#vemprocetn

Avaliação da eficácia da acupuntura sistêmica no tratamento da obesidade

< voltar

MANZINI, A. C.; ISHIDA, L. M.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru – 2010.

1- INTRODUÇÃO

Antigamente a obesidade era vista como sinal de prosperidade e saúde, porém com o passar do tempo essa visão foi modificada, e através de vários estudos, sabemos que a obesidade pode trazer danos irreversíveis ao nosso organismo.

Atualmente, podemos notar o aumento da obesidade em todas as idades e por este motivo, crescem cada vez mais os estudos que comprovam os seus malefícios e técnicas eficazes para o seu controle. Além de ser um problema estético, sabe-se hoje que é um problema que afeta a saúde, o psicológico e o social.

A acupuntura através de seus acupontos visa estabelecer o equilíbrio do organismo.

Entre os diversos tratamentos em estética da área das terapias alternativas, um dos que vem ganhando cada vez maior aceitação entre pessoas é a Acupuntura.

Originária na China há mais de 4000 anos, esta terapia baseia-se na existência de uma energia vital, denominado de Chi ou Qi, circulando no corpo gerando o estado de saúde. (MACIOCIA, 1996)

Se ocorrer alguma condição interna ou externa que bloqueie o fluxo de energia, surgem distúrbios que resultam nas mais diversas patologias. Este bloqueio pode ser corrigido através de diversos métodos. No caso da Acupuntura são usadas agulhas para esta finalidade, aplicada sem pontos específicos. Na estética, a Acupuntura é bastante utilizada para diminuição de gordura localizada. As regiões em que se concentram no corpo da mulher são os quadris, glúteos e barriga estando relacionada com a herança genética e fatores hormonais. Uma pessoa pode ter um corpo bom e acumular gordura em alguns destes locais predisponentes. A gordura localizada, no entanto, é uma patologia do tecido gorduroso, em que a gordura se acumula em locais determinados mais que em outros locais. (FORNAZIERI, 2005)

De acordo com Fornazieri (2005),a acupuntura associada à eletroestimulação no tecido adiposo tem ação antiiflamatória, que ao modificar a permeabilidade celular, corrige as retenções hídricas, uma ação vasodilatadora que ativa a microcirculação local, facilitando a eliminação das toxinas e dos produtos de degradação das gorduras com uma ação hidropolítica e combate a flacidez muscular regenerando o tecido da área afetada.

2- OBJETIVOS

2.1 – Objetivo geral
Avaliar o resultado do tratamento de acupuntura na redução de peso em pacientes obesos.

2.2 – Objetivos específicos
Verificar a média de redução no peso a cada semana.
Verificar a média de redução de peso no final do tratamento.

3. MÉTODO
Este trabalho foi desenvolvido em uma clínica de estética na cidade de Botucatu-SP, no período do dia 04 de outubro de 2009 a 04 de janeiro de 2010, sendo realizadas dez (10) sessões em cada paciente, com prévia autorização e esclarecimento do mesmo. (anexo 1) O protocolo foi aplicado em dez (10) pacientes com idade entre 25 e 50 anos. Como critérios de inclusão, os voluntários deveriam ser obesas com IMC maior que 30,1 Kg/m2 e concordar a ser submetidos à acupuntura sistêmica, acupuntura auricular, à moxabustão e à eletroestimulação. Os materiais utilizados foram: Balança digital da marca G-Tech, divã para o paciente permanecer em repouso durante a execução da sessão, aparelho de eletroacupuntura marca Hwato, álcool a 70%, algodão hidrófilo, ficha de avaliação, agulhas descartáveis de inox, tamanho 0,30 x 0,40 mm da marca DONGBANG, sementes de mostarda, micropore e moxabustão de carvão.

Na Acupuntura as agulhas devem ser colocadas perpendiculares, em ângulo de 5° a 15°, que permaneceram por 20 minutos com ou sem a eletroestimulação pelo aparelho Hwato com ondas regulares ou modo burst e freqüência de 20Hz. Para a avaliação da redução do peso, foi realizado a pesagem de cada paciente no início da primeira sessão e no final da décima sessão.

Estudo quantitativo e qualitativo avaliado com dados colhidos a partir do resultado do tratamento de acupuntura sistêmica, utilizando pontos e técnicas variadas em cada sessão.

Foram realizados três conjuntos de pontos sendo realizados um conjunto a cada sessão, sendo repetidos por três vezes, totalizando nove sessões, e a décima foi repetido o segundo ciclo.

Na primeira, quarta e sétima sessão, foram utilizados os seguintes pontos: E25,E36, TA8, BP6, P7, CS6, R3, Yin Tang, VC12, CS5, onde todos os pontos foram estimulados com agulha por 20 minutos, exceto os pontos E25,36 e BP6 que foram estimulados com moxabustão.

Na segunda, quinta, oitava e décima sessão, foram utilizados os seguintes pontos: VG20, VC17, VC12, VC9, VC4, IG4, E25, BP6 e CS6. Do lado direito foram estimulados os pontos VC17, VC9, E25, e o ponto BP6 foi estimulado com eletroestimulador. Do lado esquerdo foram estimulados os pontos VC12, VC4, E25 e o ponto BP6 novamente com eletroestimulador. Os pontos que foram estimulados por 20 minutos e com o eletroestimulador a uma freqüência de 20hz, porem os 10 primeiros minutos com ondas regulares e os outros 10 minutos em modo burst para não haver acomodação do estímulo.

Na terceira, sexta e nona sessão, foram utilizados os pontos Yin Tang, E34, BP4, CS5, E40, VG20, VC17, BP9, F13 e BP6.

Em todas as sessões foram realizadas a auriculoterapia com os seguintes pontos: Shen Men, Estômago, Fígado, ponta da fome, ponto da sede, cérebro, subcórtex e ansiedade.

4. RESULTADOS

Os resultados ao final das 10 (dez) sessões foram muito satisfatórios, pois a acupuntura estética conseguiu reduzir o peso dos pacientes significativamente.. Observou-se também que assim como Pollock e Wilmore (1993), os pacientes apresentavam alterações psicológicas e transtornos sociais em potencial, e com a redução do peso corpóreo realizada no tratamento com acupuntura, houve um aumento significativo da auto-estima e um melhor convívio social com estes pacientes.

5. CONCLUSÃO

Com este trabalho, podemos concluir que a acupuntura sistêmica associada à acupuntura auricular se mostra eficaz na redução de peso em obesos, e que além deste benefício, diminui a retenção hídrica, melhora o tônus muscular e a aparência da pele.

Nos 10 pacientes a acupuntura se mostrou bem vantajosa diminuindo em média 8,400Kg em cada paciente, melhorando sua saúde, estética e auto-estima, proporcionando melhora nas condições fisiológicas do corpo e manutenção na qualidade de vida.

Trabalho orientado por Brena de O.Benjamin Montanha.

whats app