MARIANA DE ROSA ABREU
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir – CETN
Foram tratadas, 10 mulheres, encaminhadas por uma profissional da área da Psicologia (psicanalista), com idades entre 50 e 60 anos, apresentando queixa de depressão pós-divórcio, com sintomas de baixa estima, insônia, perda da vontade de viver. Todas estavam sendo acompanhadas por um profissional da área de Psiquiatria durante o tratamento e sendo medicadas com Fluoxetina com doses diárias de 40mg. As pacientes já estavam em andamento com a terapia e medicamentos à aproximadamente um ano, e sem obtenção do resultado esperado.
O tratamento foi iniciado em Outubro de 2008, e encerrado em Abril de 2009. Mensalmente era realizado um questionário de acompanhamento da evolução no tratamento, e semanalmente o Acupunturista ouvia as queixas e os progressos ocorridos durante a semana.
As aplicações foram realizadas semanalmente, sem interrupção. Todas as pacientes, após a sessão, iam para casa com reforço de semente de mostarda nos pontos tratados, orientadas a estimulá-los por diversas vezes durante o dia, e retirá-los na noite anterior à sessão.
Vale ressaltar que o tratamento de Auriculoterapia Francesa não trabalha com sementes de mostarda. Neste caso, as pacientes optaram pelo uso da semente, pois não se adaptaram com as agulhas semipermanentes.
A combinação de pontos auriculares foi a mesma para todas as pacientes. Os pontos selecionados estão demonstrados na figura abaixo:
Figura 1: Representação dos pontos utilizados no tratamento.
Pontos utilizados:
1 – Ponto do olho R – Ponto R (ponto da psicanálise)
3 – Ponto dos maxilares
4 – Ponto dos pulmões
6 – Ponto do estômago
16 – Ponto-guia do trigêmeo
17 – Ponto-guia da agressividade
Foram inseridas agulhas (0,20 x 13 mm) em todos os pontos demonstrados na figura, durante 20 minutos, e em seguida, colocadas as sementes de mostarda, também em todos os pontos.
Deve ser ressaltado que o ponto R, só deve ser utilizado quando o paciente estiver realizando sessões terapêuticas com um Psicanalista, pois o ponto traz o reaparecimento de memórias ocultas do inconsciente.
Uma vez por mês era realizada uma reunião, entre Acupunturista e Terapeuta, com a finalidade de complementar e acompanhar o andamento do tratamento.
Após 26 semanas de tratamento contínuo, foram obtidos resultados muito satisfatórios com a maioria das pacientes. Todas foram encaminhadas ao consultório em estado crônico, e estão hoje, com os sintomas bem amenizados. Das dez pacientes que iniciaram o tratamento, quatro já não estão mais utilizando o medicamento (fluoxetina), cinco reduziram a dosagem do medicamento e uma não obteve resultado positivo no tratamento.
As pacientes que deixaram de usar o medicamento compareceram em todas as sessões de auriculoterapia e de terapia, não havendo interrupção em nenhum dos tratamentos. As pacientes que conseguiram reduzir a dosagem do medicamento se ausentaram em algumas sessões tanto de auriculoterapia como na terapia. A paciente que não obteve resultados positivos foi em decorrência de diversas ausências nas sessões de auriculoterapia e terapia. Notou-se também, falta de interesse por parte da paciente com o tratamento.
Os resultados começaram a aparecer a partir da terceira semana de tratamento e após a décima quinta semana a dosagem do medicamento começou a ser reduzida.
A tabela apresentada abaixo demonstra a evolução do tratamento de cada paciente ao decorrer das 26 semanas:
Tabela 1: Acompanhamento da evolução das pacientes.
* Alta do medicamento dada pelo Psiquiatra respectivo de cada paciente.
Foram pesquisadas diversas fontes de informação, sobre pacientes com Depressão, tratados com Auriculoterapia Francesa para comparação de dados e não foram encontrados resultados significativos, de tratamentos acompanhados por Acupunturistas, Psiquiatras e Psicanalistas em conjunto.
Após as 26 semanas de tratamento, pode ser concluído que o tratamento de Auriculoterapia Francesa em casos de Depressão, foi eficaz na maioria, principalmente quando houve comprometimento total do paciente.
É possível se afirmar que, trabalhando os pontos auriculares, juntamente com acompanhamento Psiquiátrico e Terapêutico dos pacientes, o resultado obtido foi melhor que se trabalhando cada um deles separadamente.
Todas as pacientes, já faziam tratamento durante aproximadamente um ano com medicamento prescrito pelo Psiquiatra e terapia, sem obtenção de resultados significativos. Com a introdução da Auriculoterapia Francesa, algumas deixaram de usar o medicamento e quase todas reduziram a dosagem que utilizavam no inicio do tratamento.
Outro fator importante verificado foi que, se o paciente não quer se ajudar, de nada adianta o tratamento. Especificamente, neste trabalho, uma paciente não se comprometeu, em nenhum dos tratamentos. Foi a única que não obteve resultados satisfatórios.
A amostragem positiva concluída neste trabalho possibilita o alavancamento de recuperação de saúde psíquica dos pacientes com maior rapidez. Concomitante esta recuperação, a grandeza do todo envolve âmbitos globais tais como: âmbito familiar, laboral, social, econômico, etc., onde foi observado em reavaliação semanal, conforme relato dos próprios pacientes, um crescimento evolutivo positivo em todos os aspectos citados.
A auto estima é sem dúvida um dos aspectos que conseguimos em parceria com os outros profissionais da saúde envolvidos recuperar nos indivúduos tratados, assim bem como o amor próprio, a autoconfiança, a centralização, a determinação, o amor à vida, etc.
Concluo que o tratamento de auriculoterapia francesa em casos de depressão, é de suma importância no trabalho de equipe multidisciplinar, pois mostrou-se com grande percentual de resposta positiva agregando saúde em seus propósitos.
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!