Marisa do Carmo Campos Almeida
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
Existem quatro padrões principais no diagnóstico da hipertensão. Esses padrões são: Plenitude Calor do Fígado; Mucosidades que afetam o Aquecedor Superior (AS); Subida de Yang devido a Vazio de Yin; Vazio de Yin e Yang do Rim
Plenitude Calor do Fígado: Esta síndrome se caracteriza pela estagnação e nodosidades do Qi do fígado que se transformam em fogo. Este fogo do fígado assalta a cabeça, acarretando cefaléias, vertigens, rosto e orelhas vermelhas. O fogo produz nervosismo, irritação, loucura, perturba a mente, causando perturbações no sono e pesadelos. As manifestações produzidas por esta síndrome são as seguintes: hipertensão, cefaléia (generalizada, no vértice ou nas têmporas) e tonturas que agravam com calor e estados de irritabilidade, face vermelha, olhos vermelhos, insônia, hemorragia nasal, boca amarga e garganta seca, sede, urina escassa e escura, obstipação com fezes secas, irritabilidade e/ou tendência para acessos de raiva, língua vermelha com saburra amarela, pulso em corda, forte e rápido (MACIOCIA, 1996; AUTEROCHE & NAVAILH, 1992).
Mucosidade que acende ao Aquecedor Superior: Alimentação inadequada, excesso de trabalho e estresse ou doença prolongada podem prejudicar o baço e o estômago no transporte e transformação, o que resulta na produção de umidade e fleuma. Estagnada a fleuma-umidade, impedem a ascensão pura de Qi e a descendência de yin turvo, causando tonturas e dores de cabeça. As manifestações primárias são: hipertensão, cefaléia e tonturas acompanhadas por sensação de peso na cabeça, sensação de peso no corpo, sensação de opulência torácica (sensação de plenitude e opressão no peito e epigástrio), alterações de apetite, sabor gorduroso na boca, náusea, língua com saburra branca e pegajosa, pulso escorregadio (MACIOCIA, 1996; AUTEROCHE & NAVAILH, 1992).
Subida de Yang do Fígado devido a Vazio de Yin: Esta síndrome se manifesta quando o Yin do Fígado e dos Rins está vazio, e não se pode controlar o Yang do Fígado (O Yin do Fígado e dos Rins se auxiliam mutuamente). Este, em excesso relativo, torna-se demasiadamente forte e se eleva em sentido contrário (AUTEROCHE & NAVAILH, 1992). Quando o Yang do Rim permanecer deficiente por um longo período, poderá causar uma deficiência secundária do Yin do Rim, que provocará a ascensão do Yang do Fígado (MACIOCIA, 1996).
Em seguida a uma excitação dos sentimentos (raiva incubada, ansiedade, preocupações, pavor), o Qi se acumula e se transforma em fogo. O fogo esgota os líquidos do Sangue, assim o Yin não pode mais controlar o Yang. Nota-se que a aparência da doença está no excesso de Yang, porém a realidade está no vazio de Yin.
O Yang não controlado eleva-se até a parte superior do corpo e provoca vertigens, cefaléias, rosto e olhos vermelhos, irritação, arrebatamento. Por outro lado o Yin não pode alimentar o Shen (mente), acarretando amnésia, insônia, abundância de sonhos, palpitações. O fígado e os rins governam os tendões e os ossos, quando o Yin dos mesmos está fraco, a lombar e os joelhos ficam lassos e amolecidos.
Neste tipo de Síndrome, encontramos estes sinais e sintomas: hipertensão, tonturas, cefaléia, acessos de calor, zumbidos, insônia, irritabilidade, dormência ou tremor dos membros, sintomas que agravam com irritabilidade ou calor, lombalgia que melhora com pressão e está associada a cansaço, fraqueza dos membros inferiores e zona lombar, urina escura, língua vermelha sem saburra ou com saburra muito fina, pulso fino, superficial e rápido (em corda) (MACIOCIA, 1996; AUTEROCHE; NAVAILH, 1992).
A cefaléia proveniente de ascensão do Yang do Fígado é intensa, severa do tipo latejante ou distensão. Algumas pessoas descrevem como pulsátil, triturante ou explosão. Ela geralmente afeta um ou os dois lados da cabeça e geralmente é sentida atrás de um ou dos dois olhos (MACIOCIA, 1996).
Vazio de Yin e Yang do Rim: O Yin do Rim (Shen) provê energia para as funções fisiológicas enquanto o Yang do Rim provê armazenamento para o Yin do Rim (Shen). O Yin e Yang do Rim são mutuamente dependentes promovendo e restringindo um ao outro, conduzindo a uma harmonia interna do Yin e Yang e do funcionamento saudável dos órgãos. É a interação dinâmica entre os dois que mantém a atividade normal da vida. Quando o equilíbrio do Rim (Shen) Yin e do Rim (Shen) Yang é interrompido, mudanças patológicas tomam lugar e surgem enfermidades.
Por serem interdependentes entre si, Yin e Yang se influenciam mutuamente. Por isso, se o Yin do Rim (Shen) sofre danos, em longo prazo o Yang do Rim (Shen) será afetado, o que resultará em esgotamento do Yin e do Yang (MACIOCIA, 1996).
Na deficiência do Yin do Rim (Shen) apresentam-se: dor e fraqueza da região lombar e joelhos, tonturas, zumbido nos ouvidos, problemas de audição, boca e garganta seca, sensação de calor ao anoitecer nas palmas das mãos, solas dos pés e peito, sudorese espontânea, urina escassa, constipação e emissão seminal. O pulso é fraco ou fino e rápido; a língua é vermelha e sem saburra ou coberta com uma fina camada desta. A deficiência de Yin do Rim produz sinais de Calor Vazio.
Na deficiência do Yang do Rim (Shen) incluem: dor ou sensação de frio nos joelhos e região lombar, aversão ao frio, extremidades frias, fadiga mental, micção pálida e abundante, enurese, perda de libido ou impotência em casos severos; esterilidade feminina e edemas gerais podem ocorrer. O pulso é fino e profundo; a língua apresenta-se edemaciada, úmida, e coberta com saburra branca. A Deficiência de Yang do Rim (Shen) produz sinais de frio interno
Tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica na Visão da MTC: Segundo o universo da MTC, devemos ter uma vida equilibrada, regrada, sem excessos e uma atitude preventiva, com prática de exercícios corporais e meditação auxiliaria a manutenção da saúde cardiovascular. Podemos tratar com Acupuntura, tanto sistêmica quanto Auricular, e com as fórmulas herbais chinesas, além da Dietoterapia. (SILVA, 2009). Estudos realizados recentemente evidenciaram o uso de eletroacupuntura e laserpuntura como eficazes no tratamento da HAS.
O objetivo deste trabalho foi avaliar através de um estudo de caso, a eficácia da MTC como coadjuvante no tratamento da hipertensão arterial sistêmica.
ESTUDO DO CASO CLÍNICO: Paciente: M.F.S, sexo feminimo, 49 anos, casada, sem filhos, costureira.
Queixa principal: Hipertensão arterial há mais de 15 anos
Queixa secundária: Enxaqueca, tontura, dores na região cervical, ombralgia, ansiedade, nervosismo.
Antecedentes de doenças na família: Irmãs com hipertensão, problemas vasculares.
Cirurgias: Cesárea realizada com urgência há uns10 anos, devido a complicações no parto relacionadas a hipertensão resultando na morte do bebê.
Medicações:
Natrilix SR 1,5 mg (indapamida): anti-hipertensivo
Amiodarona 200mg: arritmia cardíaca
Dorflex e Doril: pra as crises de enxaqueca.
Sensação de calor na parte superior do corpo, transpiração intensa na cabeça
Dores pioram com a pressão e outros sintomas relatados acima se acentuam com fatores de stress, preocupações e ansiedade.
Tórax e abdomem: sensação de opressão no peito quando nervosa
Fezes e urina: Obstipação intestinal com fezes secas, urina amarela e excassa
Sono: Algumas noites tem sono agitado, dorme 7 horas por dia.
Alimentos e sabores: Prefere salgados, toma leite todos os dias
Sede e bebidas: Não toma muita água.
Audição: Zumbidos esporadicamente.
Aparelho genito urinário: Raras infecções urinárias.
Vida emocional: problemas de relacionamento com o marido, preocupações com a família, problemas financeiros e vida sexual insatisfatória.
Língua: língua vermelha nas laterais e coberta com uma fina camada de saburra
Pulso: O pulso é fraco e rápido.
Diagnóstico Energético: Estagnação de Qi e de Xue, Distúrbio do Shen
Síndromes dos Zang Fu: Ascenção do Yang do Fígado, Deficiência do Yin do Rim
Cinco Elementos: Deficiência de Água e Excesso de Madeira
Proposta Terapêutica: Mover o Qi e o Xue, Acalmar o Shen, Sedar o Fígado ( Madeira) , Tonificar o Yin do Rim (Água)
Tratamento: F14, F3, C3, CS6, VC17, R3, R10, B15, IG4, E36
MATERIAIS UTILIZADOS:
Aparelho Digital de Verificação de pressão arterial da marca OM ROM
Agulha para acupuntura DONG BANG tamanho 0,25×30 mm
Algodão APOLO
Álcool 70% FARMAX
Lancetador
Lancetas
Ventosas
PROCEDIMENTOS: A paciente era posicionada na maca em decúbito dorsal, aguardava-se o período de 15 minutos para verificação da pressão arterial, anotava-se os resultados mencionando data e horário e iniciava-se a inserção das agulhas nos pontos relacionados. Depois de passados 20 minutos retirava-se as agulhas e verificava-se novamente a pressão arterial, anotando os resultados. Esse procedimento foi realizado por 20 sessões distribuídas duas vezes por semana entre dos dias 05/01/2015 a 15/03/2015.
RESULTADOS:
QUADRO 1: Acompanhamento da Pressão Arterial da Paciente M.F.S
(PP) Procedimento Padrão: F14, F3, C3, CS6, R3, R10, B15, IG4,IG11, E36( Todos bilaterais) e VC17.
DISCUSSÃO: Para este estudo de caso foram selecionados os pontos de acupuntura que mais foram utilizados em diversos estudos, trabalhos e livros analisados para diminuição da pressão arterial.
Para tratar a Plenitude do Fígado foram utilizados os pontos F-3 e F-14; para acalmar o Shen foram utilizados C-3, CS-6 e VC-17; para harmonizar o Coração foi utilizado B-15. Para unir o alto e o baixo foram utilizados IG-4, IG11, E-36 e F-3. Para tonificar o Rim os pontos R-3 e R-10.
Nos últimos anos intensificaram-se as pesquisas cientificas para esclarecer com exatidão os efeitos da acupuntura e em que situações ela pode ser prescrita. Isso se deve a grande diferença entre os conceitos da medicina ocidental e da medicina tradicional chinesa e para que a acupuntura fosse reconhecida e validada em todo o mundo, essas pesquisas foram de fundamental importância (PAI, 2005). As pesquisas sobre a ação e efeitos da acupuntura são recentes e foram realizadas tanto no oriente como no ocidente com o auxílio da eletrofisiologia, da neurofisiologia e com o aprimoramento da microscopia óptica. (PAI, 2005).
A eficácia segundo a MTC surge do reequilíbrio das energias yin e yang, por outro lado a ciência ocidental indica que as agulhas influem positivamente no sistema renina-angiotensina (importante na regulação da pressão) e modulam a atividade endócrina, diminuindo a produção das substâncias aldosterona e angiotensina. Na realidade, no corpo humano não é preciso grandes estímulos para provocar respostas: pequenos estímulos são suficientes para provocar grandes respostas. Se considerar que uma fibra nervosa, em seu trajeto, vai se comunicando com outras fibras, constituindo o sistema de adição, esse fato significa que um estímulo pequeno, ao chegar ao sistema nervoso central, se torna um grande estímulo (YAMAMURA, 2001).
Para a Medicina Chinesa os sentimentos têm o potencial para perturbar as funções físicas e energéticas dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras) e com isso perturbar o funcionamento geral do organismo. A alegria, a tristeza, a raiva, o medo, a ira, a preocupação, entre outros sentimentos, podem ser os causadores de inúmeras doenças.
No caso da hipertensão arterial, o desequilíbrio energético pode ser no Fígado ou nos Rins. A Raiva causa ferimento do Fígado e consequentemente causa desequilíbrio energético do respectivo órgão. A Raiva também é a causa de alguns sintomas na medicina ocidental, da hipertensão arterial. O Medo também tem influência na hipertensão arterial, este sentimento lesiona o Rim, para a medicina chinesa, o desequilíbrio energético deste Órgão é causador da hipertensão arterial (YAMAMURA, 1993)
A raiva faz o Qi ascender atacando a cabeça e esta perturbação se traduz por cefaléias, insônia, tensão nos ombros, zumbidos, face avermelhada, gosto amargo na boca, comportamentos extravagantes, rompantes e animosidades acirradas: manifestações na parte superior do corpo. Uma raiva não sentida, guardada e não expressa pode levar à depressão e a pessoa passa a se apresentar pálida, desanimada, falando baixo, o que leva a pensar em depleção de Qi, recorrendo à perspectiva do Yin e Yang (WINK, 2005)
A Medicina Tradicional Chinesa preconiza uma vida equilibrada, regrada. Não deve haver excessos, aspectos que causam mal a saúde do indivíduo devem ser evitados. A alimentação deve ser baseada em alimentos saudáveis, evitando-se dietas com sódio, gordura e glicose. Deve-se também evitar o estresse. Estes fatores tanto para a medicina ocidental como para a medicina chinesa, são causadores de inúmeras doenças e agravos a saúde.
Mesmo que a acupuntura não seja realizada exclusivamente para a prevenção e tratamento da hipertensão arterial, esta doença pode ser prevenida ou tratada indiretamente se a acupuntura for realizada nos casos de agravos que são causadores desta doença. Um exemplo bastante válido é o do estresse, que é um dos fatores causais ou agravante da hipertensão, o tratamento pela acupuntura para o estresse consequentemente irá prevenir ou tratar a hipertensão arterial. Já que a base da prevenção de doenças na Medicina Tradicional Chinesa é o equilíbrio energético.
CONCLUSÃO: Neste estudo de caso ficou evidente os resultados positivos que a acupuntura oferece para o tratamento da hipertensão arterial. Outro evidência que ficou clara foi o fato de que quando os pontos acima relacionados foram combinados com as técnicas de sangria, ventosa e o Ponto Extra Yintang a redução da pressão arterial foi consideralmente maior.
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!