Novo, S. A.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2010.
1 – INTRODUÇÃO
A articulação temporomandibular (ATM) é uma das mais especializadas e diferenciadas articulações do organismo tendo em vista que realiza movimentos complexos, relacionado-se a todas as atividades do aparelho estomatognático. Funções como mastigação, deglutição, fonação e postura dependem diretamente do adequado funcionamento e estabilidade da ATM (Solberg, 1999).
Uma desordem na harmonia do sistema estomatognático pode provocar disfunção temporomandibular (DTM), em que os músculos e articulações não trabalham harmonicamente causando comprometimentos musculares e articulares (Cabezas, 1993).
Em relação à etiologia da DTM, esta é multifatorial, ou seja, podem-se apresentar sintomas semelhantes, embora decorrentes de causas diferentes. Sendo assim, a existência de equipe multidisciplinar, composta por cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos e psicólogos é de extrema importância para a terapêutica (List T., Helkimo M.,1987).
Além dos métodos convencionais de controle da dor, a acupuntura surge na odontologia como método complementar bastante eficiente em diversas alterações do aparelho estomatognático, como as DTM.
2- OBJETIVOS
Avaliar o uso da acupuntura como tratamento complementar para a disfunção temporomandibular.
3- METODOLOGIA
Este trabalho foi uma revisão bibliográfica realizada na cidade de Bauru – SP. Foram utilizados livros didáticos contendo conceitos básicos de dor, fisiologia humana, oclusão e acupuntura, provenientes do acervo das bibliotecas da Universidade do Sagrado Coração (USC) e Universidade Paulista (Unip). Também foi realizada pesquisa em base de dados eletrônicos (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed e http://www.scielo.org ) em que foram
analisados estudos que avaliaram a aplicação da acupuntura na odontologia, especificamente em casos de disfunção temporomandibular.
4- RESULTADOS
Os resultados provenientes desta revisão de literatura mostram que a acupuntura é tratamento efetivo para a DTM. O benefício produzido pela acupuntura é semelhante ao produzido pelo tratamento convencional da DTM (ajuste oclusal, exercícios musculares e placas oclusais) (Tabela 1).
5- CONCLUSÃO
A partir da presente revisão de literatura, pode-se concluir que a acupuntura é considerada um tratamento complementar para a DTM. Diante dos aspectos abordados neste trabalho, conclui-se que a acupuntura tem se mostrado muito eficiente no controle de dores ocasionadas pela DTM, sendo tão eficaz quanto os tratamentos convencionais. Além disso, a acupuntura é recurso terapêutico que não possui contra indicações absolutas e efeitos colaterais são praticamente inexistentes.
Trabalho orientado por Dra. Rosangela Novo dos Santos.
Adaptado por Brena de O. Benjamin Montanha.