ERIKA PUERTAS
ISABELLA F. NÓBREGA
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
O objetivo do trabalho foi realizar um estudo de caso onde a paciente escolhida deveria se enquadrar nos seguintes critérios: ausência de menstruação há mais de 1 (um) ano; presença de fogacho como um dos sintomas da menopausa; e que não estivesse realizando nenhum outro tipo de tratamento. Baseou-se em dez sessões de acupuntura visando a redução da quantidade dos fogachos.
Para a realização das sessões de acupuntura sistêmica foram utilizados os seguintes materiais: Agulhas 25 x 30mm, Mandril, Algodão, Álcool 70%, Descartak, Bandeja para agulhas. Na auriculoterapia foi utilizado: Semente de cousa, Palpador auricular, Pinça, Alcool 70%, Algodão.
Durante o tratamento foi utilizado uma escala de fogacho, construída pelas autoras.
Métodos: A escolha da paciente baseou-se nos seguintes critérios: ausência de menstruação a mais de 1 (um) ano; presença de fogacho como um dos sintomas da menopausa; e que não estivesse realizando nenhum outro tipo de tratamento. A paciente assinou um termo consentindo a realização da pesquisa.
A pesquisa foi realizada em 10 (dez) sessões, com frequência de 2 vezes por semana, com duração de 1 hora cada sessão, durante 5 (cinco) semanas. Como método de quantificação foi utilizado uma escala de fogacho elaborada pelas autoras do estudo. Nessa escala a paciente deveria anotar as devidas informações nela contida.
Foi entregue a escala, sendo que a primeira foi uma semana antes do início do tratamento para que a paciente preenchesse. O objetivo do uso da escala de fogacho foi a comparação do efeito do tratamento, ou seja, o antes e o depois para obtenção dos resultados. Levando em conta que a principal queixa da paciente era a quantidade dos fogachos, na escala a mesma deveria anotá-la por períodos (manhã, tarde, noite e madrugada), durante todo o tratamento.
Os pontos selecionados para o início de tratamento: R3, R6, P7, VC4, VC6. Pontos utilizados na quarta sessão: Ren Mai – Vaso Diretor ou Vaso Concepção, Ponto de Abertura – P7 (lado direito
Ponto Acoplado – R6 (lado esquerdo).
Pontos selecionados a partir da quinta sessão: Os pontos mencionados no início do tratamento com o acréscimo do ponto: IG11 – liberta o calor.
Pontos utilizados na auriculopuntura: Shenmen, Rim, Simpático, Metabolismo, Hipotálamo e Útero.
DISCUSSÃO : A paciente V.A.F., 51 anos, sentindo sintomas do climatério desde os 49 anos de idade, veio em busca do tratamento complementar para a diminuição do principal sintoma da menopausa que a acometia, o fogacho, já que a mesma ainda não havia realizado nenhum tratamento alopático.
Feita avaliação, o diagnóstico energético foi Síndrome da deficiência de Yin e Yang do Rim com predomínio do Yin do Rim.
No início do tratamento a paciente relatou uma média de 10 fogachos por dia, com duração aproximada de 3 a 4 minutos, essa média perdurou até a terceira sessão.
Buscando um resultado mais satisfatório foi utilizada a técnica de Vasos Maravilhosos, especificamente o Ren Mai, conhecido como “Mar dos Canais Yin” por influenciar todos os canais Yin e exercer uma grande importância no sistema reprodutivo. A partir de então, a paciente constatou diminuição da intensidade dos fogachos. Porém, não tendo uma diminuição significativa da quantidade dos fogachos foi acrescentado o ponto IG11 a partir da quinta sessão seguindo assim até a última.
A partir dos dados obtidos na escala, para uma melhor observação do resultado foi feito uma média com a quantidade de fogachos relatada anterior ao tratamento e no decorrer das sessões, e exposta em gráfico. Seguem os gráficos:
GRÁFICO 1: MÉDIA DA QUANTIDADE DE FOGACHOS DURANTE O TRATAMENTO

GRÁFICO 2: QUANTIDADE DE FOGACHOS ANTES DO INÍCIO DO TRATAMENTO E NO FINAL DO TRATAMENTO

RESULTADO
Conforme dados da escala foi observado que os fogachos no período da madrugada foram diminuindo gradativamente com um pequeno aumento na sexta sessão, voltando a diminuir na sétima sessão em diante. Já no período da manhã o sintoma diminuiu somente após a quinta sessão, ocorrendo o mesmo nos períodos da tarde e noite.
Conforme relatado após a sessão onde foi realizada a técnica de Vasos Maravilhosos (quarta sessão) a intensidade dos fogachos foi amenizada. Sendo que no início do tratamento o sintoma perdurava por até 3 minutos e após a quarta sessão o tempo passou a ser de no máximo 1 minuto. Porém não houve alterações significativas no número de fogachos, levando em consideração essa queixa foi então acrescentado o ponto IG11 na quinta sessão. Feito isso, a paciente relatou nas sessões seguintes diminuição na quantidade do sintoma.
No final do tratamento observou-se uma redução significativa do sintoma, chegando a não ocorrer no período da tarde e noite e com apenas um episódio nos demais períodos.
Sendo assim considerado o tratamento eficaz na redução do sintoma do fogacho na menopausa.
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!