#vemprocetn

Acupuntura no auxilio da Marcha em criança com Encefalopatia Crônica não Progressiva: Relato de Caso

< voltar

KARINA TOLEDO PRADO
MARCIA PRADO DE OLIVEIRA
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir – CETN

Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por um estudo de caso de um paciente, onde realizamos o atendimento domiciliar na cidade de Sorocaba/SP. O paciente se refere a uma criança de cinco anos de idade que apresenta diagnóstico médico de encefalopatia crônica não progressiva decorrente de meningite, e que desde os seis meses realiza terapias ocidentais como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, equoterapia e hidroterapia. Com essas terapias o paciente em quatro anos e seis meses apresenta um quadro de melhora muito pequena, resolvemos então entrar com a acupuntura para observar qual seria a resposta que esta terapia poderia proporcionar.

Explicando o caso clinico da criança:

P.H.P.P., 5 anos, nascido em Sorocaba/SP com diagnóstico de prematuridade( 27 semanas) e hidrocefalia decorrente de meningite. O paciente tinha a diminuição de mobilidade de quadril e tronco, alteração de equilíbrio e coordenação motora, encurtamento muscular globais em membros inferiores, apenas deambulava com apoio e apresentava déficit de atenção. O paciente já passou por cirurgia de derivação do ventrículo peritoneal, cirurgia de hérnias inguinais e fimose, apendicectomia, troca de derivação, aplicações botulínicas nas pernas. Apresenta também um quadro de bronquite asmática, crise de ausência e paralisia cerebral regressiva.

A mãe relata que a criança transpira bastante em dias quentes na região da cabeça, tem o sono agitado, toma muita água, come bem e tem preferencia por doces, urina muitas vezes durante o dia e que as fezes da criança tem a cor escura e é bem ressecada. A criança é alérgica a poeira, pelos de gato e ácaros, sempre tem coriza, sua salivação é intensa, tem má formação dentária, com a coloração amarelada, e houve a quebra de alguns dentes, a coloração da pele é rosada, cabelos e olhos com muito brilho.

O diagnóstico pela língua nos mostra uma cor rosada, saburra branca em BP, E e Rim, uma fissura que começa em C e termina em E, mais avermelhada em F e VB. A respiração da criança é forte e as vezes apresenta ruídos, tosse com frequência e apresenta mucosidade.

A visão da MTC em relação à Prematuridade

Na MTC a prematuridade está relacionada com os Rins, pois na visão oriental o rim é a Raiz do Qi no pré-natal. O Rim é a “raiz da vida” ou a “raiz do Qi pré-celestial”, porque ele armazena a essência que é derivada dos pais e estabelecida na concepção, tal essência determina nossa constituição básica. Todo o processo de formação corporal até a idade adulta é comandada pelo Qi ancestral.

O Yin do rim é a substância fundamental para o nascimento, crescimento e reprodução, e o Yang do rim é a força motriz de todos os processos filosóficos. O Yin do rim é o alicerce material para o Yang do rim, e o Yang do rim representa a atividade fisiológica que transforma o Yin do rim. O Rim gera todo o Yin e todo o Yang do corpo. A essência é o alicerce orgânico para a produção da medula. A medula na MTC é uma substância que é a matriz comum dos ossos, da medula óssea, do cérebro e da espinha dorsal. Na Medicina Chinesa o cérebro (mar da medula) tem uma relação fisiológica com o rim. Se a essência do rim estiver forte ela nutrirá o cérebro e a memória, a concentração, o pensamento e a visão ficarão aguçados. Se a essência do rim estiver forte, os ossos e dentes serão fortes. A circulação dos líquidos corporais termina na sua parte baixa. O Qi do rim mobiliza os líquidos, reconduzindo-os a parte alta do corpo de onde vai ser redistribuída pelo pulmão. O Qi do rim também proporciona o Qi para a bexiga, a fim de armazenar e transformar a urina.

O Rim auxilia o movimento para baixo do pulmão simbolizado pela respiração. Parte do Qi captado pelos pulmões é conduzido ao rim, no aquecedor inferior onde vai dinamizar a essência e reforçar o Qi do rim e outra parte é umidecida e volta para o pulmão para mante-lo umedecido. Se o rim falhar na função de recepcionar o Qi ocorre a dispneia e a asma.
“… se o Rim apresenta declínio de energia, os cabelos e os dentes poderão cair”.

Bexiga

A bexiga recebe a parte impura dos líquidos corpóreos (Jing Ye), separada pelo intestino delgado e rim. Ela transforma essas partes impuras novamente em pura e impura (urina). A parte pura ascende para o Wei Qi (energia de defesa) em forma de vapor para ser eliminada como o suor e também da o cheiro ou o odor característico citado nos 5 elementos. A parte impura (urina) é excretada. A bexiga depende do Qi e do calor do Yang do rim para transformar, armazenar e excretar os líquidos corpóreos (Jing Ye).

A visão da MTC em relação espasticidade

Vesícula Biliar

Na Medicina Chinesa a espasticidade está relacionada com a deficiência da vesícula biliar e o fígado. A Vesícula Biliar recebe a bile do Fígado e a mantem pronta para excretar durante a digestão. A vesícula biliar é o único sistema Yang que armazena um fluido “puro” (a bile), sendo por isso considerada um sistema yang extraordinário. Enquanto o fígado nutre os tendões com o sangue a vesícula biliar proporciona o Qi necessário para que eles se movimentem e tenham agilidade.

Fígado

O fígado assegura o fluxo homogêneo do Qi ao longo de todo o organismo em todos os órgãos e direções. A direção normal do movimento do Qi do fígado é parcialmente ascendente e parcialmente exterior em todas as direções. As emoções são energias sutis que se alteram se o Qi não circular adequadamente. Se o fluxo do Qi estiver obstruído, o fluxo nos canais alterado, gerará dor, Parestesias, tensão muscular, etc. O fluxo homogêneo do Qi do fígado auxilia a função digestiva do estomago e do baço (madeira controla terra). Na MTC, o fígado é o principal órgão envolvido no armazenamento de Xue (sangue). O fígado armazena o sangue, quando o homem se movimenta o sangue vai para os canais. Quando ele repousa, o sangue volta para o fígado.

O sangue do fígado nutre os olhos permitindo uma boa visão e nutre os tendões permitindo o movimento muscular. Se o sangue do fígado não nutrir os tendões, haverá câimbras musculares, tremores e convulsões.

Segundo a MTC, o Hun (alma etérea) é responsável pelo planejamento de nossa vida, encontrando um sentido de direção para ela. Também é descrita como “vai e vem da mente”, significando os nossos sonhos, visões, propósitos e criatividade.

O Shen (espirito) precisa integrar todas as ideias que jorram a alma etérea de um modo ordenado.
“se o sangue do fígado estiver deficiente, o fogo agita a alma etérea, resultando em emissões noturnas com sonhos”. (Discussion on Blood Patterns)

Tratamento

De acordo com o diagnóstico da paciente, o tratamento foi baseado em:

A MTC oferece varias formas de tratamento para a mesma desarmonia.

Dentre os tipos de tratamento tem-se várias técnicas como a aurículo acupuntura, o uso de stiper, magnetos, cromoterapia,etc.

Para esse caso em questão, o tratamento se deu com a escolha dos pontos pela sua ação energética preconizando a melhora da marcha.

O tratamento com o paciente foi realizado em um período de 3 meses e 2 semanas totalizando 32 sessões.

Para este tratamento utilizamos agulhas de acupuntura com a medida de 0.20X15.

As sessões foram realizadas 2 vezes por semana tendo um intervalo de 3 dias entre elas.

Os pontos utilizados para o tratamento foram R3,F8,VB31 e B60.

A técnica escolhida para este tratamento foi a de agulhamento onde as agulhas são inseridas nos pontos respeitando um tempo máximo de 8 minutos de aplicação para cada ponto, pois um tempo maior seria desnecessário neste caso, pois em crianças os estímulos gerados são mais fortes do que em adultos.

Na primeira aplicação fizemos o agulhamento no ponto R3 do paciente, por ser um ponto indolor fizemos a aplicação para ver qual seria o tempo de tratamento em todos os pontos respeitando a sensibilidade da criança tendo um tempo máximo estipulado de 8 minutos por ponto.

Percebemos que a criança respondeu bem até 00:01:30 segundos, após esse período a criança começou a demostrar agitação e impaciência, baseando-se nisso optamos por fazer o agulhamento respeitando o tempo de 1 minuto por ponto.

A aplicação das agulhas em seus devidos pontos, foram realizados todos bilateralmente, sendo que foram inseridos primeiramente R3 lado esquerdo deixando gerar o estímulo por 1 minuto e logo retirado, em seguida R3 lado direito 1 minuto e assim sucessivamente até concretizar todos os pontos.

Nas primeiras sessões pudemos notar que ao colocar as agulhas nos seus devidos pontos o paciente apresentava uma sonolência e um relaxamento corporal, sem outras respostas, os pais perceberam que após as aplicações a criança tinha gases excessivos e que a criança já tinha o sono mais tranquilo sem aquela agitação que relataram antes do tratamento.

Todas as sessões foram feitas da mesma forma e com os mesmos pontos, na 28º sessão pudemos observar que a criança já tinha mais firmeza nos membros e já conseguia trocar alguns passos num curto espaço sem ajuda de qualquer apoio, o que antes de realizar o tratamento era impossível, na 32º sessão fizemos o teste novamente e assim pudemos concretizar que realmente a criança já conseguiria se locomover num espaço maior sem precisar de um apoio.

CONCLUSÃO

Pelos relatos dos pais do paciente desse estudo de caso, pôde-se perceber que a dependência da criança antes da intervenção da acupuntura melhorou muito, pois ele desde então não tem mais sonos agitados, não fica apenas deambulando, e que as crises de ausência (convulsões) não são mais tão frequentes como antes.

Podemos dizer que neste caso a Acupuntura entra como um forte aliado neste tratamento, e que os estímulos gerados para esta criança pode ajudá-la muito.

Dessa forma, conclui-se que a Acupuntura é um método eficaz para a redução dos sintomas causados pela encefalopatia crônica. Todos os ajustes conseguidos pelo uso dessa técnica milenar se deram por uma reorganização entre os Cinco Elementos no organismo do paciente. Pode-se afirmar que a Acupuntura traz uma qualidade de vida melhor ao indivíduo, reduzindo até mesmo a medicação, quando este for o caso.

whats app