#vemprocetn

Acupuntura no tratamento emergencial da cefaléia

< voltar

Carlos Eduardo De Souza Arêas

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

O presente estudo teve como objetivo principal demonstrar a eficácia da Acupuntura no tratamento emergencial da cefaléia usando apenas dois acupontos TA5 (Wai Guan) e VB8 (Shuai Gu), pelo método de sedação (rotação e pistonagem), buscando o “te chi” em cada acuponto, levando a diminuição do limiar da dor até o seu completo desaparecimento, causando assim o bem estar do paciente.A cefaléia é o termo médico para dor de cabeça. É um dos sintomas mais comuns na medicina, é uma das queixas mais freqüentes de consultas a clínicos, pediatras e neurologistas, fisioterapeutas especializados em osteopatia, acupuntura e cirurgiões-dentistas especialistas em disfunção temporomandibular e dor orofacial e também um dos motivos mais comuns de falta ao trabalho. Ela é um sintoma universal no ser humano. Estima-se que 90 a 100% das pessoas terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida.

Ponto de emergência ou ponto único, surgiu em pesquisa de alguns autores que foram desenvolvendo uma forma de aliviar as dores dos pacientes em situações emergenciais. (JIN KE YU, 2008). É uma técnica dentro da Medicina Tradicional Chinesa que tem por objetivo aliviar imediatamente ou até mesmo sanar por completo alguns sintomas, principalmente “álgicos” que muitas vezes presenciamos em nossos ambulatórios, ou mesmo em situações corriqueiras do nosso dia a dia, como em nossa casa, na rua, no trabalho, numa festa, com pessoas de qualquer idade ou condição física presente. (JIN KE YU, 2008)

O atendimento emergencial visa proporcionar um rápido alívio dos sintomas apresentados pelo paciente sem precisar de outros equipamentos, apenas uma ou duas agulhas em acupontos específicos por alguns minutos ou até mesmo por alguns segundos dependendo da técnica. Na prática clínica, quando a dor é aliviada de uma forma muito rápida “normalmente logo no primeiro minuto do tratamento”, o paciente em si já consegue relaxar mais na sessão, pois, como sua dor já aliviou de imediato, o

mesmo já começa a acreditar mais na eficácia da Acupuntura com todos os recursos que ela pode oferecer, e assim estar mais aberto a resposta energética no tratamento. (ARNALDO Marques Filho, 2009)

O importante é ressaltar que no atendimento de emergência, o principal foco no momento é o alívio do sintoma (pronto-socorro), não visando assim o tratamento global onde estudamos todas as bases energéticas do organismo para tratar a raiz do problema.

A técnica utilizada neste estudo é conhecida na Medicina Tradicional Chinesa como Local/Distante, onde o acuponto VB8 (Shuai Gu) pertencente ao meridiano da Vesícula Biliar é o ponto Local e o TA5 (Wai Guan) pertencente ao meridiano Triplo Aquecedor é o ponto Distante. (MACIOCIA, 2007)

O acuponto VB8 ( Shuai Gu) está localizado diretamente por cima do ápice auricular 1,5 cun acima da linha capilar e sua principal função energética é subjugar o Yang do Fígado, extinguir o Vento Interior, Harmonizar o Estômago e subjugar a rebelião do QI invertido do Estômago e é muito indicado como ponto local para as dores de cabeça, mas também é indicado para tontura, visão turva, sensação de peso na cabeça, desvio do olho e da boca, vômito, inabilidade para comer, dano provocado pelo álcool. (MACIOCIA, 2007).

O acuponto TA5 (Wai Guan) está localizado á 2 cun proximais à parte dorsal do espaço na articulação da mão (prega dorsal de punho), entre o rádio e a ulna e a sua principal função energética é expelir o Vento-Calor, beneficiar os ouvidos, clarear o Calor na cabeça, subjugar o Yang do Fígado, remover as obstruções do canal, além de ser muito utilizado como ponto distal para tratamento das cefaléias, quando sedado produz efeito na cabeça. O uso deste ponto é baseado no relacionamento existente entre os meridianos do Triplo Aquecedor e da Vesícula Biliar, ambos pertencentes ao sistema Meridiano Yang Menor, portanto ele foi escolhido para produzir efeito na área do Yang Menor (que inclui a área do Meridiano da Vesícula Biliar) na cabeça onde a dor ocorre e pelo fato dele ser o Ponto de Conexão e como tal, especialmente adequado para tratar problemas deste Meridiano. (MACIOCIA, 2007).

O estudo foi constituído por quinze pessoas de ambos os sexos, todos residentes da cidade de Sorocaba, e a técnica foi aplicada em sessão única no momento da manifestação da dor de cabeça inserindo agulhas 25 x 30 mm nos acupontos TA5 (Wai Guan) e VB8 (Shuai Gu) através do método de sedação realizando estimulação forte e intensa por manipulação da agulha em “rotação” e “pistonagem” buscando a sensação de QI (sensação de “choque”), em estimulação alternada em torno de dez segundos cada ponto sucessivamente, fazendo breves pausas apenas para averiguar junto ao paciente se o limiar da dor estava diminuindo. Em todos os casos, para se ter um referencial de observação, foi estabelecido um nível de zero (0) a dez (10), o nível em que se encontrava a intensidade da dor, padronizando o início do tratamento de urgência o nível dez (10) e após iniciar a estimulação alternada dos acupontos estabelecidos em uma série de quatro vezes durante dez segundos cada acuponto fazia-se então a breve pausa para observação da diminuição da dor de cabeça onde o paciente relatava o nível em que se encontrava a dor, retomando assim sucessivamente as estimulações de ambos os acupontos alternadamente como descrito acima até o alívio completo.

Os resultados encontrados foram muito satisfatórios e atendeu as expectativas de todos os pacientes participantes deste estudo. Em poucos minutos todos os pacientes que se queixavam de dores de cabeça alcançaram alívio imediato através desta técnica de acupuntura.

, Imagem



OBS.: Os pacientes S.M.A.A., E.M., B.P.M. e C.F.S.A., ao término da sessão relataram estar sem dor de cabeça, restando apenas uma sensação de peso. Nenhum dos pacientes havia ingerido analgésico antes do tratamento. Como já foi dito o importante é ressaltar que no atendimento de emergência, o principal foco no momento é o alívio do sintoma (pronto-socorro), não visando assim o tratamento global onde estudamos todas as bases energéticas do organismo para tratar a raiz do problema, no entanto todos os pacientes foram encaminhados para uma consulta mais detalhada para se obter um diagnóstico mais completo e descobrir as reais causas desses sintomas e lavá-las a um tratamento adequado.

CONCLUSÃO

Os resultados que foram obtidos evidencia que a Acupuntura no tratamento emergencial dos portadores de cefaléia, apresenta eficácia terapêutica como forma única ou coadjuvante de terapêutica utilizando-se de estímulos pelos acupontos em estudo, o TA5 (Wai Guan) e o VB8 (Shuai Gu), levando a diminuição da intensidade da dor até o seu completo desaparecimento em um tempo de quatro a cinco minutos aproximadamente, o que surpreendeu a todos os pacientes que até então tinham uma certa resistência e dúvidas a respeito da eficácia da Acupuntura e conseqüentemente se tornaram abertos a esta antiga arte de cura que é a Medicina Tradicional Chinesa, além da diminuição do consumo medicamentoso com seus efeitos colaterais.

Atualmente o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. E o que pode se observar por este estudo é que a acupuntura é eficaz e regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.

whats app