LUCIANA OLCERENKO CICCA
Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura CETN São Paulo- 2013.
1- INTRODUÇÃO
A prática regular de exercícios de força e flexibilidade tem influência significativa na melhora da qualidade de vida. Formas alternativas de profilaxia e terapia despertam grande interesse nos praticantes de atividades físicas, por se diferenciarem das técnicas tradicionais de exercícios. O Método Pilates trabalha com exercícios baixo impacto, fortalecendo a musculatura abdominal, preparando o corpo para se mover de maneira correta diante das solicitações físicas e mentais a que todos estão sujeitos. Assim como o Pilates, a técnica de acupuntura vai além do tratamento de uma parte isolada do corpo. Ambos tratam o organismo como um todo, visando o equilíbrio físico e energético, eliminando uma eventual patologia e melhorando a condição geral do indivíduo.
2- OBJETIVO
O objetivo do presente estudo foi comparar a evolução do alongamento e flexibilidade com o treinamento de Pilates, e o treinamento de Pilates associado à acupuntura.
3- METODOLOGIA
Foi realizado um estudo de caso, com sujeito do sexo masculino, 31 anos, sedentário. O treinamento consistiu em quatro sessões de Pilates, e posteriormente quatro sessões de Pilates combinadas com quatro sessões de acupuntura.
Foram realizadas quatro sessões de acupuntura sistêmica, sendo uma a cada semana, a partir da 5ª semana (2ª etapa) do estudo, em dia diferente àquele onde foi praticado o Pilates. As sessões tiveram duração aproximada de 50minutos.
Foram utilizadas Agulhas de Acupuntura Dong Bang Coreana – 0,20mm X 0,30mm.
3.3.1 A Escolha dos Pontos
Para Maciocia (2007), a arte da acupuntura consiste em selecionar os pontos certos e combina-los de modo harmonioso.
- Foram considerados na escolha dos pontos:
- Ascendência e descendência do Qi;
- Equilíbrio de pontos locais e distantes;
- Equilíbrio de pontos Yin e Yang;
- Equilíbrio dos pontos nos lados direito e esquerdo.
Os pontos escolhidos têm como princípio aumentar a força dos músculos dos membros inferiores e da coluna, melhorar a respiração e principalmente aumentar a flexibilidade.
- VB34 (Ponto Mestre dos Tendões)
Puncionado em sedação, bilateralmente.
Promove o relaxamento dos tendões, podendo ser utilizado em casos de tendinite, rigidez ou debilidade nas articulações. - B59
Puncionado em tonificação, bilateralmente.
Promove o fortalecimento dos músculos das pernas e das costas, facilitando o movimento das pernas. - R3 (Ponto Fonte de Rim)
Puncionado em tonificação, bilateralmente.
Fortalece a parte inferior das costas e os joelhos, podendo ser utilizado no tratamento de qualquer dor crônica das costas. - ID3
Puncionado em tonificação, bilateralmente.
Beneficia os tendões, atenuando a rigidez. Apresenta efeitos profundos nos tendões e músculos ao longo das vias dos canais do Vaso Governador, Intestino Delgado e Bexiga. Clareia e fortalece a mente. - B17 (Ponto Mestre do Xue)
Puncionado em sedação, bilateralmente
Movimenta Xue em qualquer parte do corpo, regula o ritmo respiratório. É indicado para tonificar os músculos dorsais e os ligamentos articulares, além de aumentar a flexibilidade das articulações vertebrais.
O sujeito foi avaliado antes do treinamento com Pilates, após o treinamento com Pilates e após o treinamento com Pilates associado com a acupuntura.
4 – CONCLUSÃO
Observou-se melhora significativa nos índices de mobilidade e flexibilidade. Conclui-se, portanto, que a acupuntura, enquanto terapia complementar ao método Pilates foi efetiva no ganho de mobilidade e flexibilidade.
Adaptado por Brena de O. B. Montanha, orientado por Daniel Ramos Olcerenko.
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!