#vemprocetn

Efeitos do uso prolongado de antibióticos e suas reações adversas vistos pela leitura de diagnóstico da medicina tradicional chinesa (mtc) – Caso clínico

< voltar

CAMILA CAETANO FARIA
SHIZUE YOKOTA
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

M.R., 41 ano, sexo masculino, divorciado, vendedor. Queixa-se de dor de cabeça na região occipital e temporal, tontura, zumbido há aproximadamente 6 anos no lado direito e transpiração excessiva. Há cerca de 6 anos, quando morou em Portugal, teve uma infecção no intestino (segundo diagnóstico médico) e perdeu 13 quilos em 1 mês. Fez uso de vários medicamentos inclusive antibióticos. Apresenta irritabilidade; transpiração durante a noite, fria no corpo inteiro; insônia; bebe bastante água e tem preferência por gelada; sente necessidade de comer doces, mas prefere salgado; fezes escuras e amolecidas; urina clara e sem odor; apresenta aftas com frequência na boca; lábios pálidos; língua pálida, inchada, com marcas dentárias nas laterais, pouca umidade, saburra branca em Triplo aquecedor (TA) Médio e principalmente Superior (região média e posterior da língua); demonstra-se preocupado; pulso forte em Vesícula Biliar (VB) e Fígado (F) e fraco em Estômago (E) e Baço-Pâncreas (BP).

Segundo Maciocia (2007), para analisar os padrões, ou seja, a desarmonia por trás das manifestações clínicas será usado:

1º Critério – Identificação de Padrões de acordo com os Oito Princípios, que permite que o terapeuta identifique e localize a natureza da desarmonia, e também que estabeleça o princípio do tratamento. É baseado nas categorias de Interior – Exterior, Calor – Frio, Excesso – Deficiência e Yin – Yang.

2º Critério – Identificação de Padrões de acordo com o Qi, Sangue, Fluidos Corpóreos que é baseada nas mudanças patológicas dessas Substâncias Vitais.

3º Critério – Identificação de Padrões de acordo com os Órgãos Internos (Zang Fu), que tem como base os sinais e sintomas que se originam quando o Qi e o Sangue dos órgãos internos estão em desequilíbrio.

4º Critério – Identificação de Padrões de acordo com os Cinco Elementos, que tem como base as mudanças patológica que ocorrem nas disfunções das seqüências da Geração, da Superatuação e da Afrontação dos Cinco Elementos.

DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO: 1° Critério – Oito Princípios:

2° Critério – Substâncias Vitais:

3° Critério – Síndrome do Zang Fu:

4°Critério – Cinco Elementos

O paciente apresenta uma Deficiência Yin e Yang do Rim (Elemento Água – Mãe), o Yin do Rim controla o Yin do Fígado (Elemento Madeira – Filho), como este controle está deficiente ocorre uma Ascendência do Yang do Fígado.

Já o Yang do Baço (Elemento Terra), pode estar em Deficiência por dois motivos. O primeiro porque o Yang do Rim (Elemento Água) controla o Yang do Baço, como o Yang do Rim está deficiente em conseqüência o Yang do Baço também ficará. O segundo motivo é que com Ascendência do Yang do Fígado (Elemento Madeira – Avô), não há um controle sobre o Yang do Baço (Elemento Terra – Neto).

Proposta de Tratamento: Nutrir Xue, Tonificar Yin e Yang do Rim e Tonificar Baço.

O paciente citado acima realizou tratamento com acupuntura e obteve bons resultados e diminuição da sintomatologia.

CONCLUSÃO: Este trabalho tem o intuito de demonstrar que existem efeitos colaterais pelo uso prolongado de medicamento. O Indivíduo, muitas vezes, já pode estar predisposto a algum desequilíbrio pela sua própria constituição e os medicamentos exacerbam ainda mais estes desequilíbrios.

Não podemos esconder os fatos de que, atualmente, é difícil obtermos boa alimentação, regularidades nas atividades físicas, diminuição do estresse, entre outros, pois no mundo em que vivemos, as exigências do dia-a-dia nos levam a isso.

Porém, a partir deste trabalho podemos agregar um tipo de tratamento que não nos leva a obter mais “doenças” pela cura da doença, e sim a busca por um maior equilíbrio do corpo humano: a acupuntura.

REQUENA (1990) afirma que a acupuntura, dentre os tratamentos da MTC, recupera o equilíbrio do paciente que apresenta desordens energéticas que podem se manifestar de forma orgânica e/ou psicológicas.

A Acupuntura não busca o tratamento apenas dos sintomas, mas também busca compreender o indivíduo como um todo que vem à sua procura. Ela analisa o meio em que o indivíduo vive (alimentação, atividade física, trabalho, medicamentos utilizados, etc) e orienta a realização de pequenas mudanças para obtenção de um maior equilíbrio físico e psicológico.

Os efeitos colaterais causados por medicamentos já são conhecidos pelo indivíduo, porém a cultura de auto-medicação está enraizada no povo ocidental.

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!