#vemprocetn

Estimulação do crescimento infantil com auriculoterapia

< voltar

MARIA LAURA VIVONE

Monografia apresentada ao CETN, para obtenção do título de especialista em acupuntura. Bauru – 2016.

1- INTRODUÇÃO

Todo ser humano nasce com um potencial genético de crescimento que poderá ou não ser alcançado, dependendo das condições de vida a que esteja exposto desde a concepção até a idade adulta. O retardo de crescimento estatural em crianças é consequência de diversas causas, entre elas a deficiência relativa de liberação do Hormônio de Crescimento (HGH) pela hipófise, dietas inadequadas e seguido de síndromes genéticas, essas mais raras. A Acupuntura é o único método natural, eficaz, sem contra indicações e sem efeitos colaterais que ativa o hormônio do crescimento (GH) em crianças que estão entrando na puberdade. O presente estudo teve como objetivo estimular o crescimento de uma criança através da auriculoterapia.

2- METODOLOGIA

Para realizar o seguinte estudo de caso foi avaliada uma criança, L.M.P, de 6 anos de idade, Argentino, morando no Brasil há 5 anos.

O tratamento consistiu em consultas semanais, realizando um total de 8 atendimentos por cada período. No início de cada tratamento o participante era submetido à avaliação, a qual consistia em medir a estatura. Os atendimentos foram realizados no período de dezembro do 2014 até dezembro do 2015.

O procedimento durante a sessão foi do uso de cristais radionicos nos 6?pontos de auriculoterapia pré-definidos. Estos cristais foram fixadas com micropore nos pontos ponto Zero, endócrino, hipófises, hipotálamo, rim, subcortical.

Antes da aplicação dos cristais a pele do paciente é limpa com algodão e álcool 70%

O responsável do paciente foi orientado a permanecer com os cristais por pelo menos 4 dias a contar do 1° dia de colocação.

Para comparar pegamos o crescimento médio de dois períodos, nos quais, cada um, era composto por dois meses.

3- RESULTADOS

Sem influencia da M.T.C

PERIODOCRESCIMENTO
A1 (Julho a setembro do 2012 )2cm
A2 (Outubro a dezembro do 2012)1,5cm

Com influencia da M.T.C

PERIODOCRESCIMENTO
B1 (Agosto a outubro do 2014)2,5 cm
B2 (Agosto a outubro 2015)2,5cm

4- CONCLUSÃO

Analisando os resultados verificamos um crescimento expressivo comparado com ambos os períodos e como isso pode verificar a eficácia dos pontos de acupuntura para estimular o crescimento em crianças.

Ao comparar o grupo sem influencia e com influencia temos os seguintes dados:

5- CONSIDERAÇOES FINAIS

Por mais que o estudo seja apenas com uma amostra e possa haver outra influencia não conhecida, as expressivas taxas de crescimento nos impulsionam para realizar um estudo com maior grupo de amostras para confirmar o que verificamos.

Com isso temos outro aliado para estimular o crescimento infantil, melhorando assim a autoestima dessas crianças.

Adaptado pela profa. Brena Montanha.

whats app