#vemprocetn

Hiperidrose na visão oriental

< voltar

Cristina De Abreu Maiani
Cristina Maria Coelho Victório
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

A hiperidrose é caracterizada pela presença de suor excessivo, acarretando sérios problemas sociais e psicológicos aos pacientes.

, Imagem
Classificação da Hiperidrose Palmar de Menezes Lyra R

Segundo Maciocia (1996), o suor na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é líquido do Coração. Ele é formado por destilação dos líquidos orgânicos. Os líquidos orgânicos (JIN YE) pertencem a natureza YIN e são produtos da essência da alimentação. O metabolismo dos líquidos é um processo complexo, que resulta da ação combinada de vários órgãos principalmente: Pulmão (P),Baço-Pâncreas (BP),Rim (R) e Triplo Aquecedor (TA). O “JIN” é parte leve dos líquidos e alimenta Pele e carnes, graças ao Triplo Aquecedor. O “YE” é a parte pesada dos líquidos, e é também dividido pelo TA; Circula nas articulações, cérebro, medulas, orifícios somáticos, a fim de alimentar o cérebro e a medula, lubrificar os orifícios da orelha, olhos, boca e nariz.

O suor é regido pelo CORAÇÃO, que é considerado o monarca por ser o mais importante de todos os sistemas internos, suas principais funções são governar o sangue (XUE), os vasos sanguíneos (XUE MAI) e abrigar a mente, manifestam-se na compleição, abre-se na língua e controla a sudorese.

O sangue (xue) e os fluídos corpóreos (jin ye) apresentam uma origem comum. A sudorese é um dos fluidos corpóreos (jin ye) que aparece nos espaços entre a pele e os músculos. Como podemos ver o sangue (xue) e os fluidos corpóreos se interagem. Quando o sangue (xue) é muito espesso os fluídos corpóreos (jin ye) penetram na circulação sanguínea e diluem-na.

Uma vez que o coração (xin) governa o sangue (xue) e apresenta uma relação de interação mutua com os fluídos corpóreos (Jin ye) do qual a sudorese faz parte, o coração (xin) está relacionado a sudorese. Uma deficiência do qi do coração pode frequentemente causar sudorese espontânea, enquanto que uma deficiência do yin do coração pode provocar sudorese noturna e o tratamento deve priorizar a tonificação do yang do coração.

Entretanto qualquer sudorese continua e profusa em um paciente com deficiência do coração deve ser tratada sem demora, uma vez que a perda do suor implica em perda dos líquidos corpóreos, que por sua vez induz uma deficiência de sangue (xue) por causa da interação continua entre o sangue e os fluídos corpóreos (jin ye).

A hiperidrose pode aparecer na adolescência e estar relacionada com a ansiedade, com conflitos internos emocionais e pode ser agravada pelo estresse. Ela é uma disfunção do sistema neurovegetativo, assim, a acupuntura é uma das terapias mais indicadas, uma vez que a sistema vegetativo é um dos seus campos de ação.

Para o tratamento da Hiperidrose, a MTC procura a eliminação permanente da doença e não apenas atenuar os sintomas, dispondo de uma estratégia própria para tratamento da Hiperidrose que consiste, em primeiro lugar, na identificação e avaliação das causas da doença, através de um diagnóstico rigoroso, utilizando técnicas que consiste no exame físico, anamnese, língua, pulso e principalmente na historia do paciente. Através do diagnóstico para a hiperidrose pode identificar-se ou excesso de energia yang, provocando sobretudo sudação durante o dia, ou deficiência de yin, originando transpiração excessiva à noite. Após a identificação da origem e tipo de desequilíbrio, estabelece-se o programa terapêutico adequado e inicia, na mesma sessão, o tratamento da hiperidrose.

A Transpiração segundo a MTC
Auterocche (1992), classifica as transpirações quanto:
Ao Tipo, Localização, e Hora em que ocorrem:

1) Quanto aos Tipos de Transpiração:
a) Espontânea: ocorre após esforço físico. Pode aparecer seguida de astenia mental, pouca força, respiração curta e significa Yang Qi vazio.
b) Durante o Sono: Yin vazio, levando ao excesso de Yang com sinais de: insônia, maças do rosto vermelhas, boca e garganta secas, calores nas palmas e solas, opressão e calor torácico. TTO: dispersar e aclamar o Yang ou nutrir o Yin.
c) Profusa: Suor em grandes quantidades, JinYe escorrem em abundância. Ex: Pingos grossos com polipnéia, astenia mental, membros brutalmente brutos, pulso tênue (prestes a parar). Significa que o Yang Qi está prestes a desaparecer. É chamada de “Transpiração do Fim” ou “Transpiração terminal”. È caso grave.
d) Com calafrios: Ocorre 1º calafrios, depois transpiração. É uma luta entre o perverso e o correto. Neste caso se a febre baixar e o pulso acalmar, é caso de bom prognóstico (Perverso desaparece e correto se estabiliza). Se a transpiração for seguida de agitação, com aumento da frequência do pulso, é caso de mal prognóstico (perverso vence e correto enfraquece).
e) Fria: Vazio de yang, Insuficiência de Wei Qi (fraqueza do invólucro muscular).
f) Quente: Vento calor externo ou por Calor interno (aquece e expulsa o suor).

2) Quanto a Localização da Transpiração.
Somente na cabeça: Expressa 4 estados diferentes:

3) Conforme a Hora do dia:
De dia: Deficiência de YANG
De noite: Deficiência de YIN

Classificação Da Sudorese Segundo Maciocia ( 1996):
(1) Com Sudorese: Estado de Deficiência

(2) Sem Sudorese: Estado de Excesso

(3) Conforme a Área:
Só na cabeça: Calor ou Calor-Umidade no E.
Oleosa na testa: Colapso de Yang.
Só nos Membros: Deficiência de E do BP.
Só nas Mãos: Deficiência do Qi do P ou dos Nervos.
Corpo Inteiro: Deficiência de Fei Qi (P).
Palmas, Solas, Tórax = “Sudorese 5 palmos” ou Calor dos 5 palmos: Deficiência de Yin.

(4) Conforme a Condição da Patologia:
Profusa e fria e durante patologia severa: Colapso de Yang
Oleosa na testa em forma de pérolas e não fluida: Colapso de Yang – Eminência de morte.

(5) Conforme Tipo de Sudorese:
Oleosa: Deficiência severa de yang.
Amarela: Calor-Umidade.

(6) Em Uma Parte do Corpo (Direita/Esquerda; Superior/Inferior);
Tem como causas:
• Mucosidade do vento ou Vento Úmido obstruindo os meridianos.
• Yin (nutriente) e Wei (protetor) desregrados um em relação ao outro.
• Desarmonia entre QI e XUE.
• Acúmulo de calor nos meridianos YIN (CS e R). Sintomas: Transpiração nas palmas
da mão e sola dos pés + boca seca, garganta seca, obstipação, urina amarela e pulso fino
• No peito ou Tórax: Por “ruminação intelectual”: Cansa ou gera insuficiência ou
diminuição do Qi do BP e do C.

TRATAMENTO DA HIPERIDROSE SEGUNDO A ACUPUNTURA SISTÊMICA:

Após rigorosa análise dos sinais e sintomas (estudo semiológico), da doença, podemos chegar a vários resultados. A escolha das combinações de pontos será de acordo com os resultados obtidos na anamnese. Os pontos a seguir foram achados conforme YAMAMURA (2004) e as funções energéticas dos pontos.

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!