SALLES, A. C. T.; FREITAS, M. R. D.; CREPALDI, T.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru – 2011.
1. INTRODUÇÃO
Para a acupuntura a Tensão Pré-Menstrual (TPM) pode ocorrer por excesso ou deficiência. Os padrões de excesso se classificam por Estagnação de Qi do Fígado e por Mucosidade Fogo. As deficiências são classificadas por Deficiência de Sangue do Fígado, Deficiência Yin do Fígado, Deficiência Yin do Rim, Deficiência Yang do Baço-Pâncreas e Deficiência Yang do Rim.
Segundo Maciocia (2000), a Estagnação de Qi do Fígado é a maior causa da TPM e tem como principal fator etiológico à sobrecarga emocional que se manifestada por sentimentos como raiva, frustração e ressentimento. Além dos sintomas emocionais estão presentes os sintomas físicos como cefaléia, distensão mamária e cólica abdominais.
A Estagnação de Qi pode perdurar por um longo período de tempo e dar origem ao Fogo ou Estase do Sangue (ROSS, 1997). Os sintomas como raiva, frustração e ressentimento podem transformar a Estagnação de Qi do Fígado em Fogo do Fígado. O estresse emocional leva à Deficiência de Sangue e a Deficiência Yin do Fígado, proporcionando condições para a subida de Yang do Fígado e do Fogo do Fígado. No caso do sintoma de cefaléia, pode ser uma cefaléia por excesso ou por deficiência. O fogo tem a tendência de ascender durante o período menstrual, quando o Qi do canal Chon Mai se rebela em ascendência, isto causa a cefaléia antes ou durante o período menstrual, que se caracteriza como uma cefaléia pulsátil, na região temporal, não melhorada pela pressão e muitas vezes acompanhada de náuseas e vômitos. Se a cefaléia for do tipo deficiente, esta poderá surgir a partir de uma deficiência de Qi e de sangue do Baço. O Vaso Maravilhoso Chong Mai é responsável por mover o sangue (Xue) no útero e por controlar a menstruação. No final do período menstrual esse vaso encontra-se em estado de vazio, devido a deficiência de sangue após o fluxo menstrual. Se o sangue estiver em deficiência, não consegue nutrir o cérebro causando a cefaléias por deficiências, que geralmente aparecem no final do período menstrual.
A Estagnação de Qi e de Sangue do útero e a invasão de Frio e Umidade no útero podem causar a dismenorréia. Quando a dismenorréia é causada por Estagnação de Qi e de Sangue, a dor inicia-se um ou dois dias antes da menstruação, acompanhada por sensação de distensão no abdômen e nas mamas, fluxo menstrual de cor escura, com coágulos, tensão e irritabilidade pré-menstruais. Nesses casos a dor alivia com a eliminação do fluxo menstrual e dos coágulos presentes. Quando a dismenorréia é causada por invasão de Frio e Umidade, a dor abdominal ocorre antes ou após a menstruação, o sangue menstrual é escasso e a coloração é vermelho brilhante com coágulos, sensação de frio e dor nas costas. O alívio da dor pode ocorrer com a aplicação de calor, através da moxabustão.
A Deficiência Yang do Baço e do Rim e a Estagnação de Qi podem causar o edema ou inchaço. Quando é causado por Deficiência Yang do Baço e do Rim, o edema ocorre antes ou durante o período menstrual, apresentando fluxo menstrual abundante, dor nas costas, cansaço, frio e fezes soltas. Quando o edema é causado por Estagnação de Qi, pode aparecer antes do período menstrual, acompanhado por distensão abdominal e irritabilidade e manifestar-se nas mamas, abdômen, mão ou tornozelos (MACIOCIA, 2000).
A Deficiência de Sangue pode causar as erupções cutâneas, conhecidas como acne. As erupções aparecem antes da menstruação e podem persistir após o período menstrual. As erupções aparecem no período menstrual porque é quando o sangue está no estado de deficiência e propenso a invasão de Vento-Calor, comum quando já existe um quadro de deficiência Yin do Rim (MACIOCOA, 2000). O sangue em deficiência pode desenvolver Vento-Calor por si só ou Vento-Calor induzido por uma dieta, com o consumo excessivo de alimentos de natureza quente ou apimentado, principalmente quando ingeridos por uma pessoa com constituição Yang do Yang.
A Deficiência de Sangue e a Ascensão Fígado ou Fogo do Fígado podem causar a insônia, que pode se manifestar de várias formas, como dificuldade para adormecer, acordar durante a noite sono inquieto, sono agitado com a presença de muitos sonhos. A Deficiência de Sangue, deixa de nutrir a mente impedindo um sono reparador, já que esta tem uma ligação direta com o sangue. Já a Ascensão Yang do Fígado, causa uma inquietação mental afetando a qualidade do sono, pois o estresse emocional afeta a mente e provoca um desequilíbrio energético (MACIOCIA, 1996).
2. OBJETIVOS
Investigar a eficácia da auriculoterapia e da acupuntura sistêmica para a diminuição dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual.
Comparar os resultados obtidos em ambas às intervenções para o tratamento da Tensão Pré-Menstrual.
3. METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa exploratória, controlada com análise dos dados coletados. Foram entrevistadas casualmente 15 mulheres com participação voluntária. Os dados foram coletados através de um questionário, após assinatura o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, tendo disponibilidade de horário para submissão das sessões e sem fazer uso de qualquer tipo de pílulas anticoncepcionais. A pesquisa foi realizada nas residências dos participantes. Foi utilizado um instrumento de levantamento de sintomas pré-menstruais antes do início do tratamento para selecionar apenas mulheres com sintomas de Ascensão de Yang de Fígado, sendo reaplicado após a última sessão. A amostra foi constituída por 6 mulheres, com faixa etária de 20 a 50 anos de idade, sendo 3 pessoas para cada grupo: um primeiro, denominado grupo 1, composto por mulheres que receberam intervenção em auriculoterapia e um segundo, denominado grupo 2, composto por mulheres que receberam intervenção de acupuntura sistêmica. As mulheres do grupo 1 e grupo 2 foram submetidas a um total de 10 sessões de tratamento.
No protocolo de tratamento para a auriculoterapia, foram utilizadas apenas agulhas semipermanentes de 0,2mm. A sessão durava em média de 10 a 15 minutos, sendo mantidas as agulhas por 7 dias até a próxima sessão. As pacientes foram orientadas para a retirada das agulhas caso houvesse algum desconforto. Foram utilizados em nossas intervenções os seguintes pontos: Yang do Fígado, Estômago, Ansiedade, Shen-Men, Útero, Rim, Fígado e Tronco Cerebral.
Para a acupuntura sistêmica, o protocolo de tratamento consistiu apenas em puncionar em tonificação ou sedação, retendo as agulhas por 20 minutos. A sessão durava em média de 20 a 30 minutos. Os pontos utilizados no protocolo de acupuntura sistêmica foram os seguintes: Vaso Maravilhoso Yang Quiao Mai, F3, IG4, F8, BP6, F2 e Yintang.
4. CONCLUSÃO
Diante das informações obtidas neste trabalho, pode-se afirmar que as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), entre elas, a acupuntura apresentam resultados satisfatórios para o tratamento da Tensão Pré-Menstrual, em especial, a acupuntura sistêmica e a auriculoterapia.
Após as intervenções realizadas nas pacientes atendidas neste estudo qualitativo, conclui-se que os sintomas da Tensão Pré-Menstrual, principalmente os relacionados à ascensão de yang do Fígado, puderam ser bastante amenizados na maioria das mulheres tratadas, tanto com a auriculoterapia quanto com a acupuntura sistêmica, devolvendo qualidade de vida e promovendo alívio dos sintomas desta síndrome.
A partir dos sintomas da TPM caracterizados pela ascensão de yang do Fígado e das técnicas da acupuntura, foram realizados protocolos de pontos com a função de promover um equilíbrio nos padrões energéticos, funcionais e orgânicos relacionados à Tensão Pré-Menstrual.
Desta maneira, foi possível observar certa vantagem na aplicação da técnica de auriculoterapia, por ser mais rápida e de fácil realização, tendo um baixo custo com os materiais utilizados para o tratamento, podendo-se obter os mesmos resultados da acupuntura sistêmica.
Pode-se concluir que visto do ponto da Medicina Tradicional Chinesa, o paciente deve ser avaliado, diagnosticado e tratado em caráter individual e de maneira holística, resgatando o equilíbrio interno e externo do indivíduo.
Trabalho orientado por Prof. Marcelo Milanda.
Adaptado por Profa. Brena de O. B. Montanha.