#vemprocetn

Acupuntura no pré e pós-operatório de cirurgia plástica: buscando o equilíbrio do organismo

< voltar

SIMONE NADALETO MORALLES LEANDRIN
Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura CETN Bauru- 2013.

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em acupuntura caracteriza-se como o tratamento de uma paciente utilizando a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) nos pré e pós-operatório de cirurgia plástica de abdominoplastia e mamoplastia de aumento, com o objetivo de preparar o organismo para o procedimento cirúrgico e amenizar seus efeitos colaterais, além de restabelecer o equilíbrio do organismo após o procedimento.

2- METODOLOGIA

2.1Acupuntura Sistêmica

No pré-operatório foram aplicados os seguintes pontos:

F3 para harmonizar o fluxo livre de Qi, ponto fonte do F, acalma o mesmo e dispersa o vento, descongestiona o F e regula o Qi, fortalece o BP e transforma a umidade.

BP3 ponto fonte do BP fortalecendo o mesmo, elimina umidade, regula o Qi e harmoniza o E (Estômago).

P9 para melhorar a circulação de Xue, ponto mestre Xue Mai, ponto fonte do P (Pulmão), acalma a tosse e fluidifica as mucosidades.

C7 ponto fonte do Coração, acalma o Shen e pacifica o espírito.

R7 reconstitui o R, promove a micção e restaura o equilíbrio da sudação e dos fluidos corporais.

BP6 para tonificar BP e harmonizar R e F, fortalece o BP, decompõe e elimina a umidade, restaura o equilíbrio do Yin e do Xue, F e R.

E36 para fortalecer BP e a energia geral, harmoniza o E, restaura o equilíbrio de Qi, descongestiona e ativa o meridiano e os seus vasos.

No pós-operatório foram associados os seguintes pontos:

IG4 para analgesia, ponto fonte do IG (Intestino Grosso), liberta o calor e a superfície, descongestiona e ativa os cinco órgãos sensoriais.

BP9 para dispersar estagnação de Jin Ye, fortalece o BP, elimina a umidade e restaura o equilíbrio dos fluidos corporais.

F8 nutre o Xue, regula o F, protege o R e expande a essência.

VB39 ponto mestre da medula, descongestiona e ativa o meridiano e seus vasos.

VC9 ponto mestre das águas, elimina umidade, harmoniza o sistema urinário, regula o Qi e alivia a dor. Este ponto foi aplicado após o uso da cinta modeladora.

2.2 Acupuntura Auricular

Na auriculoterapia foram aplicados os seguintes pontos:

Shen Men ponto inicial em todos os esquemas de auriculoterapia, acalma a mente e melhora a resposta energética dos demais pontos.

SNV (Sistema Nervoso Vegetativo) para auxiliar os desequilíbrios de ordem digestiva, circulatória e respiratória.

Rim para controlar o medo e a insegurança.

Fígado para manter o livre fluxo do Qi e tratar a irritabilidade.

Baço para tratar umidade, excesso de pensamentos, sistema imunológico, funções digestivas e tônus muscular.

Boca para controlar a alimentação compulsiva.

Fome para controlar o excesso de apetite.

Ansiedade para restabelecer o controle emocional.

3- RESULTADOS

Por mais simples que seja um procedimento cirúrgico, ele agride o corpo. Edemas, hematomas de diversos níveis, desconforto e dor são algumas das queixas mais frequentes durante o pós-operatório. A recuperação é longa podendo ocorrer fibroses, dores persistentes, transtornos do sono, digestão e disposição energética geral debilitada. A acupuntura como um dos recursos desenvolvidos pela MTC busca restabelecer a força natural do organismo abalada pela cirurgia que é vista como um trauma pela MTC.

De forma geral o tratamento com acupuntura sistêmica e auricular acelerou o processo de recuperação da paciente porque diminuiu o quadro álgico que representa estagnação de Qi e Xue, reduziu o edema que representa estagnação de Jin Ye e o hematoma abdominal e na região das mamas que representa estagnação de Xue, acelerou a cicatrização melhorando a sua qualidade e estabeleceu o reequilíbrio emocional e a homeostase orgânica, liberando bloqueios de energia, tonificando as deficiências e sedando os excessos nos meridianos. O tratamento pré-operatório e preventivo com acupuntura sistêmica e auricular evitou complicações como infecção, lesão de inervação e deiscência de sutura, além de auxiliar a paciente a se equilibrar emocionalmente sentindo-se segura e preparada para realizar um procedimento cirúrgico de abdominoplastia e mamoplastia de aumento.

4 – CONCLUSÃO

A MTC tem nas mãos, literalmente, a chave para diminuir as reações desagradáveis causadas por um procedimento cirúrgico. A acupuntura voltada para o pré e pós-operatório de cirurgia plástica se mostrou um método extremamente eficaz, produzindo excelentes resultados, não somente na aceleração da recuperação da paciente, como também na prevenção e controle de complicações comuns deste tipo de intervenção.

O tratamento com acupuntura minimiza o desconforto do pós-operatório tornando-o mais tolerável, mais rápido e de melhor qualidade, além de diminuir reações desagradáveis sem o uso de alopatia como analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, entre outros. A técnica também proporciona uma qualidade de cicatrização muito superior.  Embora não haja estatísticas que comprovem o benefício adicional, já se prevê a utilização da técnica na recuperação de pacientes submetidos a cirurgias gerais.

A descoberta da acupuntura como aliada do procedimento cirúrgico conquistou resultados positivos. Avançando nas áreas mais modernas da medicina tradicional, a alternativa vem transformando-se em usual entre os que acreditam que o equilíbrio emocional é tão ou mais importante que a saúde física.

No caso específico do pós-operatório de cirurgias plásticas é necessário que o conhecimento milenar dos orientais esteja em sintonia com a tecnologia de ponta dos ocidentais. Exatamente por ter conquistado tamanha relevância nos meios tradicionais, a acupuntura passou a ser praticada por profissionais que atribuem às agulhas um poder tão curativo quanto o da alopatia.

Apesar de termos a MTC como aliada, há a necessidade de mudança em hábitos comportamentais sendo necessária a intervenção do acupunturista como mediador na reeducação do paciente. Lembrando que só mudamos nosso corpo à custa de profundas alterações internas, pois ele é o reflexo do nosso bem-estar, equilíbrio, felicidade e harmonia com a vida. A conscientização é essencial e deve seguir em conjunto com o tratamento.

Orientado por Prof. Paula Milani, adapatado por prof. Brena Montanha.

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!