#vemprocetn

Acupuntura aplicada aos sintomas de endometriose

< voltar

MAININI, L. F.; ALMEIDA, M. B. D. F.; SILVA, M. S.
Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao CETN, 2011

1 – INTRODUÇÃO
Sob o ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a endometriose corresponderia ao padrão de estagnação de sangue (padrão sindrômico geral) que pode ter diferentes causas: estagnação de Qi, deficiência do Qi dos rins, estagnação de sangue pelo calor e estagnação do sangue pelo frio.

2- OBJETIVOS
Esse trabalho tem como objetivo melhorar os sintomas causados pela endometriose, proporcionando assim, melhora da qualidade de vida das pacientes e consequentemente diminuindo a quantidade de ingestão de medicamentos.

3 – METODOLOGIA

No presente trabalho será selecionado uma amostra de 3 pacientes do sexo feminino com diagnóstico clínico de Endometriose feito por um ginecologista, as quais passaram por tratamento prévio com técnicas e métodos da Medicina Ocidental sem resultados satisfatórios.

As pacientes serão tratadas com Acupuntura, técnica da Medicina TradicionalChinesa, assinarão o termo de responsabilidade e responderão a um questionário padrão formulado para este estudo. Esta avaliação terá o auxilio de uma escala de dor analógicavisual, graduando a intensidade da dor e outros sintomas correspondentes.

A técnica escolhida para o tratamento será a Local-Distante com a colocação de agulhas 25X15mm durante 20 minutos, num ciclo de 12 sessões, com aplicação duas vezes por semana. Os pontos selecionados para o tratamento são:

-Locais: VC4, VC6, TITUO (Ponto Extraordinário), ZIGONG (Ponto Extraordinário).
-Distantes: BP6, F3, B17, IG4.

Ao término de cada sessão será feita à colocação de pontos da auriculoterapia chinesa com agulha semi-permanente de 1,0mm. Serão utilizados os pontos de fígado, baço, útero, rim, shen men, triplo aquecedor e adrenal.
Após as 12 sessões, as pacientes serão reavaliadas pela escala analógica visual para análise do tratamento.

4 – RESULTADOS



Análise da Intensidade da dor no início e final do tratamento, segundo Escala Analógica Visual da Dor.

5 – CONCLUSÃO

Aliado ao tratamento convencional da Endometriose, constatou-se que a Acupuntura não é somente um tratamento complementar como também pode ser utilizada como tratamento de primeira escolha, visto que as pacientes submetidas às aplicações vinham de terapias conservadoras, que até então não apresentavam resultados satisfatórios.
Conclui-se que a Acupuntura proporcionou alívio da dor, diminuindo a ingestão da quantidade de analgésico e colaborando sensivelmente com a qualidade de vida das pacientes testadas.

Orientado por prof. Marcelo Milanda Ribeiro Lopes, adaptado por profa. Brena de O. B. Montanha.

whats app