#vemprocetn

Acupuntura no Tratamento de Bursite no Ombro

< voltar

SILVANA GIATTI FURLANETO
KLEBER JOSÉ PEREIRA ALCARDE

Artigo elaborado através da monografia para obtenção do título de especialista em acupuntura, CETN – Bauru 2016.

1- INTRODUÇÃO

A articulação do ombro, por ser a mais móvel do corpo humano, devido ângulo exagerado, favorece a aparição de lesões adquiridas por repetição de movimentos e processos crônico-degenerativos. Acometem crianças, adultos e idosos, homens e mulheres, esportistas e sedentários. Existe uma variedade de doenças que provocam as dores, como a Bursite do ombro. Problema comum entre os idosos, nos dias atuais que impede a realização das mais simples tarefas. Dentro da Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura Sistêmica ou de Microssistemas, é um excelente complemento terapêutico, tratamento capaz de gerar alivio significativo às dores, ampliando os movimentos e devolvendo a qualidade de vida.

No caso da Bursite de ombro, os Medianos acometidos passam pelo ombro são de natureza Yang e Yin, o IG, ID, TA, P, Pericárdio (CS), acometidos por causas externas como movimentos repetitivos, tensão, traumas, a invasão de energias perversas, Xie Qi, como por frio e umidade, e estagnação de Qi e de Xue, provocam um quadro de dor, calor, vermelhidão e inchaço no ombro. O ombro recebe o Gan (Madeira) e o Shen, nos cinco elementos, a Madeira é responsável pelos nervos, tendões e músculos e a Água cuida dos ossos e articulações. A água apaga o fogo, que derrete a Madeira.

2- TRATAMENTO E METODOLOGIA.

Princípios usados para, Eliminar o Calor, Umidade por Frio ou por Calor, remover obstruções dos canais e estagnações de Qi e Xue.

Os pontos que podem ser utilizados para o tratamento na acupuntura são: IG15, IG11, IG4, TA14, VB34. Para analgesia é muito utilizado uma transfixação do E38 para o B57, segundo Maciocia.

Para dor recente, utilizar a técnica de agulhar a área do punho que se relaciona com o local da dor no ombro.

Outro recurso, para diagnóstico, são os pontos Ashi.

3- CASOS

Caso nº 1:

Idade: 67 anos

Queixa principal: Dores que começam no ombro que irradiam para o braço direito, com dificuldades para levantá-lo acima da cabeça; ansiosa.

Língua: No inicio tratamento: saburra branca, vermelha no fundo;

Pulso: forte; Rim, Fígado.

Tempo de tratamento: 2 meses (1 x por semana)

Pontos trabalhados: ID12, ID13, ID14, C2, IG4, VG20, Pontos Ashi, Pontos Extra (A), Yintang.

Aurículo: Shen men, Rim, Fígado, Coração, Baço, Coluna, lombar, Ombro, Ansiedade.

Resultado: Positivo; com alivio na dor, em cada sessão. Ao final de 60 dias, relatou que praticamente as dores que a incomodavam no ombro e braço, haviam sumido. Foi orientada a não cometer excessos com ombros e braços. Não compareceu mais ao tratamento depois disso.

Caso nº 2:

Idade: 66 anos

Queixa principal: Dor no ombro esquerdo que irradiam para a ponta dos dedos, tendinite no ombro e na junção do cotovelo trouxe exame de ressonância para comprovar, coloração no local um pouco vermelha e quente; ansiosa. Apresenta dificuldades para dormir por causa da dor que vem do braço; não acha uma posição confortável .

Língua: pouca saburra de coloração branca, rachaduras no centro; vermelha nas laterais;

Pulso fraco: Coração, Fígado.

Tempo de tratamento: 1 mês (1 x semana)

Já havia feito fisioterapia diariamente (+/- 20 sessões); não obteve resultados satisfatórios.

Pontos trabalhados: IG4, ID12, ID14, VG20, VB13, ID8, IG11, C5, C7, Pontos Ashi, Ponto Extra (A), Moxa no local da dor.

Aurículo: Shem men, Fígado, Rim, Coração, Coluna lombar, Vertebral, Ombro, Ansiedade, Occiptal e Baço.

4- RESULTADOS

Com acupuntura conseguiu fazer os afazeres domésticos; dormiu melhor, diminui o inchaço na junção do cotovelo, coloração voltou ao normal. Após um mês de tratamento resolveu intercalar novamente fisioterapia junto com acupuntura (sistêmica e auricular); relatou que as dores estão voltando; vai seguir somente com Acupuntura.

5. CONCLUSÃO

A Acupuntura, no tratamento da Bursite de ombro, mostrou ser um excelente complemento terapêutico, eficaz no tratamento das dores, dispensando, ou diminuindo recursos utilizados na Medicina Ocidental como, sessões de fisioterapia, dosagens e prolongamento de uso de medicamentos, ampliando os movimentos e devolvendo a qualidade de vida.

Orientado por profa. Brena de O. Benjamin Montanha.

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!