#vemprocetn

Benefícios da Acupuntura na alergia de pele por estresse: estudo de caso.

< voltar
Imagem Iustrativa – Envato

ARTIGO BASEADO NO TCC DO ALUNO ALBERTO M. NAGASHIMA para conclusão do curso de pós graduação em Acupuntura do CETN BAURU.

Estudos mostram que acupuntura sistêmica é um tratamento eficiente para redução e controle de alergias crônicas e também a auriculoterapia chinesa, que usa como método, propriedades reflexas do pavilhão auricular para tratar várias desordens do corpo. Ambas são utilizadas para tratamento de muitas enfermidades dolorosas, inflamatórias, alérgicas de caráter funcional e outras. São técnicas da medicina tradicional chinesa, que se baseia nas estruturas do organismo que devem estar em equilíbrio pela atuação das energias Yin e Yang. O desequilíbrio propiciado pelo stress desencadeia uma série de detrimentos aos diversos setores da vida. A presença de stress pode desencadear o desenvolvimento de inúmeras doenças e propiciar um prejuízo para a qualidade de vida e produtividade do ser humano. Tendo como base nestes acontecimentos, a MTC pode ser um instrumento eficaz de avaliação e tratamento da presença do stress por visar à reorganização homeostática do organismo.

Neste estudo de caso, foi verificada a importância do método de acupuntura sistêmica e auriculoterapia chinesa em uma paciente com alergia de pele, gerada por ansiedade e estresse, bem como a influência da MTC para a melhora do quadro alérgico e em sua qualidade de vida. Como critério de inclusão para este estudo de caso a paciente deveria apresentar alergia crônica a mais de 3 meses.

Mulher, 37 anos relatou que há 4 anos apresentava quadro alérgico de pele, exibindo vermelhidão e prurido com piora nas alterações climáticas, acentuadas no verão.Com o passar dos meses, notou que não só as alterações climáticas e de contato traziam irritações na sua epiderme, como também quadros de estresse emocional do cotidiano. No último ano de faculdade estas irritações pioraram de forma acentuada, e após o ano de 2016 se tornou permanente. Passou por avaliação médica dermatológica, sendo orientada a utilizar um hidratante e pomada tópica. No início sentiu alívio, mas no ano de 2018 as crises retornaram, e mais uma vez por intermediação de outro médico dermatologista fez uso de hidratante e um adesivo a base de corticoide. Permaneceu por um ano com o tratamento que não tinha uma eficácia significativa sobre sua patologia. Assim sucessivamente a cada consulta fazia uso de um novo hidratante a base de betametasona 17, valerato 0,1%, continuando a não ter sucesso no tratamento.

Logo, o médico dermatologista, fechou o diagnostico relacionando a patologia com fundo emocional associado orientando a mesma a fazer uso via oral de cloridrato de Sertralina, relatando que não tomou o medicamento devido aos efeitos colaterais registrados na bula. No período da faculdade sua alimentação foi baseada em produtos industrializados e poucos produtos naturais ou orgânicos; sua rotina diária ficou muito mais sobrecarregada, dormia poucas horas, trabalhava durante o dia e estudava a noite, além de fazer seus deveres de casa e exercer seu papel de mãe. Associado a todos os ocorridos e a não melhora dos quadros alérgicos deu início a novos problemas patológicos, alterações intestinais (intestino preso e fezes ressecadas), associado ao não hábito de ingerir uma quantia de água adequada (menos de 1,5 litros dia), período menstrual de 4 a 5 dias, com pouco fluxo menstrual como já ocorria, mas agora associados com dores na região lombar e com alterações na coloração do sangramento.

De acordo com anamnese, foram determinados o DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO: Calor no Coração, Estagnação do Qi do Fígado, Deficiência do Qi do Pulmão, Distúrbio do Shen e a PROPOSTA TERAPÊUTICA: Eliminar calor, Movimentar o Qi, Tonificar o Qi e Acalmar o Shen.

Para o tratamento foram utilizadas agulhas sistemicas descartáveis de 0,25 x 30mm e na técnica de auriculoterapia chinesa, semente de mostarda e fita de micropore para peles sensíveis. A cada sessão de terapia auricular o mesmo procedimento era realizado no pavilhão auricular oposto para que não houvesse fadiga dos pontos. As sessões foram realizadas duas vezes na semana com duração de 30 minutos cada sessão, totalizando 16 sessões em 8 semanas. Como complemento do tratamento foi utilizado microssistema auricular, ao qual a paciente era orientada a permanecer com as sementes até a sessão seguinte, sendo orientada à estimular cada ponto da aplicação 3 vezes ao dia. Com base na PROPOSTA TERAPÊUTICA, os seguintes pontos foram escolhidos:

 IG11 – Resfria o sangue, conduz umidade para fora, suaviza o prurido,

 P9 – Ponto Fonte, equilibra o Yin e Yang, acalma o Shen, fortalece o Pulmão, regula e harmoniza a relação ZongQi e circulação do sangue.

C7 – Ponto Fonte, Shenmen Porta do Espírito, tranquiliza o Shen, Elimina o calor do canal do Coração

CS7 – Resfria o sangue, doença de pele causada por calor no sangue, tranquiliza o Shen.

F2 – Ponto de Sedação filtra o fogo do Fígado, distribui o Qi, acalma o vento interno do Fígado

F3 – Ponto Fonte, equilibra o Yin e Yang, estimula o fluxo do Qi do fígado, nutre o sangue, regula a menstruação e o Triplo Aquecedor inferior.

Bp10– Regula o sangue, desloca estase sanguínea, resfria o sangue, beneficia a pele, regula a menstruação.

 TRATAMENTO COMPLEMENTAR COM MICROSSISTEMA AURICULAR:

SHEN MEN (fossa triangular) Relaxa a mente

RIM ( Concha simba) Distúrbio do sistema urogenital.

SIMPÁTICO (Ramo inferior da anti-hélix) Disfunções do sistema nervoso autônomo

PULMÃO (Concha Cava) Alterações no sistema respiratório e da pele

FÍGADO (Concha Cimba) Irritabilidade, depressão, ginecológicos.

ENDOCRINO (Incisura Inter trágica) Função antialérgica, distúrbio ginecológico.

OCCIPTAL (Antítrago) Distúrbio de pele e dos olhos, desordens neuropsiquiátricas

Região ALERGIA (Escafa) Distúrbios alérgicos

ANSIEDADE (Posterior da orelha no lóbulo) Ansiedade

Conforme registro fotográfico abaixo, pode-se observer as lesões no início do tratamento:

RESULTADOS:

PeríodoEvolução
1ª e 2ª semanaMelhora na sensação de coceira.
3ª e 4ª semanaMelhora considerável na sensação de coceira e leve melhora no aspecto da pele.
5ª, 6ª e 7ª semanaSensação de coceira em eventos específicos (stress,calor) e melhora considerável no aspecto da pele.
8ª semanaSensação de coceira em eventos isolados e ausência de lesões cutâneas.

Com base na evolução durante o tratamento e a comparação das lesões registradas em fotos, pode-se concluir que existe uma relação positiva entre a acupuntura sistêmica e auriculoterapia chinesa para o tratamento de alergia de pele por estresse emocional, principalmente no que se diz respeito à melhora dos quadros alérgicos bem como na qualidade de vida da paciente.

whats app