ANNE KAROLINE ESPANHOL
CAROLINA DE CARVALHO MACEDO
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
Em um estudo de Zucco (2004), 300 pessoas foram tratadas com acupuntura facial, e em 90% da amostra, verificaram-se efeitos benéficos, como aumento da elasticidade dos músculos e diminuição das rugas.
Os músculos faciais apresentam algumas características específicas, agem nas diferentes emoções. Então, um desequilíbrio nos músculos faciais pode gerar problemas emocionais nos Zang Fu (órgãos e vísceras) ou somente a manifestação das emoções sem o envolvimento dos Zang Fu. Esses fatores associados ao excesso ou à diminuição na utilização de determinados grupos musculares irão determinar o local e o tipo de ruga de expressão. Por isso, para o tratamento das rugas, é imprescindível o equilíbrio dos músculos (NAKANO & YAMAMURA, 2005).
A Medicina Tradicional Chinesa afirma que cada área da face corresponde a um órgão ou víscera como, por exemplo: a linha horizontal acima do lábio superior está relacionada com o ovário e o útero, as olheiras referem-se aos rins. Essa correlação entre a face e os órgãos sugerem uma dupla possibilidade de efeitos ao acupunturar um ponto facial, repercutindo com ação local e sistêmica (FORNAZIERI, 2005).
A acupuntura possui inúmeras vantagens se comparada a outras técnicas. Além de ser praticamente indolor, não necessita de tempo para recuperação, o custo é baixo, não possui efeitos colaterais e os resultados são rápidos. Com a acupuntura estética, os efeitos são do interior para o exterior, a pessoa se reequilibra e rejuvenesce cerca de dez anos sem perder suas feições (FERNANDES, 2008).
Através da acupuntura facial podemos promover duas ações no organismo: a primeira ação é localizada, onde a acupuntura facial desencadeia reações fisiológicas. O corpo entende a inserção da agulha como uma agressão, assim promove no local um aumento na circulação sanguínea, nutrição e oxigenação celular, aumento da energia vital Qi que tonifica a musculatura revitalizando a pele, suavizando as rugas. Essa “agressão” estimula a produção de colágeno através da proliferação de células fibroblásticas. O estímulo da agulha inserida na pele faz com que haja uma nova produção de colágeno e elastina no tecido, fechando os sulcos que ali existiam. A segunda ação consiste em estimular o equilíbrio interno dos órgãos pois temos a representação dos Zang Fu (órgãos e vísceras) na face. Assim, alterações de manchas, cor, traços, marcas de expressão e rugas são indicativos de como o interior do organismo se encontra. Dessa forma, é necessário que o interior esteja equilibrado para que o reflexo o exterior seja belo. Temos que ver o indivíduo como um todo, não existe beleza sem saúde ou saúde sem beleza, as duas caminham juntas sempre (LIMA, 2007).
As rugas de expressão são resultantes de um desequilíbrio muscular assim como da diminuição da elasticidade da pele. O êxito da acupuntura neste tratamento se deve ao fato de cada um dos músculos faciais possuírem pontos de comando através dos quais podemos aplicar efeitos de excitação (tonificação) ou relaxamento (sedação) (FERNANDES, 2008).
METODOLOGIA
MATERIAL UTILIZADO
1. Higienização da pele com loção adstringente para limpeza facial ADCOS
2. Máscara de stiper.
3. Agulhas DONGBANG 0,18mm x 8mmnas (descartáveis)
4. Aparelho de eletroacupuntura NKL 608
5. Agulhas 0,25mm x 30mm (descartáveis)
6. Algodão
7. Descarpack
8. Luvas (descartáveis)
PROTOCOLO UTILIZADO
1. Foram realizadas 10 sessões, duas vezes por semana.
2. A higienização da pele foi realizada com a loção adstringente para limpeza facial da ADCOS banhada no algodão.
3. A máscara de stiper foi aplicada para esfoliação e clareamento em movimentos circulares e mantida por 10 minutos na pele.
4. Retirada da máscara de stiper.
5. As aplicações de eltroacupuntura foram realizadas com agulhas DONGBANG 0,18mm x 8mm nas rugas parabucais proximais aplicadas em toda sua extensão, variação de eletrodos com polos negativos e positivos, ID8 polo positivo, esticador polo negativo, E2 polo positivo.
6. O aparelho foi ajustado da seguinte forma: 8 canais de saída; sinal misto; F1 = 1Hz, T1 = 3 segundos; F2 = 3Hz, T2 = 3 segundos; tempo total da aplicação = 15 minutos.
7. Realizado acupuntura sistêmica de harmonização nos pontos BP6, IG4, E36, P7 e P5.
DISCUSSÃO E RESULTADOS:
A acupuntura mostrou-se benéfica não só na retirada das rugas, a sua ação age beneficiando todo o organismo, destacando-se como um aliado aos tratamentos faciais. Além possuir inúmeras vantagens com relação a outros métodos por apresentar menor tempo de tratamento e custo benefício melhor sendo que somente agora vem se firmando com outros tratamentos para combater as rugas faciais. O estímulo oferecido pela eletroacupuntura estimula rapidamente o cérebro a liberar neurotransmissores para renovação celular assim auxiliando rapidamente na nutrição da área estimulada, o que na juventude era feito de maneira natural, sem necessidade de estímulos, que com o passar do tempo cai-se em esquecimento no organismo.
Hoje já existem medidas eficazes para amenizar e retardar o envelhecimento e consequentemente o aparecimento de rugas. Através de procedimentos que incrementem a circulação superficial local, com o objetivo de melhorar a nutrição e o metabolismo, assim como o aumento do tônus muscular, proporcionando uma melhora no aspecto geral da pele, retardando assim, o envelhecimento precoce da mesma.
Vale lembrar que para Nakano e Yamamura (2005) a epiderme tem relação com o Pulmão que representa o Elemento Metal, com a função de purificação e retorno a si. A pele, também se comunica com o Baço-Pâncreas que representa o Elemento Terra, com a função de nutrir e sustentar o seu filho, Metal. Com isso, a derme sustenta e nutre a epiderme já que esta não é vascularizada, estabelece-se a relação: mãe-filho, terra-metal, sendo que a epiderme relaciona-se com o metal e a derme com a terra. A epiderme tem relação com o Qi e com o Jing Ye (líquidos orgânicos). Já a derme se relaciona com o Qi, Jing Ye e Xue (sangue).
No protocolo apresentado neste trabalho, podemos observar que em poucas sessões vê-se uma grande diferença com a aplicação da eletroacupuntura em tonificação, não apenas na área estimulada como o todo em volta dela. Houve o clareamento da pele com o uso da máscara de Stiper, o levantamento da sobrancelha onde no começo do tratamento se notava uma diferença.
Figura 1: Comparação do paciente antes e após o tratamento |
Observa-se na figura 1 uma notável atenuação das rugas faciais, como um todo, não apenas no objetivo do estudo, que seria as rugas parabucais proximais.
CONCLUSÃO
Conclui-se que além de custo-benefício, o tratamento com a eletroacupuntura é mais eficaz que os tratamentos padrão por demandar um tempo menor de sessões e resultados visíveis desde sua primeira aplicação, dando-se pelo seu efeito de tonificação para a musculatura flácida e de sedação para músculos tensos, que estimulam a produção de elementos essenciais, como o colágeno, para a vitalidade e funcionalidade da pele na região trabalhada.
Assim sendo, a acupuntura estética mostra-se eficaz no tratamento de rugas superficializando as marcas de expressão abrandadas.