Efeito agudo da eletroacupuntura nos acupontos Zusanli (E36) em diminuir a resistência à insulina, mostrado na diminuição dos nives plasmáticos de acidos graxos livres em ratos machos.
Autor(es): Lin RT; Tzeng CY; Lee YC; Ho WJ; Cheng JT; Lin JG; Chang SL
A sensibilidade à insulina tem sido reforçada pela eletroacupuntura (EA) em ratos, mas o fenômeno da EA em um estado de resistência à insulina é ainda obscuro.
Este estudo relata o uso de uma grande dose de prednisolona para avaliar os efeitos da EA em um estado de resistência à insulina.
MÉTODOS: Os níveis plasmáticos de ácidos graxos livres (AGL) foram estimados em ratos esteróide-fundo (SBRs) e comparados com os dos ratos saudáveis tratados com soro fisiológico. Além disso, a glicose plasmática e os níveis de insulina endógena foram analisados para o cálculo do modelo de avaliação da homeostase (HOMA index). Teste de tolerância à glicose intravenosa (IVGTT) foi realizado para comparar a tolerância à glicose. O SBRs foram divididos aleatoriamente em EA-tratamento e grupos não-tratamento da EA e 15-Hz EA foi aplicado aos acupontos bilateral Zusanli (E36) para investigar seus efeitos sobre a resistência à insulina. Além de um teste de desafio à insulina (TIC) e IVGTT, os níveis plasmáticos de AGL foram medidos para ajudar a determinar os efeitos da EA no estado de resistência à insulina.
RESULTADOS: Os níveis plasmáticos de AGL aumentaram acentuadamente em SBRs, o índice HOMA foi acentuadamente mais elevados, e tolerância à glicose foi prejudicada. EA melhorou a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, diminuindo os níveis plasmáticos de AGL. Além disso, as proteínas sinalizadores de insulina (IRS1) e as proteínas transportadoras de glicose (GLUT4) em músculo esquelético, que foram inibida pela prednisolona, foram recuperados após a EA. CONCLUSÃO: A resistência à insulina foi induzida com êxito por uma grande dose de prednisolona em ratos machos. Esta resistência à insulina pode ser melhorada através de 15 Hz a EA no acupontos Zusanli (E36) bilaterais, como mostra a diminuição dos níveis plasmáticos de AGL.
http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-19646276
Adaptado por: Profa. Larissa Angelica Bachir
Leia mais sobre esse assunto em https://www.cetn.com.br/imprensa/a-sensibilidade-a-insulina-reforcada-pela-eletroacupuntura/20100126-144632-I928