#vemprocetn

Acupuntura no tratamento dos distúrbios do sono em pacientes com fibromialgia

< voltar

Cicarello, A. A. L.; Tamarozzi, D. N.; Ribeiro, J. L.; Paulino, M. R. O.
Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao CETN, 2011.

1 – INTRODUÇÃO
A fibromialgia é uma síndrome definida por dor crônica generalizada e em pelo menos 11 dos 18 tender points, pontos dolorosos específicos. É uma síndrome caracterizada por dor muscular difusa, fadiga, sono não-reparador, ansiedade, depressão e rigidez matinal. Os distúrbios do sono, principalmente o sono não reparador, constituem um dos achados mais freqüentes na clínica diária. Estão, geralmente, relacionados às dores crônicas do sistema músculo-esquelético, fadiga crônica e alterações emocionais.

2 – OBJETIVO
O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia da acupuntura na melhora do sono e qualidade de vida em pacientes fibromiálgicos.

3- MATERIAS E MÉTODOS
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela avaliação, tratamento e acompanhamento de 18 pacientes, selecionados, do sexo feminino, com diagnóstico clínico de fibromialgia relatados pelos seus respectivos reumatologistas, com idades entre 22 e 71 anos. Todos foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: apresentar nível cognitivo suficiente para entender os procedimentos, consentir em participar do estudo e assinar o Termo de Consentimento de Participação de Estudo Clínico.

Os critérios de inclusão foram: pacientes com fibromialgia do sexo feminino acima de 18 anos, história de distúrbio do sono, ao exame físico ter pelo menos 11 pontos dolorosos dos 18 pontos pesquisados e relatar alterações na qualidade de vida (Anexo 4).

Os critérios de exclusão foram: alteração psiquiátrica grave, doenças neurológicas graves, gestantes e pacientes que já recebiam algum tratamento por acupuntura.

Todas as avaliações – diagnóstico em MTC, índice de pontos dolorosos, qualidade de vida e qualidade do sono – foram realizadas pelo próprio acupunturista no primeiro e no último dia de tratamento. A partir dos questionários, pode-se demonstrar como os pacientes são capazes de executar suas tarefas diárias e qual a percepção que têm quando as executam.

Foram realizadas 20 sessões de acupuntura, duas vezes por semana, com duração de 20 minutos, com a utilização de agulhas descartáveis de 30 mm de comprimento e 0,25 mm de espessura.

Os pontos escolhidos e suas principais funções energéticas estão relatados a seguir, segundo Yamamura (2009), Focks & März (2008), Kolster et al. (2007) e Maciocia (2007):

EXTRA M-CP-1 -( Sishencong – “Quatro Precauções da Mente”)
EXTRA M-CP-3 ( Yintang – “Palácio da Chancela”)
VG 20 (Baihui – ” Cem Encontros”)
IG 4 (Hegu – Vale de União)
PC 6 (Neiguan – “Portão Interior”)
BP 6 (San Yin Jiao – “Cruzamentos dos Três Yin”)
F 3 (Taichong – “Grande Ímpeto”)
B 62 (Shenmai – “Vaso das Extensão”)

4- RESULTADOS
Em relação a farmacologia usada como tratamento da fibromialgia dos pacientes estudados, relatamos o uso de medicamentos conforme o gráfico 1.

,
Imagem

Gráfico 1. Relação de medicamentos utilizados pelos pacientes em estudo. A: Analgésicos; B: Analgésicos diariamente; C: Analgésicos, se necessário; D: Antidepressivos; E: Antiinflamatórios; F: Sedativos.

Um dado importante que podemos ressaltar foi o índice de tender points como demonstra o gráfico 2.

,
Imagem

Gráfico 2. Relação de tender points na primeira avaliação (primeira sessão) e na segunda avaliação (última sessão).

O instrumento de investigação para a verificação do nível da qualidade de vida dos pacientes fibromiálgicos foi um questionário com perguntas sobre os afazeres domésticos e pertinentes ao dia a dia (Avaliação da Qualidade de Vida, anexo 4), simples e de fácil entendimento, no propósito de que o próprio paciente se conscientizasse das delimitações que a síndrome estaria causando em sua vida. O gráfico 3 resume esta avaliação.

,
Imagem

Gráfico 3. Condições das atividades cotidianas. Coluna azul: primeira avaliação. Coluna vermelha: segunda avaliação. A: Atividades realizadas sem dificuldades. B: Atividades realizadas com dificuldades. C: Atividades nunca realizadas.

Em relação aos dados da Ficha de Avaliação da Qualidade do Sono dos 18 pacientes, observamos que todos sentiam cansaço e fadiga após o despertar na primeira avaliação. Já na segunda avaliação, dos 18 pacientes, apenas 6 pacientes ainda relataram um certo desconforto ao acordar, como ilustra o gráfico 4.

,
Imagem

Gráfico 4. Cansaço e fadiga ao acordar. A: primeira avaliação. B: segunda avaliação.
A sonolência diurna, um item muito importante pois interfere diretamente nas atividades diárias, pode ser observada no gráfico 5.

,
Imagem

Gráfico 5. Sonolência diurna. A: primeira avaliação. B: segunda avaliação.

5 – CONCLUSÃO
Conclui-se que os distúrbios do sono são freqüentes em indivíduos com fibromialgia e podem levar a capacidade funcional dos mesmos.
A acupuntura mostrou-se eficaz na melhora do sono não reparador, qualidade do sono e quantidade de horas dormidas.
Os pontos de acupuntura representam funções terapêuticas que promovem a normalização funcional do organismo, ou seja, o reequilíbrio energético.

Orientado por profa. Paula Regina Milani, adaptado por profa. Brena de O. B. Montanha.

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!