#vemprocetn

Experimento para estimular o aumento da lactação em vacas leiteiras

< voltar

KELLY ALESSANDRA MATICOLLI

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao CETN Bauru – 2013.

1- Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo estimular a produção de leite em vacas através da acupuntura. Contudo, devido à dificuldade de encontrar informações e registros com estudos em animais, será feito adaptações relacionadas ao ser humano.

2- METODOLOGIA

Ao analisar como se dá a formação do leite e quais os meridianos estão envolvidos no processo e levando em consideração a semelhança com o ser humano, foram selecionados os seguintes pontos de acupuntura para desenvolver o experimento: E18, E25, E34, R21, BP12, BP18, B51 e ID11.

2.1 – LOCAL DO EXPERIMENTO

O local escolhido para a realização do experimento foi uma Fazenda no Município de ANAURILANDIA-MS, com uma área de 36 hectares e um plantel de 87 cabeças de raças Jersey e Girolando. Porém desse total apenas 22 vacas estão em período de lactação. O dono da propriedade e também Médico Veterinário, o Sr. Kleyton Dunke, foi informado do experimento e concordou em colaborar com o estudo.

2.2 – MANEJOS DO GADO

Durante o dia, as vacas comem em piquetes de capim tipo MG4 com tamanho de 1500 metros. São 35 piquetes deste tamanho sendo que comem em um por dia. Durante a noite elas comem em 15 piquetes de capim tipo TIFFTON 85 com tamanho de 950 metros mais 7 piquetes de capim tipo MG4 medindo 1400 metros. Sendo que entram em um piquete por noite.

Os piquetes onde comem durante a noite são irrigados, já os piquetes do dia não.

2.3 – MANEJOS DE ORDENHA

As vacas são ordenhadas duas vezes ao dia, no início da manhã e no final da tarde. A sala de ordenha é toda de cimento, as vacas entram em um corredor cercado dos dois lados com grades, são dois corredores e um fosso entre eles onde o funcionário faz o trabalho. A ordenha é totalmente mecanizada, e o leite vai direto para o resfriador. Ao entrar os tetos das vacas são lavados com água e secos com papel toalha, sendo uma folha para cada teto, somente depois da limpeza as teteiras são colocadas. Durante a ordenha é servido dois quilos de ração, individualmente, para as vacas. Após a ordenha os tetos são banhados com uma solução a base de Clorhexidina, que é um produto antisséptico utilizado para prevenção de mastite, rachadura dos tetos e auxiliar na cicatrização de ferimentos.

2.4 – DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Entre as 22 vacas foram escolhidas aleatoriamente 6 para participarem do estudo. O período foi de 13/01/2013 até 17/02/2013. No primeiro dia foi feito a medida do leite de cada vaca que será descrito a seguir.

Vaca 1 – 20,6 litros; Vaca 2 – 16,6 litros; Vaca 3 – 19,8 litros; Vaca 4 – 16,8 litros; Vaca 5 – 15,2 litros e Vaca 6 – 12,8 litros. Totalizando 101,8 litros no dia. As outras 13 vacas produziram 175,6 litros.

No final do último dia foi medido novamente, com os seguintes resultados: Vaca 1 – 17,9 litros; Vaca 2 – 13,9 litros; Vaca 3 – 16,9 litros; Vaca 4 – 13,7 litros; Vaca 5 – 12,7 litros; Vaca 6 – 10,9 litros. Totalizando 86 litros. As outras 16 vacas produziram 205 litros.

Durante os 36 dias foi realizado acupuntura através de Radiestesia com as 6 vacas, com magnetos nos pontos descritos anteriormente.

Algumas intercorrências aconteceram durante o período descrito acima, como a inclusão de 3 vacas na ordenha pelo fato de terem parido durante o estudo e um período de chuva que acumulou 292 milímetros nos 36 dias.

3 – CONCLUSÃO

As vacas que participaram do experimento diminuíram a produção de leite, porém as outras também diminuíram apesar de ter um falso aumento devido a inclusão de 3 vacas na ordenha. Possivelmente os pontos selecionados não estavam corretos, ou o método utilizado também não deve ter contribuído. E de acordo com o Medico Veterinário que acompanhou o estudo, o alto volume de chuva provocou um crescimento maior do capim ultrapassando o ponto ideal de pastejo, tornando-o com menor teor de proteína devido ao seu amadurecimento e favorecendo a diminuição de ingestão de proteína que contribui para a diminuição da produção de leite.

O presente trabalho não teve de fato um resultado nem positivo nem negativo, pois ocorreram fatos que dificultaram o curso natural da boa nutrição das vacas que é o fator mais importante para a uma boa lactação.

Possivelmente o mesmo estudo deverá ser feito em outra época para verificar se o resultado será diferente ou igual ao obtido neste.

Monografia orientada por Profa. Paula Malini, adaptad por Profa. Brena Montanha.

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!