SANDRELI AP. O. RODRIGUES
TÂNIA G. BETTINI
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
Foram realizadas 10 sessões, sendo 05 sessões de drenagem linfática manual isoladamente e 05 sessões de drenagem linfática manual associada à acupuntura, sendo estas realizadas de maneira aleatória. Após as sessões, colheu-se amostra de urina da paciente (zero minuto/60 e 120 minutos); a fim de realizar exames laboratoriais de análise de eliminação de sódio e conseqüentemente a redução do edema.
Na acupuntura, a paciente permaneceu em decúbito dorsal, sendo utilizadas agulhas sistêmicas de 0.25X15mm por 20 minutos nos seguintes pontos: R7/BP6/BP9/P7/VC9.
A voluntária que participou do estudo foi orientada a fazer uma alimentação normal, porém sem exagerar no consumo de alimentos gordurosos, sal, nem qualquer outra substância que esteja fora do seu cardápio habitual, durante os dois dias que antecediam os experimentos.
ANÁLISES
Concentração de eletrólitos: para avaliar a concentração dos eletrólitos (sódio, Cloro e Potássio) foi realizada análise laboratorial de cada amostra. As amostras coletadas foram enviadas a um laboratório de Análises Clínicas logo após a coleta da terceira amostra, onde com equipamento próprio para análise das concentrações dos eletrólitos envolvidos na retenção de líquidos.
RESULTADOS OBTIDOS
Análise da eliminação total de cada eletrólito nas sessões de DML realizadas com e sem a técnica de Acupuntura.
Eletrólitos | Sódio (Na+) | Potássio (K+) | Cloro (Cl-) |
DML | 399,4 | 455,5 | 881 |
DML+ AC | 609,8 | 742,5 | 1780 |
Analisando as amostras de urina coletadas durante as 10 sessões, foi observado que não houve alterações importantes nos parâmetros de cor, odor, glicosúria, hemoglobina, proteínas e corpos cetônicos. Em todas as sessões os parâmetros encontrados estavam dentro dos padrões de normalidade.
A análise das tabelas mostra que, nas sessões de Drenagem Linfática Manual associada á Acupuntura, houve um significativo aumento na eliminação de todos os eletrólitos pesquisados.
A análise mostrou a eliminação do Sódio (Na) – principal eletrólito na formação de edema – que, em cinco sessões de DLM foi de 399,4 enquanto que, na eliminação do mesmo em cinco sessões de DLM + Acupuntura foi de 609,8, concluindo- se que, com a acupuntura, o resultado foi 65,5% mais eficiente na eliminação desse eletrólito.
Na análise de Potássio (K), houve uma eliminação do eletrólito 63% maior nas sessões de DML associada á Acupuntura, e a eliminação do Cloro (Cl) nas sessões com Acupuntura foi maior que 100% da eliminação alcançada com a técnica de DML isolada.
CONCLUSÃO
O presente estudo demonstrou através da análise laboratorial, que a eliminação de eletrólitos por vias urinárias após a Drenagem Linfática Manual foi muito mais eficiente quando associada à Acupuntura.
Pode-se concluir que, além da eliminação da água ,esperada na DML isolada, a acupuntura se mostra muito eficaz manutenção da homeostasia do corpo, eliminando em maior quantidade os eletrólitos excedentes, que podem vir a prejudicar outras funções do organismo.