#vemprocetn

Proposta de tratamento da cromoterapia em pacientes tetraplegicos

< voltar

ARAUJO, C. R. T.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Sorocaba 2010.

1- OBJETIVO
Objetivo desse trabalho foi de levar a este paciente tetraplégico uma melhor qualidade de vida em suas dores musculares e atrofias, podendo ter possibilidade de melhora em seu quadro geral através da Cromoterapia, já que o paciente não consegue aceitar o trabalho convencional com as agulhas.

2- DISCUSSÃO
O estudo foi realizado por método descritivo do paciente Sr. José da Silva Bonfin, , idade de 63 anos, natural Arapioca Alagoas, sendo indivíduo tetraplégico de etiologia traumática por queda de bicicleta,onde foram afetado em nível motor C5 e C6. sendo o tempo de 2 anos da lesão no dia 28.01.2010; após o trauma.

Paciente encontra-se hoje em estado de tetraplegia parcial ou lesão medular incompleta, atualmente é realizado trabalho de fisioterapia intensiva sendo segunda a sexta por uma hora cada sessão e foi orientado a trabalhos durante o dia e aos fins de semana durante os dois anos, tendo assim uma melhora parcial de seus movimentos.

O paciente apresenta hoje limitação de movimentos com dor intensa em punhos e falanges, onde a mão direita tem movimentos parciais no polegar, indicador e dedo médio, e a paralisia dedo mínimo e anular, já a mão esquerda apresenta uma atrofia geral, tendo apenas movimentos parciais do punho e dos movimentos e atrofia dos dedos.

Os membros superiores o paciente apresenta uma grande melhora tendo movimento de elevação, depressão e rotação dos braços, apresenta uma certa dificuldade em flexão e extensão de cotovelo esquerdo, sendo direito recuperado todo movimento.

Apresenta também um bom controle de troco porem apresenta diminuição de sensibilidade na hora de evacuar, sente formigamentos em membros inferiores, pouca força muscular e membro inferior esquerdo, pois lado direito apresenta um certo controle e força muscular.

O paciente consegue deambular com certa dificuldade e com a ajuda de aparelhos ortopédicos e andador.

3- Medicina Tradicional Chinesa
Em sua anamnese o paciente apresenta os seguintes sintomas:
Ansiedade falta de ar, mãos frias e duras com dor em punhos, calor em tórax, prisão de ventre com ressecamento, sensação de peso em região de estomago, não sente fome e tem dificuldade ao dormir, sente calor e as vezes sudorese noturna.

4.1 Exame físico e energético
Língua – trêmula e pontuda vermelha na frente com marca dentada em fígado e vesícula biliar, rachadura em estomago e saburra amarela.

, Imagem

5- MATERIAIS E MÉTODOS

Foi utilizada a caneta de bastão cromático da marca ALEM DAS FORMAS com ponta de cristal de Vogel.

O tratamento foi realizado com aplicações duas vezes na semana, onde a aplicação levou a duração de um minuto cada ponto sendo bi-lateral.

6- ESCALA DE AVALIAÇÃO

Escala Numérica

, Imagem
Sem Dor 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Dor Máxima

A Escala Numérica consiste numa régua dividida em onze partes iguais, numeradas sucessivamente de 0 a 10.

Esta régua pode apresentar-se ao doente na horizontal ou na vertical.

Pretende-se que o doente faça a equivalência entre a intensidade da sua Dor e uma classificação numérica, sendo que a 0 corresponde a classificação “Sem Dor” e a 10 classificação “Dor Máxima” (Dor de intensidade máxima imaginável).

Mediante a complexidade do caso foi avaliado a atividade com escala de dor que foi mensurada pelo paciente a nível 8, auxiliando no tratamento.

7- PONTOS UTILIZADOS

Vesícula Biliar 24, Vesícula Biliar 39, Rim 7, Fígado 2, Baço Pâncreas 6, Estomago 36, Estomago 40, Circulação e Sexo 7, Coração 7, Vaso Concepção 17, Yintang.

8-TRATAMENTO PROPOSTO

Tonificar com cor vermelha os pontos – Vesícula Biliar 24, Vesícula Biliar 39, Rim 7, Fígado 2.
Sedar com a cor azul os pontos – Baço Pâncreas 6, Vaso Concepção 17, Yintang.
Estimular com a cor amarela os pontos – Estomago 36, Estomago 40.
Acalmar com a cor verde –  Circulação e Sexo 7, Coração 7.

9- RESULTADO

Após o termino do tratamento foi constatado que a cromoterapia obteve ótimo resultado, diminuindo as dores de punho, aumentando a força mobilidade articular, diminuindo o cansaço físico e a insônia, também obteve melhora significativa na prisão de ventre e o paciente relatou não ter mais calor em tórax e as mãos voltaram a ficar com temperatura próxima do normal.
Na escala da dor ao final do tratamento paciente relatou ter uma melhora a nível 3.

10-CONCLUSÃO

Através da cromoterapia como auxilio no tratamento se obteve ótimos resultados levando em consideração o alto grau de complexidade de uma tetraplegia, sendo apenas realizadas dez sessões de cromoterapia e fica proposto que o tratamento serve em alternativa para pacientes com medo do tratamento convencional com Acupuntura Sistêmica.

whats app