#vemprocetn

Estudo de caso – Benefícios da Acupuntura no Tratamento da Doença de Crohn

< voltar

Cláudio Garcia
Fabiana Mori
Fernanda Campos
Marcelo Finoti

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

O tratamento consistiu em Anamnese inicial e dez sessões de acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa). A coleta de dados foi iniciada após a autorização das pacientes submetidas a pesquisa. Estas assinaram um termo de responsabilidade informando estarem cientes da participação da pesquisa de campo.

Durante a fase de tratamento foram utilizadas agulhas para acupuntura sistêmica da marca Dongbang, tamanho 0,25 x 30, Moxa (bastão de artimísia), agulhas semipermantes e sementes de cousa na Auriculoterapia. A pesquisa de campo foi ralizada na residência das pacientes, localizada no município de Itapetininga – SP. As colaboradoras da pesquisa foram submetida a dez sessões de acupuntura sistêmica e auriculoterapia, no período de um mês e meio, sendo realizados dois atendimentos semanais.

Foram incluídos neste estudo duas pacientes do sexo feminino, sendo mãe e filha, demonstrando que o fator hereditário é mais forte na Doença de Crohn do que em outras doenças.

PROPOSTA DE TRATAMENTO:

Tonificar Intestino Delgado e Intestino Grosso, Coração, Pulmão, Baço, Rim e Fígado.

Pontos utilizados:

– E25, VC9, VC10, VC12, VC17, CS7, R3

Pontos  utilizados para melhorar dores articulares nas mãos e pés:

Ponto Extra Ba Xie, ID11, ID12, F3, Ponto Ashi

Pontos de Auriculoterapia:

– Analgesia, mão, braço, ombro, articulações do ombro, intestino grosso, intestino delgado e ansiedade.

Dieta

Alimentar:

Diminuir ou eliminar o consumo de leite e derivados e açúcares.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

As pacientes que se submeteram ao estudo de caso apresentaram todos os sintomas comumente relacionados à Doença de Crohn. Quando não estavam em crise apresentavam dores nas articulações do corpo e diarréia crônica, em crises mais intensas esses sintomas somavam-se com as dores abdominais e vômito.

Iniciamos o tratamento procurando melhorar a qualidade de vida das pacientes, focando dessa forma nas dores articulares e no estado emocional que quando alterados geravam crises mais intensas. Logo nas primeiras sessões as manifestações de dores foram cessadas e, a partir daí, começamos a tratar a raiz do problema.

Na maioria das sessões utilizamos um tratamento direcionado à tonificação dos órgãos mais afetados pela doença (Intestino Delgado e Intestino Grosso), além do Coração, Pulmão, Baço, Rim e Fígado.

Também procuramos orientar as pacientes quanto a dieta alimentar, principalmente na diminuição da ingestão de leite e derivados.

Logo na terceira sessão começamos a ter melhoras nos sintomas, principalmente na diarréia. Essa melhora perdurou até o fim do tratamento, onde as duas pacientes relataram regularidade no funcionamento do Intestino e ausência de dor nas articulações.

, Imagem
Gráfico 1. Resultados da paciente B
, Imagem
Gráfico 2. Resultados da paciente A



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa procurou focar toda a problemática relacionada com a Doença de Crohn.

A influência do fator genético é importante e demonstrou risco aumentado em parentes de primeiro grau, como o caso das pacientes envolvida (mãe e filha).

Os fatores ambientais também são fundamentais e causam o desencadeamento das crises. Quando as pacientes deixam de seguir a dieta alimentar indicada ou ficam expostas a muitos problemas emocionais, iniciam crises mais intensas da doença.

Os sintomas mais comumentes presentes são diarréia, perda de peso, dores abdominais, febre, vômito e dores articulares.

As pacientes avaliadas nesta pesquisa apresentaram todos os sintomas descritos, porém alguns em maior intensidade e outros em menor intensidade.

Foi realizado o tratamento com acupuntura e foi orientado para que houvesse adaptações na dieta (redução da ingestão de leite, derivados e açúcares). Em pouco tempo conseguimos controlar crises agudas da doença e foi mantida a remissão quase completa dos sintomas durante a realização do tratamento.

Também houve diminuição na ingestão de medicamentos, o que contribui para a melhora da qualidade de vida das pacientes.

Dessa forma, a acupuntura mostrou-se eficiente no tratamento dos sintomas da Doença de Crohn, possibilitando as pacientes uma melhora na qualidade de vida.

Deixamos como sugestão para o tratamento de pacientes com a Doença de Crohn, além da acupuntura e mudanças alimentares, que demonstraram ser eficiente, a prática de exercício físico, com o intuito de relaxamento e bem estar e um acompanhamento psicológico, já que a maior parte das crises é desencadeada quando há alterações no estado emocional das pacientes.

whats app