#vemprocetn

O tratamento do bruxismo por acupuntura

< voltar

CASSETARI, O. J.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2012.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão de literatura da Acupuntura relacionada ao tratamento do bruxismo e descrição de um caso. O objetivo foi avaliar a eficácia da Acupuntura no tratamento do bruxismo já que se trata de um problema comum entre a população e com poucos resultados eficazes com tratamentos convencionais.

O bruxismo está diretamente relacionado ao estresse e distúrbios emocionais e pode levar a dores crônicas onde o uso de placas protetoras para os dentes ou tratamentos farmacológicos não conseguem sanar o problema.

Diante de tais fatos a Acupuntura pode ser uma alternativa eficaz já que trata o estado geral do paciente envolvendo depressão, estresse, ansiedade, distúrbio do sono, dores, relaxamento muscular etc. A técnica da Acupuntura, de acordo com os artigos publicados, diminui o nível de atividade muscular em repouso e assim consegue reduzir os sinais e sintomas da doença, trazendo bem estar ao paciente.

2. DESENVOLVIMENTO

1ª consulta
Queixa principal: Bruxismo com aumento significativo dos sintomas.  Nesta primeira consulta não conseguia virar o pescoço, foi realizada umaaplicação local de calor o que resultou em melhora. Não sabia relatar se ressonava.

Relatou que não dormia bem e que acordava com dores o que prejudicava o seu descanso. Relatou dor com tensão muscular; grande tensão muscular; dor no pescoço e mandíbula.

Em alturas de maior crise apresentava dor no temporal – região do ponto extra taiyang e dor mais intensa do lado esquerdo. Disse também que se irritava facilmente e por isso os sintomas se agravavam.

Através da palpação foi possível notar trigger points no músculo trapézio.

• Diagnóstico: Bruxismo por estagnação de Qi do Fígado

Tal diagnóstico foi possível devido à tensão muscular associada a estados de irritabilidade. O fato dos estados de irritabilidade desencadearam episódios de bruxismo e dor além da existência de dor à palpação no VC17 e F14 fizeram suspeitar da existência de um padrão de estagnação de Qi do fígado.

• Princípios Terapêuticos: tratar biao que é a manifestação secundária e o bem que é a causa. O secundário refere-se ao bruxismo e dor e o bem ao padrão de estagnação de Qi do fígado; acalmar a mente de forma a melhorar a qualidade do sono e diminuir estados de irritabilidade; mover Qi do Fígado.

• Acupuntura: E6, TA17 para bruxismo; VB20, VB21 para tensão muscular e dor no trapézio; TA17 para tensão muscular local; Taiyang para dor na região
temporal; Pontos para acalmar a mente: ANMIAN, VB13, VC17, MC6; Pontos para mover o Qi do Fígado: VB34, F3, F14, MC6. O ponto VC17 também ajuda a mover o Qi no Aquecedor Superior.

Análise da combinação:
– Pontos locais/proximais: E6, TA17, VB20, VB21, TAIYANG, ANMIAN, VB13
– Pontos distais: VC17, F14, MC6, VB34, F3
– Pontos do mesmo meridiano: meridiano do fígado (F3-F14); meridiano da vesícula Biliar (VB13-VB20-VB34)
– Pontos de meridianos acoplados: fígado-vesicula biliar.
– Pontos do mesmo par de meridianos: par Jue Yin (fígado-mestre do coração) e par Shao Yang (vesícula biliar-triplo aquecedor).
– Pontos anteriores Posteriores: apresenta unicamente pontos anteriores pelo que
não se usou este princípios de combinação de pontos.
– Pontos superiores e inferiores: MC6-F3 por exemplo.

• Matéria médica: fórmula XIAO YAO SAN 2x2x2. A função principal desta fórmula consiste em mover o Qi do Fígado. 2ª Consulta
Feedback: Fórmula Xiao Yao San desregulou o sistema digestivo. Continuou a tomar a fórmula e os sintomas atenuaram; Dormiu bem a semana toda; Só acordou com dor na mandíbula 1 dia da semana; Dor pontual na articulação temporomandibular desapareceu.

Acupuntura: VB13, TA17, ANMIAN, E6, TAIYANG, VC17, F14, VC12, VB20, VB21, Acupuntura unilateral: F3-MC6; TA5-VB41.

3ª Consulta
Feedback: Noite anterior à consulta sentiu uma ligeira tensão muscular no pescoço; Sem outros sintomas; Sem dor; Sistema digestivo continua a
apresentar alterações; Alterações urinárias: aumentou consumo de água e diminui-o a débito urinário; Sente-se mais inchado. Diminuiu-se a dosagem da fórmula para 2×2.
Acupuntura: mesma anterior

4ª consulta
Feedback:
 Dia anterior à consulta sentia-se muito irritado e surgiram alguns sintomas; Sem dor e sem tensão muscular no pescoço e nuca; Sem sensação de pressão no temporal (região taiyang): a dor nesta região nunca mais surgiu; Sem dor na mandíbula; Sensibilidade dentária menos intensa; Sente sono mais leve.
Acupuntura: mesma anterior

5ª consulta
Feedback: não narrou nenhum fato novo, apenas disse que vinha percebendo uma acentuada melhora.
Acupuntura: mesma anterior


5 CONCLUSÃO
O bruxismo é comum em cerca de 15% das pessoas que podem apresentar fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular. Sendo as causas ligadas principalmente a fatores emocionais e ao fechamento inadequado da boca.

As dores de cabeça são muito comuns nos portadores de bruxismo e surgem devido à contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido etc. Outro problema decorrente do bruxismo é a dor na articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desvios para o lado ao abrir e fechar. Ou seja, o bruxismo dependendo do nível pode provoca dores crônicas que afetam o bem estar do paciente em seu dia a dia.

Geralmente o problema é tratado através de uso de placas para os dentes; farmacoterapia e terapia psicológica já que grande parte do problema está relacionada a dificuldades emocionais. No entanto, são tratamentos que não resolvem o problema por completo e por isso outros meios passam a ser estudados. Neste sentido a Acupuntura vem sendo apresentada como uma alternativa para o tratamento do bruxismo. Embora o seu reconhecimento como forma de tratamento ainda seja consideravelmente recente no Brasil, a maioria dos estudos comprovam a sua eficácia na terapêutica do bruxismo por tratar principalmente do estado geral do paciente envolvendo depressão, estresse, ansiedade, distúrbio do sono, dores, relaxamento muscular etc.

A técnica da Acupuntura comprovadamente diminui o nível de atividade muscular em repouso e assim consegue reduzir os sinais e sintomas da doença, trazendo bem estar ao paciente. A maioria dos artigos revisionados neste trabalho apontou a Acupuntura como sendo uma alternativa eficaz para o tratamento do bruxismo, inclusive o relato de caso comprovou o que foi apresentado teoricamente, onde o paciente, com diagnóstico comprovado de bruxismo, já havia feito vários tratamentos convencionais, no entanto, os sintomas sempre voltavam. Por isso decidiu procurar meios alternativos e passou a fazer terapêutica através da Acupuntura e embora o tratamento ainda esteja no início já foi possível observar grandes avanços principalmente em relação às dores que apresentava e ao desconforto muscular e irritabilidade, também a qualidade do sono melhorou bastante o que faz acreditar que a Acupuntura realmente pode ser usada com eficácia no tratamento do bruxismo. No entanto, outros estudos são necessários já que são poucos os artigos publicados especificamente abordando este assunto e o relato de caso consta apenas da observação de um paciente.

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!