Bonvino, A. S.
Santos, L. R. A.
Artigo elaborado através do Trabalho de Conclusão de Curso
A Neuropatia Diabética é uma complicação relevante do Diabetes Mellitus que pode acometer indivíduos afetados por um longo período da doença. Em função dos efeitos positivos da prática de Acupuntura utilizada no tratamento do diabetes, em especial no que se refere ao controle metabólico, surgiu a motivação para a pesquisa de um método de tratamento com o uso da Acupuntura que visasse a minimização do impacto da neuropatia, de suas disfunções e efeitos dolorosos. Com base nisto foi realizada uma pesquisa que teve como principal objetivo contextualizar o uso da Acupuntura como método de tratamento para sintomas clínicos da Neuropatia Diabética, buscando considerar os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa e avaliar os benefícios por ela obtidos.
Para sua realização teve a participação de três pacientes da Associação dos Diabéticos de Sorocaba (A.D.S.), portadores do Diabetes Mellitus tipo 2 com quadro associado à Neuropatia Diabética, que submeteram – se ao tratamento semanalmente.
Foram realizados oito atendimentos, nos quais utilizou – se como material de pesquisa a ficha de avaliação do Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN), o questionário de Neuropatia Diabética, onde constavam seus principais sintomas, que foram graduados e mensurados antes e posteriormente ao tratamento; como principal instrumento o uso das agulhas e método de tratamento a utilização de um protocolo de cinco acupontos bilaterais selecionados com o fator essencial de Ação Energética, como: R3, BP6, VB39, VB34 e TA8.
As sessões ocorreram no período de outubro a dezembro de 2009. O grupo a ser estudado foi formado por três pessoas, portadores de diabetes tipo 2, com faixa etária aproximada e a partir de 45 anos de idade e também que apresentem quadro associado à neuropatia diabética. Para a coleta de dados a clientela tinha como compromisso de comparecer semanalmente no ambulatório do Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN) em horário estipulado, para realizar oito sessões sem interrupções para que sejam coletados os dados e seja feito o controle do tratamento.
A escolha do protocolo de pontos a serem puncionados foi feita de acordo com a sua função energética e após uma avaliação detalhada e individual onde constavam os principais sintomas da neuropatia. Desta forma levamos em consideração os principais sintomas da neuropatia, suas disfunções e também as queixas dos pacientes.
A seleção de cada ponto foi feita de acordo com a sua particularidade, sendo que o ponto R3 foi escolhido por ser ponto Fonte de Rim, tratando Yin e Yang do organismo; o ponto BP6 por ser o ponto de encontro dos três Yin da perna (Fígado, Rim e Baço/Pâncreas) e também ponto de formação de Xue ( Sangue); o ponto VB39 é o Mestre da Medula, sendo assim contribui para a formação de glóbulos vermelhos; o ponto VB34 é o Mestre dos Tendões, é também o ponto principal de estimulação do livre fluxo do Qi (energia); o ponto TA8 é o ponto de união dos três Yang do braço ( Intestino Grosso, Triplo Aquecedor e Intestino Delgado) e também trata o membros superiores.
A pesquisa teve como objetivo principal tratar os pacientes com uma visão voltada para a raiz do Diabetes Mellitus, por se tratar de uma doença crônica que pelo seu avanço teve como conseqüência a Neuropatia Diabética.
Os cinco pontos utilizados, além de tratar a raiz da doença, estavam relacionados com a região do corpo que eram mais afetados tais como: TA8 para tratar membros superiores, BP6 para tratar membros inferiores e nutrir o sangue, R3 para tonificar e equilibrar Yin e Yang do organismo, VB39 com a função de fortalecer a Medula e o sangue e VB34 para nutrir os tendões e mover o fluxo de Qi; consequentemente obteve – se uma melhora significativa nas manifestações e sintomas da Neuropatia.
Os principais sintomas apresentados pelos pacientes foram: dor, disfunção sexual, alterações na sensibilidade, alterações nos órgãos dos sentidos, alterações metabólicas e cansaço em geral.
Observou – se melhora na condição física dos sintomas apresentados acima, como também melhora no aspecto emocional e social. Os pacientes relataram que após o contato com a Acupuntura, tornaram – se mais expressivos, comunicativos e sociáveis, promovendo um ganho na qualidade de vida
O aspecto emocional não foi mensurado, porém muitas queixas relacionadas ao estresse, raiva, tristeza e isolamento, notou – se uma melhora por conta do acolhimento, atenção e interesse que as pesquisadoras tiveram com os pacientes. A pesquisa buscou demonstrar a eficácia do método proposto como minimizador das alterações e sintomas advindos da Neuropatia Diabética. Tal proposta foi alcançada com êxito pelas pesquisadoras e também trouxe satisfação aos pacientes, além de bem – estar e melhoria em sua qualidade de vida.
Gráficos Comparativos da Ação da Acupuntura na Redução dos Sintomas da Neuropatia Diabética.
Trabalho orientado por Profa. Larissa A Bachir.