de acordo com o fluxo de Qi nos doze canais. Ao tratar cefaleias sempre se deve observar sua patologia de diferentes perspectivas, ou seja, da perspectiva da desarmonia dos Órgãos Internos e dos canais de energia envolvidos. A cabeça é também a área de concentração de energia Yang, uma vez que todos os canais Yang ou começam ou terminam nessa área. Por essa razão, a cabeça é muitas vezes chamada de “a confluência do Yang”,”O Palácio do Yang”, ou “o Palácio do Yang puro” (MACIOCIA, 2010).
Por ser uma área de concentração do Yang Qi, a patologia das dores de cabeça pode ser reduzida a quatro condições muito simples e básicas: excesso de Yang, deficiência de Yang, excesso de Yin e deficiência de Yin. Como veremos a seguir:
1. Excesso de Calor: apresenta dois significados diferentes – pode indicar a) um excesso real de Yang Qi na cabeça, como no caso do Fogo do Fígado ou b) subida excessiva do Yang para a cabeça, como no caso da subida do Yang do Fígado. Fogo do Fígado se manifesta com face vermelha, sensação de calor na face, sede intensa, sabor amargo e irritabilidade. A subida do Yang do Fígado não é uma condição de Calor por Excesso, mas um desequilíbrio, do Qi com o Qi e Yang subindo excessivamente à cabeça.
2. Deficiência de Yang: O Yang puro sobe até a cabeça, essa subida do Yang é importante para desobstruir os orifícios (orelhas, nariz, boca, olhos e Mente), é também importante para a remoção constante de fatores potenciais patogênicos Yin da Cabeça. A dor de cabeça decorrente de deficiência é por definição surda e moderada.
3. Excesso de Frio: O excesso de Frio/Yin na cabeça impede a subida do Yang puro, isso vai gerar obscurecimento dos orifícios, resultará em visão turva, tontura, obstrução nasal, sabor pegajoso, tinido e sensação de atordoamento (entorpecimento) e peso na cabeça. Os dois fatores patogênicos mais comuns que produzem Excesso de Frio/Yin na cabeça são Umidade e Fleuma. A dor de cabeça por excesso de Frio/Yin é surda, mas intensa.
4. Deficiência de Yin: A deficiência mais comum de Yin é a deficiência de Sangue, pois sangue faz parte do Yin. A deficiência do Sangue do Fígado ou do Sangue do Coração é causa comum de dor de cabeça, outro exemplo é a deficiência de Yin do Rim ou Essência do Rim. A dor de cabeça de deficiência de Yin é surda e moderada.
Diagnóstico de Acordo com os Canais de Energia/Áreas de dor de cabeça.
1.Topo da Cabeça: O canal do Fígado atinge o topo da cabeça internamente, causa dores nessa área. Dores no topo da cabeça são causas mais frequentes de: Deficiência de Sangue do Fígado (dor tipo surda, melhora quando paciente se deitar), subida do Yang do Fígado (dor tipo aguda). Outras causas, deficiência de Qi e Sangue, os quais são incapazes de atingir o topo da cabeça, ou deficiência de Sangue no Coração.
2.Laterais da Cabeça: Corresponde ao canal da Vesícula Biliar; a dor nessa região é atribuída com mais frequência à subida do Yang, do Fogo ou do Vento do Fígado. É uma dor aguda do tipo latejante.
3.Apenas um Lado: Essa também é uma área que corresponde ao canal da Vesícula Biliar; a dor nessa região também é atribuída à subida do Yang ou do Fogo do Fígado. É dito na medicina chinesa que dor no lado esquerdo da cabeça é mais comumente resultante de deficiência e, no lado direto, de excesso, mas isso não é uma regra segura.
4. Têmporas: Essa área também corresponde ao canal da Vesícula Biliar; a dor de cabeça afeta com frequência apenas um lado. Possui como causa a subida do Fogo, do Yang ou do Vento do Fígado, sendo caracteristicamente do tipo latejante.
5.Atrás dos Olhos : Dor surda, atribuída à deficiência do Sangue do Fígado; dor aguda e grave, atribuída à subida do Yang do Fígado.
6. Região Frontal: Dor geralmente relacionada ao Estomago. Dor surda pode indicar deficiência do Estomago; dor aguda pode indicar Calor no Estomago. Retenção de Umidade ou Fleuma impedem a subida do Yang puro para desobstruir os orifícios dos sentidos, isso causa dor de cabeça. Dor associado à sensação de peso na cabeça, atordoamento (entorpecimento), e falta de concentração, se a Fleuma causar dor a pessoa poderá sentir tontura e visão turva. Às vezes pode ser atribuído a Vento externo que não foi expelido depois de invasão de Vento-Frio ou Vento-Calor exterior.
7. Região Posterior da Cabeça (Occipital): Cefaleias crônicas nessa região são geralmente deficiência do Rim, manifestando-se no canal da Bexiga. Dores agudas são atribuídas à invasão de Vento externo (geralmente Vento-Frio), manifestando então um padrão de Fígado, normalmente acompanhada de grande rigidez nas costas e no pescoço. Em alguns casos, dores no occipital podem estar associados ao padrão da Bexiga, tal como Umidade-Calor na bexiga, caso em que a dor será aguda.
8. Cabeça Inteira: Dores crônicas são atribuídas à deficiência do Yin do Rim ou da e Essência do Rim. Provoca dores surdas em toda a cabeça, acompanhadas por sensação de vazio na cabeça. Dores agudas são atribuídas à invasão de Vento externo (Vento-Frio ou Vento-Calor), manifestando um padrão do Fígado. São dores graves e agudas, algumas vezes acompanhadas de puxão.
Diagnóstico de acordo com o Tipo de Dor
Dor surda indica condição de deficiência (deficiência de Qi e/ou de Sangue, deficiência de sangue no Fígado e deficiência no Rim);
Dor penetrante, condição de excesso ( subida do Yang do Fígado, hiperatividade do Fogo do Fígado, Vento do Fígado, Fleuma, estagnação de Sangue e Calor no Estomago);
Dor súbita tende a indicar invasão de exterior;
Início gradual sugere condição interna.
Sensação de Peso: Característica de Umidade ou Fleuma causa obstrução e impede o Yang puro de subir e o Yin Qi turvo de descer, há dificuldade de se concentrar e pensar, especialmente de manhã. A Fleuma é mais obstrutiva e obscurece os -orifícios? e órgãos do sentido, causando tontura e visão turva.
Dor em Distensão : termos ocidentais utilizados: latejante, explosiva e pulsátil?, sensação típica de dor de cabeça relacionada ao Fígado, pode ser proveniente do Yang ou do Fogo do Fígado. Dor em distensão pode ser resultante de Vento-Calor exterior, que, no caso poderá afetar toda a cabeça, ao passo que Yang ou Fogo do Fígado irão provavelmente afetar um ou ambos os lados da cabeça .
Rigidez: Rigidez pronunciada na região occipital geralmente indica invasão de Vento-Frio exterior. Dor de cabeça crônica com rigidez na área dos ombros e do pescoço geralmente indica subida do Yang do Fígado.
Puxão: Uma sensação de puxão indica Vento interno do Fígado.
Facada, Perfurante : Sensação intensa e fixa em um lugar, indica estagnação de Sangue, ocorre somente em dores de cabeça crônicas (descrição também utilizada é “dor de cabeça alucinante”.
Sensação de Vazio: A sensação de vazio no cérebro indica deficiência de Rim (Yin ou Yang).
Diagnostico de acordo com Melhora e Piora
Os fatores de melhora ou piora da dor podem indicar a etiologia da dor de cabeça.
Hora do Dia: Dores de cabeça crônicas que pioram durante o dia indicam deficiência Qi/Yang ou Umidade. Dores de cabeça que pioram ao final da tarde ou à noite indicam deficiência de Sangue ou Yin (que podem gerar subida do Yang).
Atividade/Descanso: Dores que pioram com atividade são atribuídas à deficiência de Qi ou de Sangue, ao passo que as dores que melhoram com exercícios leves podem ser decorrentes de subida do Yang do Fígado ou Fleuma. Dores que melhoram com descanso ou ao deitar são atribuídas à deficiência de Qi ou de Sangue, ao passo que dores que pioram deitando são atribuídas à Umidade ou Fleuma.
Clima: Dores que pioram com o calor, são atribuídas a subida do Yang ou Fogo do Fígado; dores que pioram com o frio, deficiência de Yang; piora com tempo úmido, Umidade ou Fleuma. Dor que melhora temporariamente com aplicação de frio (por exemplo, agua fria) pode ser resultante do Yang ou do Fogo do Fígado.
Emoções: Dores que pioram com a raiva, subida do Yang ou ao Fogo do Fígado; pioram quando relaxa subitamente (dor típica do final de semana) ou com excitação repentina, subida do Yang do Fígado.
Atividade Sexual: Dores crônicas que se agravam após atividade sexual, indicam deficiência do Rim. Casos raros de melhora, indica Fogo do fígado.
Alimento: Dores que pioram após refeição indicam Umidade, Fleuma, Retenção de Alimento ou calor no Estomago. Dores que pioram com a ingestão de alimento indica deficiência de Qi ou de Sangue. Dores que se agravam pela ingestão de alimentos ácidos, indica subida do Yang do Fígado.
Postura: Se a dor melhorar ao deitar, é decorrente de deficiência, se piorar (e melhorar ao sentar-se), indica excesso. Dores graves provenientes da subida do Yang do Fígado geralmente melhoram ao sentar-se, o paciente tem aversão ao deitar-se.
Menstruação : Dor antes do período menstrual, subida do Yang do Fígado ou estagnação de Qi do Fígado; piora durante o período, Fogo do Fígado ou estagnação de Sangue; no final do período, deficiência de Sangue.
Pressão: Piora com a pressão no local da dor, indica condição de excesso, se a dor melhora com a pressão, indica condição deficiência.