LETÍCIA KEIKO KOHARATA
WESLEI FERREIRA ALVES
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
A medicina tradicional chinesa (MTC) considera o estado de saúde do individuo consequência do equilíbrio existente entre sistemas internos e externos, físicos e psíquicos. O paciente não é visto como parte e sim como todo, não há diagnostico e tratamento de um órgão isolado, mas sim de uma única unidade indissolúvel. ( Oliveira , Oliveira,2011)
A cefaleia segundo a MTC é a representação de distúrbios energéticos oriundos de fatores como: saúde geral dos pais no momento da concepção e das condições da gravidez, emoções, excesso de trabalho e de atividade sexual, dieta desequilibrada, traumas e fatores patogênicos externos. ( Maciocia,1996)
Segundo Maciocia (2007) os canais yang do corpo se reúnem na cabeça e as dores de cabeça são definidas conforme sua localização e o meridiano afetado.
Assim como na visão ocidental a cefaleia é subdividida e possui características especificas para cada tipo conforme descrito abaixo:
Cefaleia shao yang – Acomete a região temporal, correspondente ao meridiano da Vesícula Biliar, associa-se a repressão de emoções e pode ser oriunda de estagnação de Qi e Xue (Sangue) no ponto do grupo King do canal de energia unitário Shão Yang, tendo como principal etiologia a plenitude por ascensão do yang do fígado. (Yamamura, Ysao, 2010). Os principais sintomas são: dor pulsátil, geralmente unilateral na região temporal com irradiação para a nuca, fronte e olho todos no canal de energia da vesícula biliar, muitas vezes associa-se a vertigens, náuseas, vômitos e irritabilidade. (Auteroche, Navaih,1992)
Cefaleia Tai Yang – O casionado por estagnação do Qi nos canais de energia da Bexiga ou por deficiência do Shen( rins) localiza-se na região occipital e geralmente esta acompanhada de rigidez de nuca e pescoço, apresenta-se em forma surda com sensação de vazio da cabeça agravado por fadiga. (Yamamura, 2001)
Cefaleia Yang Ming – Acomete a região frontal e pode ocorrer devido aos seguintes fatores: calor no estomago característico de dor intensa, gastralgia, regurgitação, fome excessiva, halitose, sensação de calor e ponto E-8 extremamente dolorido; deficiência de xue (sangue) caracteriza-se por dor no vértex do tipo surda acompanhada de tonturas, visão turva, insônia, palpitação, língua pálida, zumbidos e câimbras musculares já o vazio de energia do estomago e do baço/pâncreas causam ascensão do Qi e da umidade para a região frontal causando uma dor do tipo surda com sensação de cabeça pesada, fraqueza nos membros e empachamentos pós – prandeal. (Auteroche, Navaih,1992)
Cefaleia Ye Ying – Ocasionada por invasão de energias perversas como o frio e a umidade no meridiano do fígado, tal invasão causa dor no topo da cabeça com melhora ao repouso, geralmente esta associada á manifestações nervosas como histerismo, choro e gemidos podendo haver náuseas, vômitos biliosos, vertigens e insônias. (Yamamura, 2001)
O aspecto emocional do individuo é um fator importantíssimo e muitas vezes é o causador principal das cefaleias uma vez que a raiva gera a ascensão do yang do fígado, a preocupação considerada uma causa indireta estagna o Qi do pulmão e do coração levando a uma ascenção do yang do fígado e o medo é principal responsável pela deficiência do Rim e pela ascensão do Yang do fígado. (Rodrigues, 2001)
TRATAMENTO ORIENTAL DAS CEFALEIAS: Assim como na medicina Ocidental o tratamento eficaz é o estabelecido mediante a um diagnóstico preciso, a MTC utiliza a visão, a audição, o tato e as perguntas para definir o agravo da saúde. A consulta pode levar minutos ou horas o terapeuta questiona fatos desde a infância até os tempos atuais incluindo fatores alimentares, emocionais, hábitos de vida e costumes. (Araujo,2011)
O exame físico trata-se da observação e ou palpação do pulso, língua e pontos doloridos. A energia dos Zang Fu sobem para nutrir a língua dessa forma nos possibilita a identificação de alteração e mudanças patológicas dos mesmos, o pulso determina a localização da doença e a capacidade funcional dos órgãos e vísceras indicando ainda o estado de força, fraqueza, excesso ou insuficiência, já a palpação e localização dos pontos de dor norteia o terapeuta quanto ao canal de energia afetado e quanto ao tipo de dor uma vez que, dores originadas do vazio melhoram mediante a pressão e as dores ocasionadas pelo excesso pioram com a pressão. ( Marques Filho, 2009)
A dieta , o exercício energético e os fármacos a base de animais e vegetais fazem parte da terapêutica Oriental , no entanto a acupuntura é terapêutica mais utilizada e conhecida , devido as suas múltiplas indicações, ausência de efeitos colaterais, liberação endógena de neurotransmissores e analgesia , promovendo a harmonização e fortalecimento de órgãos, vísceras e do individuo como um todo. ( Wink, 2007)
O tratamento das cefaleias por acupuntura consiste no estimulo de pontos superficiais á pele correspondentes aos meridianos energéticos, tais pontos são estimulados por técnicas e materiais como: ventosas, moxas, massagens, laser, correntes elétricas, agulhas entre outros. ( Wen, 2008)
Além da acupuntura sistêmica estudos demonstraram bons resultados quando associada á outras técnicas, como a acupuntura escalpeana, a auriculoterapia e a craniopuntura de Yamamoto. ( Azevedo,2008)
A acupuntura escalpeana baseia-se na anatomia e na fisiologia do sistema nervoso com ação sobre o sistema nervoso autônomo, alterando níveis de frequência cardíaca, pressão arterial e eletroencefalograma, a terapêutica consiste na inserção de agulhas no couro cabeludo. ( Hsing,1995)
Em 1990 a Organização Mundial de Saúde, passou a considerar a auriculoterapia um microsistema capaz de promover a manutenção e a promoção da saúde em diversas patologias, pois o pavilhão auricular reúne os 12 meridianos e há pontos correspondentes ás estruturas e funções orgânicas ( Souza,1991).
A Ynsa ou craniopuntura de Yamamoto teve início na China, também é um microssistema baseado na região da cabeça, onde se encontram os 12 meridianos a resposta ao tratamento é imediata e pode ser utilizada para doenças agudas e crônicas com excessão de pessoas com distúrbio da coagulação sanguínea.( Mehret et al, 2010)
O Tratamento das cefaleias segundo a MTC pode ser por eliminação da origem, da manifestação clinica ou pela junção dos dois anteriores sendo esse o mais completo e adequado. ( Neves, 2009)
O Terapeuta deve estar concentrado e deve dirigir suas energias para o procedimento, as sessões duram em media uma hora e frequência variável conforme patologia, mas para doenças crônicas indica-se uma sessão uma vez por semana. ( Araujo, 2011)
Segundo Neves (2009) o procedimento da Acupuntura sistêmica para dores de cabeça inicia-se com a harmonização e equilíbrio do yin /yang do individuo através da punção bilateral dos seguintes pontos : IG4, E 36, IG 11 e F3. A seguir estão as combinações dos acupontos para as diferentes formas de cefaléia, conforme proposta de Yamamura,Y e Yamamura, M.L (2010).
Cefaleia Shao Yang
Harmonizar a plenitude do Gan-Yang (fígado Yang) com os pontos: B18, F14, F3, VB34 e F8
Circular o Shao Yang com: TA2, TA3,VB41,VB 43
Tonificar o Yin com : R3, R7, R10, VC5, VC7
Pontos Locais: VB20, VG20 e VB 14, Yintang e Taiyang.
Cefaleia Tay Yang
Tonificar o Shen (Rins) com B11, B23, VG4, VC4, R3, R7, VC5, VC6, VC7.
Fortalecer a região Occiptal com VC23, VG14,VG16, VG20.
Circular o Tai Yang com ID2, ID3, B65, B66.
Cefaleia Jue Ying
Harmonizar o Gan ( Figado) com B18, F14, F3,F2
Dispensar o Vento com IG4, IG11, VG16, VB20
Fortalecer a região cefálica com IG4, VG20,B10, VB8 e Taiyang
Cefaleia Yang Ming por calor no estomago
Harmonizar o Wei-Re ( Calor no estomago) com B21, F13, E42 e E44
Circular o Yang Ming com IG4, IG11, E36 e VG14 para apagar o calor no Wei ( estomago)
Circular o Qi da região Frontal com E8, VB14, Yintang e Taiyang
Ponto A e Estomago do YNSA
Cefaleia Yang Ming por vazios de energias do estomago e do baço/pâncreas
Tonificar o aquecedor médio com B22, CV10, VC 12 e VC13
Tonificar o Baço/Pancreas com B20, F13, BP3, BP6 e BP2
Tonificar o estomago com B21, E25 e E42
Fortalecer o Yang com VG4 e VC4
Circular o Yang Ming com IG4 e E 36
Circular o Qi da região frontal com E8, VB14, Yintang e Taiyang
Cefaleia Frontal por deficiência do Xue
Tonificar o Xue com BP10, B17, B18, B20 e B23
Tonificar o fígado com B18, F14, F3 e F2
Circular o Yang Ming com IG4 e E36
Circular o Qi da região frontal com E8, VB14, yintang e Taiyang.
Discussão : A dor de cabeça é a afecção mais comum na população brasileira e sua causa relaciona-se principalmente com stress, agitação distúrbios do metabolismo, hábitos de vida e reações infecciosas. Tal patologia interfere diretamente na qualidade de vida e nos padrões sócios econômicos do individuo. ( Pinto et al, 2007)
Os estudos demonstram que a eficácia do tratamento farmacológico isolado é relativamente baixa a médio e principalmente á longo prazo, acarretando efeitos colaterais e indesejados ao paciente.
Dessa forma a acupuntura ganhou espaço e destaque na medicina ocidental e passou do campo empírico para o científico , pós investigações clinicas comprovando seus efeitos analgésicos, relaxantes, ansiolíticos, além da liberação de neurotransmissores como endorfina e encefalina.
Segundo Wink (2005) a união da técnica de acupuntura com auriculoterapia foi capaz de tratar a cefaleia, diminuir a dor, aumentar o bem estar, melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade.
Costa e Aguiar ( 2009) relatam que um estudo feito pela Universidade Duke comprovou melhores resultados com a acupuntura do que com os medicamentos para o tratamento das cefaleias diminuindo a intensidade e a frequência das crises nos pacientes submetidos a terapêutica ocidental.
A Medicina Tradicional Chinesa não trata apenas a dor de cabeça, mas sim o individuo como um todo, já que considera a patologia um desequilíbrio da energia vital proveniente de fatores climáticos e emocionais.
Sendo a sim a acupuntura tem sido amplamente utilizada para tratamento e profilaxias das cefaleias primárias.
CONCLUSÃO: O presente trabalho buscou ampliar e comprovar os benefícios da acupuntura para o tratamento das cefaleias primárias através da revisão bibliográfica . Dessa forma pode-se concluir que a acupuntura libera substancias neuroquímicas e é responsável por um efeito analgésico e relaxante proporcionando aos portadores de cefaleia primária uma melhor qualidade de vida e ausência de efeitos colaterais, já que diminui ansiedade, depressão e aumenta o bem estar do individuo.
A terapêutica Oriental destacou-se quando estudos comprovaram seus resultados para tratamentos e profilaxias das cefaleias primarias, como sendo método único e exclusivo sem efeitos colaterais e indesejados, passando a complementar terapêuticas farmacológicas.