Ferrari. G. P.; Moretto. G. K. C.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru – 2010.
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao estudo de casos clínicos de pessoas fumantes que desejam parar de fumar com o auxilio da Acupuntura.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo deve ser encarado como doença, que precisa ser prevenida e tratada. O conceito de saúde proposto pela OMS é de uma situação de bem estar físico, psíquico e social. Isso é incompatível com o hábito de fumar, pois o fumante tem a sua saúde minada por diversas doenças provocadas pelo tabaco, além de desenvolver dependência física do cigarro, que por si só já é doença.
O tabagismo é um importante problema de saúde pública. Não existem mais dúvidas quanto aos inúmeros danos que causa à saúde dos próprios fumantes, mas também dos não fumantes (HAGGSTRAM, 2001).
A dependência física, e a abstinência da nicotina, é uma das razões importantes porque muitos fumantes não conseguem parar (CORREA, 2010).
2. OBJETIVOS
- Auxiliar os fumantes a abandonar o tabagismo através do alivio dos sintomas decorrentes da abstinência.
- Comparar a eficácia das técnicas Auriculares: Chinesa e Francesa.
- Identificar as possibilidades e as limitações das técnicas.
3. MÉTODO
3.1 Participantes
Participaram do estudo 15 (quinze) fumantes que se candidataram de forma voluntaria a participar da pesquisa, todos da cidade de Lençóis Paulista- SP.
- Seleção dos Pontos
Técnica Francesa:
Os pontos foram selecionados a partir da proposta de tratamento de Nogier (2006):
- Ponto O’, Ponto da Garganta, Ponto da Olfação e Ponto da Agressividade, Ponto Occipital, Região das Cicatrizes Psíquicas.
Para o tratamento, utiliza-se a orelha direta para pessoas destras e a orelha esquerda para pessoas canhotas. Podendo, às vezes, variar de acordo com a sensibilidade, ou seja, ponto mais dolorido.
O autor indica que o paciente precisa abster-se de fumar 6 horas antes do tratamento. Este critério foi utilizado na pesquisa.
Técnica Chinesa:
- Triangulo Cibernético, Ponto do Coração, Ponto Boca, Ponto do Vicio, Ponto da Mandíbula e Maxilar, Ponto da Ansiedade.
Para o tratamento, utiliza-se a orelha de maior sensibilidade do paciente, podendo esta variar de um atendimento para outro. A sensibilidade é medida com uma pressão localizada na região do ponto IG4, da Acupuntura Sistêmica.
Em ambas as técnicas foi solicitado que o paciente estimulasse os pontos, no mínimo, três vezes ao dia.
4- RESULTADOS
Entre os relatos observou-se que se assemelha aos citados pelo grupo da técnica francesa: perda do interesse pelo cigarro, náuseas, boca amarga e nojo ao levar o cigarro ate a boca. Segue, abaixo, gráfico 1.
Gráfico 1, comparativo entre a técnica Chinesa e Francesa que diz respeito à evolução do tratamento.
Em geral, dos quinze participantes da pesquisa, quatro desistiram dos atendimentos; dois pararam definitivamente de fumar e nove diminuíram pelo menos um terço do que fumavam no inicio, o que consiste num progresso. Conforme representando no Gráfico 2, abaixo.
Gráfico comparativo entre a técnica Chinesa e Francesa, referente à diminuição da quantidade de cigarros, com base nos paciente que fumavam 20 cigarros por dia.
5- CONCLUSÃO
Apesar da nicotina ser altamente viciante, milhões de pessoas conseguiram parar de fumar com sucesso, sendo a auriculoterapia um potente auxiliar no processo. Isso pode ser feito e todos têm um potencial de eventualmente vencer, mesmo que várias tentativas sejam necessárias (CORREA, 2010).
Trabalho orientado por Brena de O.Benjamin Montanha.