Rosana Aparecida Martins Souto Saba
Rosimara Teruel de Assis
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
Este artigo analisa os possíveis diagnósticos em Medicina Chinesa que justifique os tratamentos sugeridos:
INVASÃO DE VENTO FRIO NO PULMÃO: Dispnéia, expectoração branca ou esverdeada, aversão ao frio e vento, febre, cefaleia , ausência de sede, língua pouco pálida com capa branca e pulso flutuante e tenso. Tratamento: B2, B13, IG4, P7, P9. Nesta combinação esta subjacentes 3 princípios: eliminar vento (IG4, B12), fortalecer o pulmão e eliminar vento (P7, B13) fortalecer o pulmão aquecendo o (P9). Outros pontos a usar : B11 e Bailao.
MUCOSIDADE CALOR NO PULMÃO: Asma, dispneia, sensação de peso e opressão torácica, respiração curta mas estridulente, tosse com som alto, expectoração amarelo e pegajosa que sai com dificuldades, boca seca, febre, sede, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, pulso deslizante e rápido.
Tratamento: E40, P10, VG 14. O ponto E40 elimina mucosidade e os pontos P10 e VG 14 elimina calor. Outros pontos a usar: BP9 ou BP6 em caso de umidade com o ponto BP21. Esta combinação pode ser usada na presença de respiração rápida e curta com sensação de peso no peito e a astenia generalizada.
MUCOSIDADE FRIA NO PULMÃO: Asma respiração curta, dispneia, sensação de peso e opressão torácica. Tosse com expectoração e pegajosa, língua pálida com capa pegajosa, pulso flutuante e tenso. Tratamento: O ponto E40 elimina mucosidade e o ponto P9 tonifica Qi/yang do pulmão, aquecendo. Outros pontos a usar: VG 14, VG13 (principalmente com moxa).
VAZIO DO QI DE BAÇO E PULMÃO: Tosse e expectoração fluida, dispneia, respiração curta, tosse com som baixo, falta de força pra falar, agravamento sintomático após esforço físico, agravamento após refeições pesadas ou após muito tempo sem comer preferência por calor agravamento pelo frio, sudação espontânea, apetite pobre, fezes moles, língua ligeiramente colorada com capa fina e branca, pulso fino e suave. Tratamento: B13, B20, E36, VC12, VC17. O ponto E36 e geral para vazio de Qi e também apresenta uma ação muito forte no AM (a nível de BP e estomago). B13 e B20 são pontos de assentimento dos órgãos afectados (pulmão e BP respectivamente) e VC12 e VC17 são pontos que tonificam o Qi no AM e as respectivamente. Outros pontos a usar: P9, BP2, BP3, BP4, BP6, E30, B21, F13.
VAZIO DE YIN DO PULMÃO E RIM: Respiração curta, dispneia, tosse com expectoração escassa, zumbidos e tontura comichão e fraqueza dos membros inferiores, sudação noturna que pode ser mais localizada no peito, sensação de calor no peito preferência de aplicações locais de frio, febre vespertina, língua vermelha com pouca ou nenhuma capa, pulso fino e rápido.
Tratamento: BP6, R3, B22, P5, P1. Os pontos BP6 e R3 fazem a tonificação geral do Yim, no entanto a ponto R3 também é muito forte a tonificar Yin do Rim. Outros Pontos a usar: B41, B43 que são pontos que tonificam o Yin e são locais, R7 ou substituição pelo R3 ou em adição com este ponto.
VAZIO DE YANG DO CORAÇÃO E RIM: Asma, respiração curta, membros frios ou frio generalizado, aversão ao frio, suspiros, e edema, palpitação, sudação profusa que agrava com frio e melhora com calor, lábios cianóticos, língua púrpura com equimose, com capa branca, pulso fino, profundo e fraco.
Tratamento: VG14, VG4, B23, B15, VC17 E B15 garantem a tonificação do Yang do coração e VG4 e B23 garantem a tonificação do Yang do Rim. A explicação e semelhante a usada no vazio de Qi. Outros pontos a usar: VG13, VC6, E36, BP6, VC14, B14, VC17, VC4, R3, R1, R7.
VAZIO DE YANG DO PULMÃO E RIM: Asma, respiração outra agravada pelo esforço, aversão ao frio, frio generalizado, edema, frio e fraqueza da região lombar e membros inferiores, urina escassa ou poliúria, língua pálida e inchada com capa branca e pegajosa , fraco e profundo.
Tratamento: VG14, VG4, B23, B13, VC17. Porta para sintomas mais severos. Sensação de opressão torácica VC17; Tonturas: VB20, VG20, E8; Zumbido: TA6, ponto da raiz do nervo vago, VB2, ID19, TA21; Expectoração: E40, B9; Palpitações: VC17; Suores nocturno: C6, ID3, R7.
ASMA FIGADO: Com relação a linha de tratamento, procura-se sedar o fígado, regulando o Qi , restaurando Qi do pulmão e finalmente acalmando a mente. Pontos: BP4 e CS6 – utilizam -se estes pontos combinados entre si para se obter um alívio na plenitude do tórax e para abrir um meridiano vaso maravilhoso. E ainda como característica de CS6, podemos afirmar que ele acalma a mente e trabalha o Qi do fígado; F14 e B18 para movimentarmos o Qi do fígado; VC17 para fazer o Qi do tórax circular e o Qi do Pulmão descender. Fogo do fígado prejudicando os pulmões: broncoespasmos com fortes ruídos, irritabilidade, propensão a raiva, crises geradas por estresse emocional, sabor amargo. Sede, plenitude e distensão no tórax e no hipocôndrio, deve se trabalhar contendo o jogo e Qi rebelde, limpando o fígado, descendendo o Qi do Pulmão e Acalmando a mente. Pontos: F2 para acalmar o fogo do fígado, F14 e B18 movendo o Qi e clareando o fogo do fígado, CS6 para facilitar a respiração e acalmar a mente, P7 para descender o Qi do Pulmão. Yin do Fígado deficiente. Caracteriza se por crises infrequentes a noite, olhos secos com visão barrada, garganta e tosse secas, distensão no tórax e hipocôndrio. E importante tonificar o Yin do fígado, circulando o Qi do fígado, restabelecera descida do Qi do pulmão e acalmar a mente. Pontos: F8 e VC4 para nutrir o fígado, BP6 e R3 para trabalhar o yin do rim, que ajudara nutrir o Yin do fígado, C6e Bp4 para abrirem os vasos de conexão yin, nutrindo o sangue do fígado, abrindo o tórax e acalmando a mente.