LUCIANA OLCERENKO CICCA
Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura CETN São Paulo- 2013.
1- INTRODUÇÃO
A prática regular de exercícios de força e flexibilidade tem influência significativa na melhora da qualidade de vida. Formas alternativas de profilaxia e terapia despertam grande interesse nos praticantes de atividades físicas, por se diferenciarem das técnicas tradicionais de exercícios. O Método Pilates trabalha com exercícios baixo impacto, fortalecendo a musculatura abdominal, preparando o corpo para se mover de maneira correta diante das solicitações físicas e mentais a que todos estão sujeitos. Assim como o Pilates, a técnica de acupuntura vai além do tratamento de uma parte isolada do corpo. Ambos tratam o organismo como um todo, visando o equilíbrio físico e energético, eliminando uma eventual patologia e melhorando a condição geral do indivíduo.
2- OBJETIVO
O objetivo do presente estudo foi comparar a evolução do alongamento e flexibilidade com o treinamento de Pilates, e o treinamento de Pilates associado à acupuntura.
3- METODOLOGIA
Foi realizado um estudo de caso, com sujeito do sexo masculino, 31 anos, sedentário. O treinamento consistiu em quatro sessões de Pilates, e posteriormente quatro sessões de Pilates combinadas com quatro sessões de acupuntura.
Foram realizadas quatro sessões de acupuntura sistêmica, sendo uma a cada semana, a partir da 5ª semana (2ª etapa) do estudo, em dia diferente àquele onde foi praticado o Pilates. As sessões tiveram duração aproximada de 50minutos.
Foram utilizadas Agulhas de Acupuntura Dong Bang Coreana – 0,20mm X 0,30mm.
3.3.1 A Escolha dos Pontos
Para Maciocia (2007), a arte da acupuntura consiste em selecionar os pontos certos e combina-los de modo harmonioso.
- Foram considerados na escolha dos pontos:
- Ascendência e descendência do Qi;
- Equilíbrio de pontos locais e distantes;
- Equilíbrio de pontos Yin e Yang;
- Equilíbrio dos pontos nos lados direito e esquerdo.
Os pontos escolhidos têm como princípio aumentar a força dos músculos dos membros inferiores e da coluna, melhorar a respiração e principalmente aumentar a flexibilidade.
- VB34 (Ponto Mestre dos Tendões)
Puncionado em sedação, bilateralmente.
Promove o relaxamento dos tendões, podendo ser utilizado em casos de tendinite, rigidez ou debilidade nas articulações. - B59
Puncionado em tonificação, bilateralmente.
Promove o fortalecimento dos músculos das pernas e das costas, facilitando o movimento das pernas. - R3 (Ponto Fonte de Rim)
Puncionado em tonificação, bilateralmente.
Fortalece a parte inferior das costas e os joelhos, podendo ser utilizado no tratamento de qualquer dor crônica das costas. - ID3
Puncionado em tonificação, bilateralmente.
Beneficia os tendões, atenuando a rigidez. Apresenta efeitos profundos nos tendões e músculos ao longo das vias dos canais do Vaso Governador, Intestino Delgado e Bexiga. Clareia e fortalece a mente. - B17 (Ponto Mestre do Xue)
Puncionado em sedação, bilateralmente
Movimenta Xue em qualquer parte do corpo, regula o ritmo respiratório. É indicado para tonificar os músculos dorsais e os ligamentos articulares, além de aumentar a flexibilidade das articulações vertebrais.
O sujeito foi avaliado antes do treinamento com Pilates, após o treinamento com Pilates e após o treinamento com Pilates associado com a acupuntura.
4 – CONCLUSÃO
Observou-se melhora significativa nos índices de mobilidade e flexibilidade. Conclui-se, portanto, que a acupuntura, enquanto terapia complementar ao método Pilates foi efetiva no ganho de mobilidade e flexibilidade.
Adaptado por Brena de O. B. Montanha, orientado por Daniel Ramos Olcerenko.