Manão, A. R.R.; Xavier G. C.; Silva, J. P. T.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Sorocaba 2010.
1- OBJETIVOS
Verificar, a partir de revisão literária e estudo de casos, uma melhor alternativa como a acupuntura para a eficácia na redução das manifestações ocasionadas pela osteoartrose de joelho. E pela mesma ainda não ter cura, na procura de diminuir os custos com a saúde para compra de remédios ou realizações de cirurgias de joelho que possam reduzir a ingestão de medicamentos pelos pacientes.
2- ESTUDO DE CASO
Para atender aos objetivos da nossa pesquisa, participaram 3 pacientes voluntários, portadores de osteoartrose de joelho, unilateral e bilateral.
Foi estudado o comportamento de tratamento de 20 sessões de acupuntura em cada um dos pacientes, com duração de 20 a 30 minutos cada sessão. As 10 primeiras sessões foram realizadas duas vezes por semana e as outras dez sessões foram realizadas uma vez por semana.
Dentre os pacientes, apenas um estava sob tratamento fisioterápico e nenhum estava sob tratamento medicamentoso específico.
Foram utilizadas agulhas de acupuntura (sistêmica) 25x 30, para a estimulação dos pontos de acupuntura, algodão, álcool 70%, sementes de mostarda, para estimulação dos pontos de auriculoterapia, micropore e esparadrapo.
3- METODOLOGIA
A determinação dos canais de energia foi feita baseando-se nos dados clínicos, na localização e irradiação da dor pela palpação do trajeto dos canais de energia e dos pontos de acupuntura situados no joelho e em toda perna. O agente etiológico energético foi determinado baseando-se em dados clínicos e nas características energéticas da dor.
Os pontos de acupuntura locais foram selecionados com base em textos, artigos, livros e atlas de Medicina Chinesa.
Foram realizadas 20 sessões de 20 minutos cada uma em cada paciente. Sendo as 10 primeiras sessões feitas duas vezes por semanas. E as outras 10 sessões finais realizadas uma vez por semana.
4- PONTOS SELECIONADOS
1) Ponto Extra – Heding: dor e disfunção do joelho. Movimentos limitados da extremidade inferior. Ativa os vasos e alivia dor.
2) Ponto Extra – Neixiyan (olho interno do joelho): tratamento de gonalgias. Relaxa tendões e alivia dor na articulação do joelho.
3) Ponto Extra – Xiyan (olhos do joelho): relaxa tendões e alivia a dor no joelho. Utilizado quando há frio no joelho.
4) E34 (ponto Xi) – remove obstruções do meridiano, expele vento, umidade e frio. Utilizado quando há dor, edema e disfunções no joelho. Limpa canal do Yang Ming.
5) E35 (olho lateral do joelho): remove obstruções do meridiano e estimula os vasos, alivia edema e dor. Expele o vento, umidade e frio.
6) E36: um dos pontos de acupuntura mais versáteis e utilizado com mais freqüência. Ponto de tonificação geral, às vezes utilizado com moxa. Remove umidade, dissipa frio patogênico externo, regula circulação do Qi, elimina vento frio. Utilizado para dores e limitação de movimento.
7) E38: remove obstruções do meridiano, relaxa os tendões, expele o frio e ajuda nas dores na perna.
8) BP9: principal ponto para eliminar o acúmulo de água e umidade, utilizado para gonalgias. Elimina umidade-calor e frio-úmido. Fortalece joelho, e melhora dor na articulação do joelho.
9) B60: um dos principais pontos de dor periférica, principalmente nos membros inferiores, fortalece joelhos, relaxa músculos e tendões. Remove obstruções do meridiano e elimina fatores patogênicos. Utilizado em afecções na região da articulação do joelho.
10) B64: ponto fonte. Relaxa tendões.
11) R3: ponto fonte. Trata afecções da articulação do joelho. Equilibra yin e yang do organismo. Descongestiona e ativa o meridiano na extremidade inferior.
12) VB34: ponto mestre dos músculos e tendões. Trata gonalgias, relaxa os tendões. Remove umidade-calor, elimina umidade e desobstrui o meridiano. Promove flexibilidade à articulação.
13) VB35: ponto Xi dos Vasos Maravilhosos. Trata dores no joelho, atrofia muscular e ativa meridiano.
Esses pontos foram aplicados nos pacientes com osteoartrose, havendo diferenciações de pontos para cada paciente. Foram selecionados para cada paciente os principais pontos que seu diagnóstico energético mostrou necessário. Mas em todos os casos foi utilizado os pontos: Xiyan, E34, E36 e BP9. Associado a acupuntura com esses pontos, foi utilizado auriculoterapia e tratamento com Moxabustão em alguns pacientes.
5- RESULTADOS GERAIS
Após as 20 sessões de acupuntura realizadas, os 3 pacientes relataram melhora da dor nas atividades diárias, para subir e descer escadas e andar e os inchaços diminuíram bastante. A amplitude de movimento e força também melhoraram, assim como a flexibilidade.
6- CONCLUSÕES
Nesse trabalho realizado a acupuntura mostrou um efeito muito satisfatório e significante em 100% dos pacientes com osteoartrose de joelho tratados em nosso estudo de caso, promovendo melhora dor, da funcionalidade e da qualidade de vida.
E com base na pesquisa bibliográfica, a acupuntura realizada nos casos de osteoartrose de joelho, teve melhores resultados do que o tratamento a base de fisioterapia e medicação. E ressalta-se que além do tratamento pela acupuntura demonstrado ser eficaz, não foi relatado efeitos colaterais.
Orientado por Larissa A. Bachir, adaptado por profª Brena Montanha.