Osvaldo César Bataglia
Luiz Fernando de Barros Almeida
Márcio Júnior Torres dos Santos
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
Para todos os pacientes que foram submetidos ao tratamento nos meses de Junho de 2011 a Outubro de 2011, usou-se o seguinte material: Álcool 70º, Algodão, Agulha lautz e Agulha sistêmica 25X15.
MÉTODO: Utilizou-se 4 pontos de auriculo francesa:
1. O’ (O linha);
2. Garganta;
3. Muro (simpático);
4. Olfativo ou agressividade ou sexualidade.
O tratamento foi aplicado em 6 fumantes, que foram classificados como: Fumantes: A ,B , C, D, E e F.
Fumante A: Idade: 39 anos – Sexo: masculino – 20 anos de tabagismo.
Fumante B: Idade: 35 anos – Sexo: feminino – 15 anos de tabagismo.
Fumante C: Idade: 55 anos- Sexo: masculino – 40 anos de tabagismo.
Fumante D: Idade: 50 anos – Sexo: feminino – 30 anos de tabagismo.
Fumante E: Idade: 52 anos – Sexo: masculino – 35 anos de tabagismo.
Fumante F: Idade: 42 anos – Sexo: masculino – 25 anos de tabagismo.
As aplicações não seguiram um padrão de horário, porém a maioria foram feitas à noite.
Feito a assepsia no pavilhão auricular com algodão e álcool 70º, agulhou-se 1º o ponto O’, depois pesquisou-se o ponto mais sensível entre o olfativo, sexualidade e agressividade, em seguida ponto garganta e ponto muro, com agulha sistêmica 25X15 deixando por 15 minutos, retirando as agulhas 25X15 e aplicando as agulhas Lautz (semi- permanentes) nos respectivos pontos. As aplicações eram realizadas uma vez na semana.
RESULTADO: Os efeitos relatados logo que se faz a aplicação nos pontos, nos primeiros minutos são: salivação e curiosamente uma vontade de fumar muito forte, porém ao fumar o 1º cigarro após a aplicação, o prazer de fumar já não se faz presente, o gosto do cigarro não é o mesmo, parecendo não agradar mais. Nos primeiros dias após aplicação esses efeitos são mais fortes. Alguns tiveram a sensação de terem fumado mais, na verdade acenderam o cigarro mais vezes e não o fumaram por inteiro, duas ou três tragadas já estavam satisfeitos.
A cada semana a vontade de fumar foi diminuindo, fumando apenas um cigarro no dia, talvez no momento mais estressante de cada um dos fumantes.
Foi relatado também que durante o tratamento, em situações de grande estresse o cigarro passou despercebido, ou seja, não se pensou em acender o cigarro.
Fumante A: Consumia 20 cigarros por dia – Parou de fumar com 4 aplicações.
Fumante B: Consumia 15 cigarros por dia – Parou de fumar com 8 aplicações.
Fumante C: Consumia 20 cigarros por dia – Parou de fumar com 6 aplicações.
Fumante D: Consumia 20 cigarros por dia – Parou de fumar com 11 aplicações.
Fumante E: Consumia 40 cigarros por dia – Não parou de fumar, fez 5 aplicações.
Fumante F: Consumia 40 cigarros por dia – Está fumando 5 cigarros por dia, fez 6 aplicações.
Fato importante: o fumante E ao contrário dos outros fumantes que continuaram fumando durante o tratamento e que foram diminuindo gradativamente, optou por abster-se totalmente do cigarro no primeiro dia da aplicação, ficando apenas as 5 semanas sem fumar.
A maioria desses fumantes já tinham sido submetidos a outros tipos de tratamentos anti-tabagismo, como adesivos à base de nicotinas e farmacológicos, não obtendo sucesso.
CONCLUSÃO: O tratamento é eficaz, pois o fumante consegue ir diminuindo sem estresse. Observamos que as mulheres demoram um pouco mais para deixar o vício, que abster-se totalmente do vício para realizar o tratamento não seria o melhor caminho e sim, começar as aplicações para sentir os efeitos ainda fumando. Ao contrário dos tratamentos convencionais, onde o foco é o organismo e não o indivíduo em si, a Auriculoterapia Francesa visa o equilíbrio da mente e corpo, mesmo sem esse objetivo, já que é desenvolvida por médicos sem a visão oriental. Sabendo que a maioria dos vícios é gerada primeira por uma carência emocional, sendo ela tristeza, depressão, ou outra, o indivíduo procura assim através do vício um meio de suprir essa carência.Tem também à tendência ao vício, mas na sua maioria é pelo lado emocional. Neste ponto vemos a eficácia da Auriculoterapia Francesa, pois ela equilibra as emoções primeiro.
Vemos que esse meio, além de eficaz não apresenta efeitos colaterais aos pacientes, podendo ser utilizado por todas as idades e ambos os sexos, também sendo de baixo custo em vista aos medicamentos oferecidos no mercado.
Vale ressaltar que mesmo com esse ótimo meio de ajuda ao combate do vício, o indivíduo antes de mais nada precisará ter ciência de que deseja deixá-lo. Como toda ajuda, antes ela deverá partir do próprio paciente, que também deverá mudar seus hábitos no dia a dia. Assim, a eficácia será ainda maior e o paciente terá mudanças significativas já nos primeiros dias.
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!