#vemprocetn

Expectativa e interações de tratamentos

< voltar

Autor(es): Kong J; Kaptchuk TJ; Polich G; Kirsch I; Vangel M; Zyloney C; Rosen B; Gollub R

Fonte: Neuroimage; 45(3): 940-9, 2009 Apr 15.

Os recentes avanços na investigação placebo demonstraram o poder da mente para alterar a fisiologia. Neste estudo, combinamos um modelo de manipulação de expectativa com dois tipos de acupuntura – a vero (feita corretamente no paciente) e a sham (onde são colocadas agulhas em locais aleatórios, diferentes dos pontos) para resolver: 1) como e em que medida o tratamento e a expectativa do paciente afeta os efeitos da acupuntura – incluindo os níveis de intensidade subjetiva de dor (dor avaliações sensoriais) e objetiva interação das ativações fisiológicas (fMRI) e 2) se o mecanismo de expectativa permanece o mesmo se o tratamento placebo é administrado sozinho ou em combinação com tratamento ativo. Os resultados indicam que, apesar de acupuntura verum + alta expectativa e acupuntura sham + grande expectativa induzida pelos relatos subjetivos de analgesia de igual magnitude, a análise de fMRI mostraram que a acupuntura verum produziu diminuição maior sinal de fMRI em regiões do cérebro relacionadas com a dor durante a aplicação de estímulos de dor calibrados de calor na braço direito.

Acreditamos que nosso estudo fornece a evidência de imagens cerebrais para a existência de diferentes mecanismos subjacentes para a analgesia por acupuntura e analgesia placebo.

Nossos resultados também sugerem que a rede do cérebro envolvidas no estudo da expectativa do paciente pode variar em situações de tratamento diferenciado (verum e tratamento com acupuntura sham).

Adaptado por: Ft. Larissa Angelica Bachir

Texto na integra: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-19159691

whats app