Mariane Ísis De Lara
Sueli Akemi Uehara
Sueli Machado De Brito
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
Uma das mais importantes características da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a integração entre o corpo e a mente. Assim o conceito da mente na MTC passa pelo conceito de mente e Espírito.
Na MTC a depressão é denominada de “YU ZHENG”, e afeta os órgãos Zang. O coração é responsável por proteger o “SHEN” ou espírito, que corresponde as respostas emocionais aos estímulos. A MTC tem a visão de que cada um dos órgãos Zang desempenham papeis fundamentais ligados às emoções.
As atividades mentais, bem como as demais atividades vitais, são produtos das atividades funcionais dos órgãos e das vísceras. O coração(XIN) controla o sangue e os vasos. O sangue é a principal base material das atividades mentais do corpo humano, por essa razão, o coração é responsável pelo controle das atividades mentais. (ROSS,1994). O coração (XIN) é considerado o principal órgão de controle das atividades mentais. O espírito, a consciência, a memória, o raciocínio e o sono são todos função do coração (XIN). O espírito do Xin é o Shen, e este comanda as atividades vitais do corpo humano, incluindo o ânimo, o pensamento, além das atividades intelectuais. Em equilíbrio ele representa boa saúde; a felicidade e a vida se coordenam e se unificam com o meio externo. Qualquer dano ou excesso de estímulo emocional pode prejudicar a saúde tanto a nível físico quanto a nível espiritual provocando enfermidades. (ROSS, 1994).
A mente (Shen) é uma forma de energia (QI). A mente desenha sua base e nutrição proveniente da essência pré-natal armazenada nos rins e da essência pós-natal produzida nos pulmões, estomago e baço-pâncreas e por esse motivo são considerados os 3 tesouros. O coração (XIN) abriga a mente; os pulmões, estomago e baço-pâncreas se relacionam ao QI e os rins armazenam a essência (JING), sendo que esta é a mais densa, o QI mais rarefeito e a mente é a mais sutil e não substancial.
O estado da mente também afeta o QI e a essência. Se a mente estiver perturbada por estresse emocional, se tornando infeliz, deprimida, ansiosa ou instável, irá afetar primeiramente o QI e/ou a essência. Na maioria dos casos, irá afetar o QI em primeiro lugar. O estresse emocional tendera a enfraquecer a essência, quando combinado com o trabalho excessivo ou atividade sexual excessiva, ou quando o fogo gerado pelas tensões emocionais em longo prazo prejudica o yin e a essência (CHINGGU, 1992).
O Fígado (GAN) esta relacionada às atividades emocionais, especialmente depressão e raiva. Ele tem como função controlar o humor. A depressão mental prolongada ou um acesso de raiva podem enfraquecer o fígado de forma a torna-lo incapaz de estimular o fluxo livre do QI. A disfunção do fígado geralmente é acompanhada de alterações emocionais, tais como depressão e irritação. (Fundamentos essenciais da acupuntura chinesa, 1995).
O Pulmão (FEI) controla o QI e a respiração. Encarrega-se também da ventilação e purificação do ar e da canalização das vias de água. Se o pulmão perder a função de propulsão e descendência da água, a fleuma e a umidade se paralisam, ascendem e transformam a mente, podendo provocar enfermidades mentais (ROSS,1994).
O Estomago (WEI) se encarrega de receber o alimento e o baço-pâncreas se encarrega do transporte e transformação. Se o baço-pâncreas perder sua função normal o QI e o sangue perdem sua fonte de origem e a mente fica mal nutrida, a água e a umidade se acumulam produzindo fleuma que ascende e ataca o coração (XIN) e a mente(SHEN) podendo provocar enfermidades mentais.
A Vesícula Biliar (DAN) governa a decisão e se relaciona à coragem ou covardia do individuo. Se o QI da VB é insuficiente, a pessoa terá uma atitude temerosa.
O Rim (SHEN) armazena a essência vital que produz a medula óssea. O cérebro é o mar da medula e a cavidade do shen original. Se a essência do rim não é suficiente, o espírito original não conserva a essência, o adulto envelhece rápido, a inteligência se reduz causando amnésia.
O Canal da Circulação- sexualidade é a parte exterior do coração (Pericárdio) e se encarrega de transmitir as ordens do coração, administra as atividades emocionais. A disfunção de qualquer órgão exerce influencia negativa nas atividades mentais. A anormalidade das atividades e funções de outras vísceras e órgãos influi nas atividades mentais, influencia que necessariamente se produz através do coração (incluindo CS) e o cérebro. (ROSS, 1994).
A depressão normalmente está associada com deficiência quando simplesmente não existe energia suficiente para sentimentos positivos; ou com estagnação, quando existe energia, mas o fluxo de energia e das emoções está bloqueada. A depressão também pode estar associada com o excesso, como na depressão maníaca, ou com a irregularidade, como no caso de depressão acompanhada de ansiedade.(ROSS, 2003).
Classificação dos 5 principais tipos de depressão na MTC
A MTC reconhece e trata de 5 tipos primordiais de depressão relacionados diretamente com a teoria dos 5 elementos pois serão usados termos relativos à essa teoria, deve-se observar que pode existir a combinação entre os tipos de depressão.
1) Depressão Água: reflexo de uma desarmonia no elemento água. O “Espírito Guardião” da harmonia no elemento água é denominado “ZHI”, que mora nos rins, e representa: a raiz do YIN e do YANG, a essência, a iniciativa, o poder de decidir, a confiança.
Característica do paciente depressivo Água: Esse tipo de depressão apresenta as seguintes características: medo, fobias que podem não ter causa aparente (podem estar associadas a um trauma na infância que o paciente bloqueou na memória e não se lembra). Esse medo fica claro em situações de risco reduzido, onde somente aquele indivíduo hesita em encarar a tal situação.
Sintomas presentes:
- Apatia;
- Falta de iniciativa: “Acho que não vou conseguir…”;
- Falta de confiança na sua capacidade de resolver situações (de qualquer natureza);
- Sensação de impotência, inclusive sexual, sem ter nenhum problema estrutural que justifique a causa (indivíduos fortes e bem alimentados que, ainda assim, sentem-se incapazes);
- Podem ser pacientes que enfrentam problemas gênito-urinários.
2) Depressão Terra: resultante da desarmonia do intelecto. Quando a energia do Baço-Pâncreas é insuficiente, ocorre o descontrole do intelecto, destruindo a calma e o claridade dos pensamentos.
O espírito guardião do elemento Terra (chamado de YI) sofre e perde a quietude. Reflexão, calma e simpatia compõem a base da matriz emocional do elemento Terra (YI).
Características do paciente depressivo Terra: Os pacientes nesse estado tendem à desconectar-se da matriz emocional do elemento Terra e podem tornar-se antipáticos, preocupados demais com os problemas alheios e com grande dificuldade de refletir sobre os seus próprios problemas e necessidades. Podem ser indivíduos que se mostram independentes, mas que no fundo são extremamente carentes. Podem também apresentar dificuldade de concentração matemática e alguma relação forte, podendo ser de afinidade ou não, com o sabor doce.
Sintomas presentes:
- Pensam demais;
- Confusão mental;
- Opressão;
- Preocupação excessiva.
3) Depressão Fogo: Esse tipo de depressão envolve problemas afetivos ligados à rejeição e desapontamentos em relacionamentos interpessoais. Alegria, amor e razão compõem a base da matriz emocional do Coração (chamada de SHEN).
O Shen é o responsável pelo sentido inato da harmonia e da perfeição. O Coração é o juiz supremo.
Características do paciente depressivo Fogo:
Esse tipo de depressão é acompanhado por uma frieza e distância do paciente em relação à novos relacionamentos, eram pessoas quentes e sensíveis, que tornaram-se frias e apáticas, ou pelo contrário, que tornaram-se excessivamente agitadas e hipersensíveis. Em casos muito extremos, esse tipo de depressão pode gerar comportamentos maníacos – depressivos, maníacos – sexuais, e à loucura (perda total da razão, o Shen não encontra verdadeira morada).
Sintomas presentes;
- Pouco entusiasmo;
- Pouco interesse;
- Falta de inspiração;
- Incapacidade de julgamento equilibrado.
4) Depressão Metal: decorrente de perdas materiais. A tristeza é o sentimento do Pulmão, e este é o responsável também pela proteção do indivíduo, daí as relações entre o Pulmão e a pele (barreira defensiva) e a energia defensiva (WEI).
Características do paciente depressivo Metal: Indivíduo que apresenta problemas no elemento Metal, geralmente está ou sente-se de alguma forma desprotegido. A falta de proteção que gera a depressão Metal é relacionada à aspectos físicos e materiais. A morte de um ente querido, a perda de uma propriedade estimada são exemplos corriqueiros de situações em que o paciente tem problemas em aceitar o inevitável ocorrido, e é aí que se inicia a desarmonia no elemento Metal, a ascensão maléfica da tristeza, geradora da melancolia e resignação.
Sintomas presentes:
- Pessimismo;
- Resignação;
- Sentimento de remorso.
5) Depressão Madeira: provocada por excesso de tensão e pressão. Ela fica evidente em situações de estresse prolongado e também no fracasso. O espírito do elemento Madeira é o HUN que gera movimentação e a liberdade. A depressão Madeira é causada pela estagnação do Qi do Fígado.
Características do paciente depressivo Madeira: São pacientes que trabalham duro, são ambiciosos e que subitamente perdem a motivação e a direção, por terem tido, por algum motivo (geralmente o fracasso) forçados a abandonar uma ação (projeto, ambição, emprego, meta, etc.) muito desejada e assim perdem o sentido de viver.
Sintomas presentes:
- Frustração;
- Sensação de opressão;
- Falta de movimento;
- Desgosto e irritabilidade;
- Colapso e prostração;
- Perda de propósito de vida;
- Falta de visão e perspectiva.
DEPRESSÃO POR DEFICIÊNCIA E ESTAGNAÇÃO:
A depressão pode ser classificada em 10 principais características decorrentes da Deficiência e da Estagnação:
Deficiência:
- Deficiência de QI e do Yang do Coração;
- Deficiência de QI e do Yang do Baço;
- Deficiência de QI e do Yang do Pulmão;
- Deficiência de QI e do Yang do Rim;
- Deficiência de QI e do Yang do Fígado.
Estagnação:
- Estagnação do QI do Coração;
- Estagnação do QI do Baço;
- Estagnação do QI do Pulmão;
- Estagnação do QI do Rim;
- Estagnação do QI do Fígado.
Depressão relacionada à Deficiência
Deficiência do QI e do Yang do Coração
Principais sintomas: Falta de alegria, entusiasmo e afeição, falta de amor próprio e pelos outros, sentimento como solidão, e falta de interesse pelas coisas.
Deficiência do QI e do Yang do Baço
Principais sintomas: Preocupação excessiva e sentimentos de insegurança com pensamentos obsessivos, infelicidade com o corpo físico e com o mundo externo.
Deficiência do QI e do Yang do Pulmão
Principais sintomas: Dificuldade em formar e/ou manter vínculos, levando ao isolamento pessoal.
Deficiência do QI e do Yang do Rim
Principais sintomas: Baixa auto-estima, sentimento de incapacidade de realizar coisas e de fracasso, medo de tomar iniciativas, e geralmente desiste fácil dos objetivos.
Deficiência do QI e do Yang do Fígado
Principais sintomas: Falta de auto-confiança, incertezas e dúvidas sobre si próprio.
Depressão relacionada à Estagnação
Estagnação do QI do Coração
Principais sintomas: Bloqueio do fluxo de afeto, dificuldade em expressar os sentimentos, mesmo em relacionamentos mais íntimos.
Estagnação do QI do Baço
Principais sintomas: Dificuldade em expressar afeto em relacionamentos íntimos. Fluxo do afeto estagnado.
Estagnação do QI do Pulmão
Principais sintomas: Sentimento de medo de mudanças e medo de perdas, levando à estagnação nos relacionamentos.
Estagnação do QI do Rim
Principais sintomas: Incapacidade de alcançar seus objetivos por falta de energia, ou por desejos/ metas fora da realidade.
Estagnação do QI do Fígado
Principais sintomas: Incerteza sobre decisões a tomar, frustração, sentimento de estar estagnado na vida e na criatividade em particular, levando à pressão interna.
Depressão relacionada à Deficiência e Estagnação
A depressão pode ter origem da Deficiência e da Estagnação de órgãos e sistemas em comum e diferentes. As combinações que mais são presentes são:
Deficiência do QI do Rim e Estagnação do QI do Rim:
Depressão por não conseguir atingir metas e objetivos almejados, devido à pouca energia de origem constitucional ou por uso demasiado e inadequado desta, apesar de existir vontade forte.
Deficiência do QI do Fígado e Estagnação do QI do Fígado:
Incapacidade de planejar atitudes para melhorar uma situação.
Deficiência do QI do Coração e Estagnação do QI do Coração:
Necessidade de afeto das pessoas, porém com dificuldade em se relacionar e se comunicar.
Depressão relacionada ao Excesso
Depressão Maníaca:
A depressão maníaca pode ser alternada entre Excesso e Irregularidade, apresentando sintomas como hiperatividade, mania com hiperexcitação e comportamento tolo; e entre Deficiência e Estagnação, apresentando exaustão, sentimento de solidão, desespero e desgosto por si próprio.
Depressão e Agressividade:
Este tipo de depressão está ligado à alternação entre a depressão da Estagnação do QI do Fígado, a raiva e a violência do Fogo do Fígado. Este quadro apresenta características gerais da Madeira, podendo se exacerbar com fatores como álcool e menstruação.
Depressão e Ansiedade:
A ansiedade está associada com o Distúrbio do espírito do Coração, levando ao indivíduo a apresentar sentimentos de apreensão, amiúde, alternados com inquietação e insônia. A ansiedade geralmente está baseada na Deficiência do QI, do Xue ou Yin, os quais são responsáveis por manter o Espírito do Coração estável.
TRATAMENTO E SELEÇÃO DE PONTOS
Depressão relacionada ao Elemento Fogo
– Restaurar o Shen;
– Tonificar e relaxar o Coração;
– Equilibrar a razão.
Pontos indispensáveis: C5, C7, e CS7.
Depressão relacionada ao Elemento Terra
– Fortalecer e harmonizar o elemento.
Pontos indispensáveis: E36 e BP6.
Depressão relacionada ao Elemento Metal
– Reforçar o Pulmão;
– cuidar das defesas e da alimentação;
Pontos indispensáveis: P7, P9 e IG4.
Depressão relacionada ao Elemento Água
– Fortalecer e harmonizar o elemento.
Pontos indispensáveis: R6, R3 e R7.
Depressão relacionada ao Elemento Madeira
– Mover e reforçar o QI do Fígado;
– Liberar a tensão.
Pontos indispensáveis: F3 e VB34.
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO:
Atualmente é muito comum as pessoas sofrerem de distúrbios como a depressão, devido ao ritmo acelerado da vida moderna, que resulta em falta de tempo, excesso de trabalho, problemas familiares, diminuindo a qualidade de vida e causando doenças, principalmente psicológicas e emocionais.
Nota-se que o tratamento da depressão através da acupuntura, devido à sua eficiência, ameniza seus sintomas e desconfortos, evitando o uso de medicamentos e obtém o equilíbrio da função emocional.
Este estudo pôde evidenciar os diferentes tipos de depressão na visão oriental , e a importância da escolha do tipo de tratamento a ser realizado através da MTC.