Valença. A.A.C., Arantes. V. I.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2010.
1 – INTRODUÇÃO
Atualmente, nos países mais desenvolvidos, 95% das mulheres chegam à menopausa e 50% vivem além dos 75 anos. Essa tendência é real, e por tal motivo, é cada vez maior a preocupação em oferecer às mulheres menopausadas, anos de vida saudável e de boa qualidade.
Este período (Climatério), apesar de ser um processo fisiológico, traz algumas alterações orgânicas e reflete uma variedade de manifestações clínicas que, em maior ou menor grau, causa grandes transtornos à mulher.
- MENOPAUSA NA MEDICINA OCIDENTAL
Define-se climatério do grego Klimacton ou Klimacter, cujo significado é degrau ou crise. - MENOPAUSA NA MEDICINA CHINESA
Em Medicina Chinesa o sangue menstrual não é visto como sangue comum, mas sim Gui Celestial (Gui = Água, Celestial = descida do Qi verdadeiro), um líquido precioso que deriva da essência do Rim.
É através do Yang do Rim que o Gui Celestial torna-se vermelho, isto é, converte-se em sangue, acontecendo a menstruação.
O capítulo 1 do Simple Questions relata: “…Aos 49 anos (nas mulheres), o Canal Ren Mai encontra-se esgotado e deficiente; o Sangue no Chong Mai está exausto e insuficiente; a menstruação cessa, seu corpo envelhece e ela não poderá mais engravidar”. - Etiologia
Na Medicina Tradicional Chinesa, as três síndromes básicas no período do climatério estão relacionadas à Deficiência: Deficiência de Yin, Deficiência de Yang e Deficiência de Sangue.
Como o Rim é considerado a raiz de todo Yin e todo Yang do corpo, consequentemente, uma Deficiência do Rim acarretará igual deficiência em outros órgãos, tais como, Fígado, Coração, Baço e Pulmão; sendo ainda agravado por outros fatores como, tipo de personalidade constitucional, qualidade de vida (hábitos alimentares, stress emocional, preocupações), muitas gestações, trabalho excessivo, e classe social a qual pertence cada pessoa.
2. OBJETIVOS
- Avaliação dos efeitos da acupuntura e auriculoterapia na qualidade de vida de mulheres no período do climatério, focalizando os aspectos psicológicos.
- Estudar a etiologia dos fatores psicológicos no período do climatério. Verificar o grau de qualidade de vida antes e após o tratamento. Comparação entre as técnicas utilizadas.
3. METODOLOGIA
3.1. SELEÇÃO DE AMOSTRAGEM
A amostragem do estudo compõe-se de 10 mulheres, divididas em 2 grupos, denominados Grupo 1 (composto por mulheres que receberam tratamento pela Acupuntura), e Grupo 2 (composto por mulheres que receberam tratamento por Auriculoterapia), convidadas pelas autoras para participarem do estudo.
3.2. Proposta de Tratamento
As pacientes foram submetidas a um total de 10 sessões de tratamento.
As pacientes do grupo 1 receberam tratamento por acupuntura. As pacientes do grupo 2 receberam tratamento por auriculoterapia francesa.
A escolha dos pontos utilizados em cada grupo foi feita de acordo com o diagnóstico em Medicina Tradicional Chinesa.
3.2.1. Tratamento em Acupuntura
Para o tratamento por acupuntura foram escolhidos 5 pontos (bilaterais, num total de 10 pontos) situados na linha externa do canal da Bexiga, referentes aos 5 aspectos psico emocionais.
B42- Po hu, B44- Shen tang, B47- Hun men, B49- Yi she e B52- Zhi shi
Fig 5- Localização dos pontos de Acupuntura
3.2.2. Tratamento em Auriculoterapia
Para o tratamento por Auriculoterapia foram escolhidos 7 pontos de tratamento.
1 – Ponto do Olho4 – Ponto do Pulmão16 – Guia do Trigêmeo18 – Guia do Trago ou O’ 21 – Zero ou Diafragmático29 – Guia Genital Ponto do Hipotálamo
Fig 6 – Localização dos pontos de Auriculoterapia
4. Análise de Resultados
4.1 Resultados do tratamento por Acupuntura
-Sintomas Psicológicos:
TABELA 1 – Sintomas psicológicos apresentados antes e após o tratamento
-Sintomas Somatovegetativos:
TABELA 2 – Sintomas somatovegetativos apresentados antes e após o tratamento
-Sintomas Urogenitais
TABELA 3 – Sintomas urogenitais apresentados antes e após o tratamento
4.2 Resultado do tratamento por Auriculoterapia
-Sintomas Psicológicos:
TABELA 1 – Sintomas psicológicos apresentados antes e após o tratamento
TABELA 2 – Sintomas somatovegetativos apresentados pelas pacientes antes e após o tratamento
TABELA 3 – Sintomas urogenitais apresentados pelas pacientes antes e após o tratamento
5. CONCLUSÃO
Houve sensíveis melhoras tanto no aspecto emocional quanto no aspecto somatovegetativo, nas duas técnicas apresentadas.
Quanto aos transtornos urogenitais, não foram obtidas melhoras significativas com nenhuma das duas técnicas. Como a amostragem foi pequena e as pacientes careciam de sintomas mais intensos, é necessário que se faça uma pesquisa mais profunda sobre este aspecto para maiores conclusões, talvez associando-se outros pontos de acupuntura de ação mais fisiológica, pois estes sintomas estão mais relacionados à queda hormonal, portanto mais fisiológicos e não psicológicos. Com isto, podemos concluir que o grupo de pontos escolhidos, tanto para a técnica de acupuntura como auriculoterapia, correspondeu às expectativas, e podem ser uma alternativa de escolha para tratamento de sintomas psicológicos na síndrome climatérica.
Trabalho orientado por Dr. Marcelo Milanda
Adaptado por Drª. Brena de O. Benjamin Montanha