#vemprocetn

O tratamento da ansiedade por intermédio da acupuntura

< voltar

SANTOS, A. C.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2012.

1 – INTRODUÇÃO
A acupuntura é um dos muitos elementos que compõem a medicina tradicional são campos de pouco estudo pelos psicólogos brasileiros, ela utiliza prática como a massagem, exercícios físicos e respiratórios como a tai chi chuan e o qi gong, de acordo com alguns estudiosos a própria acupuntura, são baseados no principio de que o homem deve estar em harmonia com as forças primordiais da natureza, mais conhecida como o yin e o yang, sendo que essa harmonia gera o equilíbrio que pode ser traduzido como saúde e o desequilíbrio do mesmo como doença.

A acupuntura sustenta que o equilíbrio é mantido no corpo humano por meio defluxo suave de uma energia denominada pelos chineses de qi e o sangue denominado xue, também no organismo pode ocorrer alterações na circulação do qi e xue por problemas emocionais espirituais alimentares, originando algum tipo de disfunção ou patologias, assim podemos eliminar ou minimizar determinadas estagnações através de inserção de agulhas em pontos específicos do corpo ou seja a acupuntura .

2 – OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
Comprovar a eficácia da ação energéticas dos pontos através de inserção de agulhas na pele, de uma paciente bastante ansiosa, diminuindo assim sua agitação.
2.2 Objetivo Especifico
Investigar o tempo de resposta dessa técnica para melhora da ansiedade da paciente.
Contribuir para novas pesquisas e tratamento por meio dessa ação energética dos pontos.

3 – TRATAMENTO REALIZADO
No tratamento dos sintomas da paciente foram utilizados os pontos:
R3- R6- C7- CS6- CS7- E35- E36- P5- P7- P9- IG4- IG11- F3- F14- VC4- VC6- VC12- VC15- VC17- BP3- BP6- TA4- TA5- YNTANG-

A seleção e a utilização desses pontos ocorrem a partir da investigação oral da paciente e do exame dos pulsos e da língua em cada sessão. Dentro da perspectiva teórica da acupuntura, é possível identificar a qualidade da energia qi dos órgãos do corpo, a saber, pulmão, baço-pancreas, coração, fígado e rim, por intermédio do exame da língua, que apresentam áreas especificas (correspondentes aos órgãos do corpo), sinais como edemas, palidez, vermelhidão, rachaduras, saburras de diversas espessuras e tonalidades (maciocia, 2003; Xinong, 1999). A partir do exame da língua e dos pulsos, a qualidade da energia de cada órgão pode ser classificada como normal, em excesso, estagnada, deficiente ou inexistente, sendo que cada uma dessas características acarretara uma sintomatologia diferenciada no paciente, que é tratado com a estimulação, a sedação ou a harmonização de pontos de acupuntura específicos (Maciocia, 2003).

A estimulação de um ponto de acupuntura é feita com a inserção da agulha no mesmo sentido do fluxo do canal de energia, deixando-se a agulha inserida no corpo por um tempo reduzido, aproximadamente 10 a 15 minutos. Já a sedação do ponto é feita de modo oposto: a agulha é inserida no sentido contrario ao fluxo de energia do canal, e é deixada por tempo maior, mais de 30 minutos. Por sua vez, a harmonização de um ponto de acupuntura é feita na inserção perpendicular da agulha no canal de energia, e a mesma é deixada por um tempo médio, de 20 a 25 minutos (Auteroche & Auteroche, 1996; chonghuo, 1993; Xinong, 1999). Nesse tratamento, foram realizadas 10 sessões de acupuntura, realizados inicialmente uma vez por semana, com duração media de 50 minutos; entretanto, a paciente já relatava alguma melhora dos sintomas a partir da quarta sessão.

1ª, 2ª, 3ª e 4ª Sessões
Situação Geral: da Língua
Pulmão: normal
Coração: excesso
Baço-pâncreas
Fígado: deficiente
Rim: deficiente

Diferentes pontos utilizados ao longo das sessões:

R3, R6, E36, BP3, BP6, P5, BP9, P7, VC4 E VC12- Tonificando, pra fortalecer o rim, nutrir o sangue, retirar a umidade e fortalecer o baço, melhorar a absorção do QI, fortalecer o pulmão, equilibrar as emoções e remover a estagnações.F3, C7, CS6, CS7, IG4 – Harmonizando, para estabilizar as emoções, harmonizar o coração, o sangue o qi e o shen.

A partir da quarta sessão, a paciente relatou uma significativa diminuição dos sintomas que a trouxeram ao atendimento, informou sentir grande alívio das sensações desagradáveis que sentia antes e que agora apresentava uma permanente sensação de tranqüilidade.

1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, e 6ª Sessões – Situação geral da língua: Pulmão: normal coração: excesso Baço-pâncreas: inexistente Fígado: deficiente: Rim: deficiente. Diferentes pontos utilizados ao longo das sessões:
Vc4, P7, BP3, BP6, BP9, E36, R3 – Tonificando, para fortalecer pulmão, baço e rim, tonificar e melhorar a circulação de qi e xue.
F3, F14, CS6, CS7, IG4, C7, E25, VC17, VC12 – Harmonizando, para retirar obstruções e estagnações do fígado, harmonizar o coração e o shen, regular as emoções e melhorar a circulação de qi e xue.

Na sexta sessão, a paciente relatou ter suspendido por decisão própria a utilização do ansiolítico que estava utilizando. Declarou que estava se sentido muito melhor desde que havia começado o tratamento, e acreditava que não haveria mais necessidade de realizar uma sessão por semana, tendo sido acordado que, a partir de então, as sessões iriam ocorrer a cada 15 dias. A partir desse momento, o principal foco do tratamento foi o de manter o padrão alcançado, a fim de evitar novo surgimento dos sintomas.

7ª, 8ª, 9ª e 10ª Sessões
Pulmão: normal coração: normal Baço-pâncreas: deficiente Fígado: normal: Rim: deficiente
Pontos utilizados: P7, E36, BP6, BP9, VC6, VC12, BP3 – Tonificando, para fortalecer o rim, o qi e o xue e remover estagnações.
R3, F3, TA5, VC6, VC15, E25, IG4, C7, Yintang – Harmonizando, para manter o fluxo suave do qi e do xue, retirar estagnações e manter a estabilidade das emoções.

4 – CONCLUSÃO
Como referido, a acupuntura não é uma técnica que propicia curas milagrosas de nenhum tipo de patologia que se pretende tratar; em vez disso, o restabelecimento da saúde é sempre realizado por um processo contínuo e gradual. No caso do tratamento em questão, esse restabelecimento gradual pôde ser notado a partir do relato da paciente, que afirmou ter apresentado melhora dos sintomas a partir da quarta sessão de acupuntura, o que correspondeu a um mês de tratamento. Com a continuidade dos atendimentos, a partir da sexta sessão, a paciente realizou por conta própria a suspensão dos medicamentos que usava, e relatou a redução significativa dos sintomas iniciais, decidindo continuar com o com o que foi estabelecido das dez sessões para melhorar ainda mais o equilíbrio obtido.

Por se tratar de uma sintomatologia bastante antiga, foi aconselhado à paciente que mantivesse uma regularidade das sessões de acupuntura após o tratamento inicial ou que continuasse com algum acompanhamento psicológico, visto que o tratamento basicamente realizou a diminuição da intensidade dos sintomas apresentados, não podendo ser atribuída uma cura definitiva. Desde então, a paciente não apresentou mais os sintomas na mesma intensidade que apresentava no início das sessões de acupuntura, sendo que, atualmente, continua realizando acompanhamento pela acupuntura com uma sessão por mês, apenas em caráter preventivo e para a manutenção do seu bem estar geral.

whats app