#vemprocetn

Eletroacupuntura e moxa na redução de medida abdominal: Utilização da eletroacupuntura e moxabustão na tonificação dos pontos de acupuntura para redução da medida abdominal na obesidade.

< voltar

CLAUDIA BEZERRA VIEIRA CUNHA
LEISAMANA SAMITA DE MENEZES DA SILVA

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir – CETN

A estética associada a acupuntura nada mais é que a junção e reelaboração do clássico com o novo, da milenar tradição chinesa com recentes paradigmas estéticos forjados pela nossa sociedade moderna. E, por isso mesmo, o tratamento não é sintomático, uma vez que buscando reestabelecer a harmonia interna, a saúde se manifestará externamente. As desarmonias que originam a obesidade podem ser expressas na lei de geração dos cinco elementos, sendo um desequilíbrio, que gera um estado, onde principalmente três elementos apresentam o fluxo de energia Qi alterados, TERRA, FOGO e MADEIRA.

A elaboração deste trabalho teve como objetivo demonstrar a redução da circunferência abdominal como instrumento auxiliar no tratamento da obesidade através da utilização da eletroacupuntura e moxa estimulando pontos dos meridianos VC, E e BP. Utilizando 8 pontos locais no abdômen: VC4, VC6, VC9, VC12, E25 e BP15 (bilateral), que foram tonificados com moxa, antes da inserção e com eletroestimulação. Foi realizado um tratamento com a acupuntura para a finalidade de perder medida abdominal. A paciente era do sexo feminino, altura, 1,60cm, pesando 69kg, idade de 55 anos, casada e tendo um filho de 32 anos. O tratamento percorreu durante o período compreendido de agosto a setembro de 2010, totalizando dez atendimentos, sendo realizadas duas vezes por semana com duração de uma hora cada sessão. Na primeira sessão realizou-se uma ficha de avaliação contendo identificação, anamnese e investigação do diagnostico pela Medicina Tradicional Chinesa. Para isto foram feitas algumas perguntas onde se fechou o diagnostico de Obesidade Fisiológica, pois, a mesma possuía características fortes de umidade em BP e Fígado sendo predominância do elemento Terra. Por essa observação foi feita uma palpação em seu abdômen para analisar o aspecto da derme e gordura localizada, foram aferidas as medidas de abdômen superior, médio e inferior com o instrumento de fita métrica e foi feito a medido de peso em kg. Em todas as sessões eram aferidas as medidas de abdômen antes e após as técnicas de procedimento.

O protocolo de atendimento correspondia às técnicas de moxabustão, acupuntura e eletroacupuntura respectivamente. O tratamento era feito com a paciente em decúbito dorsal, relaxada e com o abdômen descoberto para a realização das técnicas. O primeiro passo era a estimulação com a moxa de Artemísia na região do abdômen fazendo um círculo em sentindo horário até provocar uma leve hiperemia, depois tonificava os pontos onde seriam introduzidas as agulhas. Realizado esse procedimento era feita a assepsia local para a introdução das agulhas nos pontos: VC4, VC6, VC9, VC12, E25 e BP15, e depois era acoplado a eletroestimulação com o aparelho da COSMOTRON, de acordo com a polaridade de cada ponto:

,
Imagem

Os parâmetros da eletroestimulação foram frequência de 20 Hz com duração de 20 minutos sendo que os primeiros 10min era uma onda regular e depois a onda era alterada para burst, com isso evitando o e fenômeno de acomodação. A intensidade era de acordo com limiar de dor e o feedback do paciente em cada sessão.

Resultados:

,
Imagem

Antes e depois 

,
Imagem

Antes e depois

Os resultados obtidos e analisados demonstraram o sucesso do tratamento com a redução de 7cm da medida abdominal superior, 3cm da média e 6cm na inferior, com melhora no tônus muscular da região e no emocional da paciente.

whats app