#vemprocetn

Acupuntura na Disfunção Têmporo Mandibular

< voltar

Maria Cristina De Carvalho
Claudinei Moreira Junior
João Gabriel De Goes

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

A ATM é a articulação mais usada de todo o corpo, pois está ligada as funções de comunicação e alimentação. O aparelho mastigatório faz parte do Sistema postural. A língua e a mandíbula estão associadas à cadeia muscular anterior, já a base anterior do crânio e os músculos paravertebrais até T4 a cadeia posterior. Há funcionalmente uma interrelação entre ATM e a coluna cervical, portanto um desequilíbrio do aparelho mastigatório descompensa o tônico-postural e vice-versa. Existem outros fatores que causam as DTMs: anatômicos, oclusais, traumáticos, neuromusculares e psicológicos.

A Acupuntura é um dos pilares da MTC, e sua ação é explicada através de 3 mecanismos: Energético, Humoral e Neural. As dores na ATM são provocadas pelo acometimento do SHAO-Yang (triplo -aquecedor) e do Dan (Vesícula Biliar) pelas energias perversas do Vento, Calor, Umidade-Calor que promovem estagnação de Qi e Xue no SHAO-Yang (YSAO-YAMAMURA, 2004).

A Acupuntura através de seu mecanismo de ação irá liberar os canais de energia, melhorando a circulação de QI e de Xue, diminuindo as tensões musculares, processos inflamatórios e da parte emocional.

As dores da articulação temporomandibulares (ATM) são provocadas pelo acometimento do Shao Yang (Sanjiao -Triplo Aquecedor) e do Dan (Vesícula Biliar) pelas Energias Perversas Vento, Calor, Umidade-Calor, que promovem estagnação de Qi e de Xue (sangue) no Shao Yang . Sendo os agentes perversos de origem Yang, a dor da ATM pode evoluir para artrite temporomandibular (YSAO YAMAMURA, 2004).

A ATM é uma área de convergência de Qi e Xue e através delas o Yin e Yang do Qi se encontram (externo e interno). Surge quadro inflamatório denominado Síndrome Bi. Se a energia perversa não fora combatida, poderá seguir para os órgãos (ZangFu) onde poderá desenvolver doenças (MACIOÇA, 1996). O Qi da ATM é formado por dois Zang Fu: Dan (vesícula biliar) e Shao Yang (Sanjiao- Triplo Aquecedor) que o nutrem energeticamente pelos canais de Energias Principais que transitam pela articulação.

MANIFESTAÇÕES CLINICAS
Impotência funcional e hipertonia dos músculos localizados em seu trajeto; ontalgia; dor da ATM; cervicalgia com rigidez; dor cintura escapular; lombalgia; zumbidos; surdez; enxaqueca; etc.

SÍNDROME OBSTRUÇÃO DOLOROSA – SÍNDROME BI

Definição
É proveniente da Deficiência do Qi de nutrição e de Defesa devido ao espaço entre a pele e os músculos estarem abertos permitindo, que o vento-frio-umidade penetrem na Deficiência. O Qi se torna obstruído pelos fatores patogênicos, não podendo circular, e nesse momento se desenvolve a Síndrome da Obstrução dolorosa.

É por definição, uma aflição dos Meridianos em lugar dos órgãos internos. A obstrução na circulação de Qi e Sangue nos meridianos, por ação exterior do Vento, Frio ou Umidade causam dor e sensibilidade.

Cada Meridiano principal corresponde a uma rede de Meridianos secundários, formada por Meridianos de Conexão, Meridianos Musculares e Regiões cutâneas. Os Meridianos de Conexão conectam os Meridianos em partes Yin e Yang, no nível de membros (P7 e IG 6 – conectam os Meridianos do Pulmão e Intestino Grosso no antebraço). Os Meridianos de Conexão distribuem o Qi em uma região mais superficial não coberta pelos Meridianos Principais, e são chamados de Luo. Os Meridianos Principais são longitudinais e os de Conexão são uma rede mias superficial (Miúdos, Superficiais e de Sangue).

Os Meridianos Tendinos musculares integram os músculos e os tendões. Correm ao longo dos músculos e estão envolvidos em patologias musculares tais como fraqueza, rigidez muscular que podem aparecer na Síndrome Bi.

As Regiões cutâneas representam 12 áreas da pele sob influência dos 12 Meridianos. São as áreas através das quais os fatores patogênicos penetram no corpo causando a Síndrome Bi.

Dos pontos de Transporte ao longo dos Meridianos, abaixo do cotovelo e joelho, três são importantes na patogenia e no tratamento da Síndrome da Obstrução dolorosa.

O ponto Shu (confluência) é o ponto onde os fatores patogênicos externos penetram nos Meridianos. É o ponto de maior concentração de Qi de Defesa. O ponto Jing (correnteza volumosa) Ponto onde os fatores patogênicos são desviados para juntas e tendões.

O ponto Luo (conexão) Ponto de inicio do Meridiano de Conexão.

Etiologia
É a invasão de fatores patogênicos externos tais como: Vento, Frio, ou Umidade.

O vento é o mais pernicioso de todos os fatores patogênicos, vem sempre acompanhado com outros.

O corpo é mais propenso à invasão de Vento durante as alterações intempestivas do clima (vale tanto para o frio quanto para o calor). A Síndrome Bi pode se desenvolver por outras causas como sentar em superfícies úmidas, andar na água, viver em ambiente úmido, etc. Também pode estar relacionada a certos tipos de trabalhos (repetição constante de determinado movimento _ estagnação do Qi e Sangue na área) ou por pratica excessiva de algum esporte (idem explicação anterior); ou uma Deficiência de Sangue ou de yin, que gera má nutrição dos Meridianos o que torna propenso a invasão de fatores patogênicos externos (idosos); Em acidentes devido à estagnaçaõde Qi (moderada) ou de Sangue (séria) na area afetada; ou por fatores emocionais causando estagnação de Qi (como a raiva ou o ressentimento) que afeta os Meridianos, ou causando esgotamento do Qi e do Sangue (tristeza, pesar e o trauma) que gera má nutrição dos meridianos.

Tipos de Síndrome de Obstrução dolorosa

Síndrome de obstrução dolorosa tipo vento

É causada por Vento, e é caracterizada por sensibilidade e dor nos músculos e juntas,limitação do movimento e dor que se move de uma junta para a outra.

Síndrome de Obstrução Dolorosa do Tipo Umidade

É causada por Umidade, sendo caracterizada por dor, sensibilidade e inchaço dosmúsculos e juntas, com sensação de peso e formigamento dos membros, a dor é fixa e
agravada por clima úmido.

Síndrome de Obstrução dolorosa do Tipo Frio

É causada por frio, sendo caracterizada por dor severa um uma determinada junta ou músculo, com limitação do movimento geralmente unilateral.

Síndrome de Obstrução Dolorosa do tipo Calor

É proveniente de quaisquer dos três tipos anteriores, quando o fator patogênico exterior se transforma em calor no interior, dando origem a Síndrome de Obstrução Dolorosa do tipo Calor. Isto ocorre especialmente com uma Deficiência latente de yin. É caracterizado por dor , calor (juntas quentes ao toque) vermelhidão e inchaço, limitação de movimento e dor severa. Neste caso a transpiração não abaixa a temperatura, pois é proveniente de Umidade-calor.

Síndrome da Obstrução Dolorosa do Tipo Óssea

Em casos crônicos e se desenvolve a partir dos outros 4 tipos anteriores. Quando a obstrução persiste nas juntas e gera retenção de fluidos corpóreos, que se transformam em mucosidade e acaba por obstruir as juntas e meridianos, levando a atrofia muscular, deformidade dos ossos, edema. Neste estágio a Síndrome da Obstrução dolorosa acaba por afetar também os órgãos internos.

TRATAMENTO

O tratamento da Síndrome da Obstrução dolorosa baseia-se primeiro em expelir os três fatores patogênicos externos e posteriormente a necessidade de tratar o órgão interno. Pode-se utilizar pontos locais, pontos distantes e adjacente, e de acordo com o padrão. Identificar quais Meridianos se projeta na região da ATM, verificar quais os desequilíbrios energéticos e padrões patológicos.

No caso a ATM se devem escolher pontos locais (na região da dor) e pontos a Distais (Meridiano que transite pela área da dor).

Meridianos: IG, VB, E, TA, e ID.

Pontos utilizados para dor na região da ATM: ID19, E2 e TA21.

Pontos para região do músculo masseter: E7, E6 e Id18.

Pontos para região Temporal: TA23, TA22, TA20, TA9, TA8 e TA 7

Pontos para região cervical: ID16, ID17, IG17, E12, TA16 e Vb20.

Pontos mais utilizados: TA21, ID19, VB2, ID18, E3, E7

Pontos a distancia: IG4, E36 e B60.

CONCLUSÃO

Através desta revisão bibliográfica da ATM, podemos concluir que existe uma relação entre o aparelho mastigatório e alterações posturais (por ex: retificação cervical, lordose cervical, lordose lombar, etc). Percebemos também como a ATM é uma articulação importante, pois é através dela que o “Homem” se comunica com o meio externo (através da fala) e permite sua subsistência (mastigação – alimentação).

Ressaltamos ainda a importância do trabalho multidisciplinar nas DTM. Profissionais devem trabalhar em conjunto levando-se em conta os fatores que levaram aos desajustes da ATM.

O Dentista através dos ajustes na oclusão, o psicólogo em casos emocionais que levam a um aumento da tensão muscular nesta área, o Fonoaudiólogo relaxando a musculatura e adequando a mastigação, o Fisioterapeuta através de seus recursos para aliviar processos inflamatórios, relaxar a musculatura, melhorar a postura e o Acupunturista liberando os Canais de Energia, melhorando a circulação de Qi e Xue, diminuindo as tensões musculares, processos inflamatórios e alterações emocionais.

whats app