ARIEL JOSÉ DE ALMEIDA URIOSTE
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN
Há milhares de anos a Medicina Tradicional Chinesa vem se preocupando com o envelhecimento. No tratado Nei Jing são claros os esclarecimentos de comportamento para se manter a saúde, com um modo de vida regular e constante, com quantidades adequadas de trabalho e repouso, evitando-se todo e qualquer excesso, como o de alimentos, álcool, trabalho , sexo, e adotando-se a prática de exercícios adequados ao físico de cada pessoa, mantendo o espírito sereno com atitudes positivas no correr da vida, evitando-se, assim, doenças e fortalecendo o organismo para uma vida longa.
É comum se perceber o acometimento de várias doenças em pessoas com mais de 60 anos, ficando o idoso sujeito ao uso concomitante de vários medicamentos, que, somados a redução da função dos órgãos, em especial do Fígado e dos Rins, torna aumentado o risco de efeitos indesejáveis e até mesmo tóxicos dos medicamentos. A teoria médica de Nei Jing Su Wen (100 d.C.), relata que o indivíduo com mais de 40 anos de idade, terá seu Yin reduzido pela metade. Para estar em bom estado o Yin do Fígado, a Essência dos Rins deve ser adequada, por ser a fonte do Yin do Fígado. Do declínio da Essência dos Rins e das funções do Fígado originam o envelhecimento.
O processo de envelhecimento na visão da MTC segue a sequência dos números celestiais que determinam a duração das diferentes fases evolutivas da transformação corporal, o que na mulher é correspondente a cada sete anos da transformação corporal e nos homens a cada oito anos, isto ocorrendo por falta de equilíbrio energético do sangue, da defesa do organismo, da nutrição adequada e também pela desarmonia entre seu estado físico, espiritual e emocional. Alcança-se uma longevidade moderando-se na alimentação, dormindo e descansando de forma regular e trabalhando sem excessos; isto mantém o corpo unificado ao espírito (NAKANO ; YAMAMURA, 2005).
De acordo com a teoria do envelhecimento na visão da Medicina Tradicional Chinesa, a Essência do Rim, ao longo do tempo, diminui, danificando o Fígado causando sinais tais como: diminuição dos fluidos corporais, fragilidade das estruturas do corpo, branqueamento dos cabelos, enrugamento da pele e queda dos dentes. Em descrições mais antigas, o tremor das mãos e da cabeça e o enrijecimento dos músculos são mencionados como manifestações do Vento que envolve o Fígado e a falta de nutrição dos meridianos e tendões pelos fluidos e pelo sangue. O Nei Jing diz que todos os tipos de Vento e tonturas estão associados ao Fígado e todos os tipos de rigidez súbita estão associados ao Vento.
O declínio fisiológico do organismo e a debilidade orgânica são os traços característicos do envelhecimento. Quando o idoso consegue manter satisfatoriamente suas funções fisiológicas, é considerado saudável; mesmo assim, ocorre o declínio funcional dos órgãos e sistemas, e o equilíbrio do Yin e Yang é mantido num nível mais baixo, significando uma redução de homeostase e da diminuição da capacidade para adaptação ao meio externo.
Maciocia (1996), afirma que o Rim é a “Raiz da Vida” ou a “Raiz do Céu Anterior” pelo motivo de que ele armazena a Essência, que é parcialmente herdada dos pais e determinada desde a concepção. Informa ainda o mesmo autor que, como qualquer outro órgão, o Rim tem um aspecto Yin e outro Yang e que estes dois aspectos tomam um sentido diferente quando a referência é o Rim, pois este é a fonte de Yin e de Yang de todos os órgãos, sendo por isso chamado de “Yin e Yang Primordial”. O Yin do Rim permite o nascimento, o crescimento e a reprodução e, o Yang do Rim é a força dinâmica de todos os processos fisiológicos. O Yin do Rim constitui a base material do Yang do Rim, enquanto o Yang do Rim é a manifestação externa do Yin do Rim. O Yin e o Yang do Rim poderiam ser comparados a uma lamparina a óleo, na qual o óleo seria o Yin e a chama o Yang; se diminuir o óleo, diminui a chama e vice-versa (MACIOCIA, 1996). Uma das funções mais importantes do Rim, relata Maciocia (1996), é armazenar a Essência e governar o nascimento, crescimento, reprodução e envelhecimento. A Essência é herdada pelos pais e também parcialmente reconstituída pelo Qi extraído dos alimentos. Sabe-se que esta Essência determina a nossa constituição, força e vitalidade, sendo por isso, a base da nossa vida sexual e o substrato na formação do esperma masculino e do óvulo feminino. A deficiência desta Essência pode ser a causa da infertilidade, impotência sexual, atrasos no crescimento e velhice precoce. A Essência, embora armazenada no Rim, devido sua natureza fluida, circula por todo corpo e, em especial, pelos oito Vasos Extraordinários. O envelhecimento é explicado como um declínio fisiológico da Essência ao longo da vida (MACIOCIA, 1996).
Já o Fígado (GAN) na MTC exerce muitas funções importantes dentre as quais as de: armazenar o Sangue, garantir o movimento uniforme do Qi (energia) por todo o corpo, controlar os tendões; se manifesta nas unhas, se abre nos olhos e abriga a Alma Etérea. Observa Maciocia (1996), que, quanto à função de garantir a circulação uniforme do Qi por todo o corpo, se observa que a direção do fluxo dessa energia é para cima e para o exterior em todas as direções, assegurando uma circulação de Qi uniforme e ininterrupta para todas as partes, se relacionando assim com o caráter de Madeira na teoria dos Cinco Elementos com um movimento expansivo em todas as direções. Se a função do Fígado estiver defeituosa, a circulação do Qi se obstrui e fica limitado dando lugar à frustração emocional, depressão ou ira reprimida com sintomas de apertos torácicos e nó na garganta.
Quanto à função de regulação na digestão, ajuda os movimentos de subida e descida do Qi do Baço e do Estômago e paralelamente na formação da Bile a partir do Qi excedente do Fígado. Maciocia (1996), ainda relata que a função do Fígado em armazenar o Sangue apresenta dois aspectos: regula o volume de Sangue conforme a atividade física, fazendo sua autocorreção e?regula a menstruação. A função reguladora do volume de sangue por todo corpo constitui um fator muito importante no nível de energia da pessoa, pois, quando o sangue se dirige aos lugares apropriados do corpo nos momentos adequados, nutre os tecidos requisitados, doando, portanto, energia.
O Fígado também umedece os olhos e os tendões. Se houver insuficiência de Sangue no Fígado, a visão ficará turva, haverá câimbras e contrações dos músculos e tendões, ter-se-á tremores nos pés e nas mãos, entorpecimentos nos membros e rigidez. Se houver uma invasão patogênica de Calor agredindo os líquidos orgânicos e o Sangue, o Sangue não mais poderá alimentar os tendões e as aponevroses musculares ocorrendo então a síndrome conhecida como: “Vento do Fígado agita o Interior” (Gan Feng Nei Dong), tendo por características: espasmos, convulsões dos membros, trismos, câimbras, opistótonos e tremores (AUTEROCHE; NAVAILH,1992). Do ponto de vista da MTC a deficiência de Yin do Fígado pode produzir Vento e acontecimentos tais como: tremor, rigidez e comprometimento progressivo dos movimentos.
O Zheng Zhi Zhun Sheng (“Critérios para o Tratamento da Doença”) diz que o tremor de ambas as mãos está muitas vezes ligado ao tremor da cabeça, e é devido à incapacidade dos tendões para conter o Vento do Fígado. Também diz que o pescoço é o ponto de encontro de todos os canais Yang. Quando ocorre a subida do Qi do Fígado, ocorrerá movimento de cabeça, quando ele se espalha pelos quatro membros, as mãos e os pés se movimentarão e a cabeça permanecerá parada. Continua ainda afirmando que este mal é raramente observado em jovens com tenra idade; no final da meia idade é mais visto e em pessoas com mais idade é especialmente comum.
Como podemos observar, a MTC faz uma ligação profunda entre o funcionamento do Fígado e os principais sintomas do tremor. A MTC indica também que, através dos sintomas e sinais o tremor tem uma forte relação com o Fígado e Rins, mas a raiz está no Fígado.
O Yi Zong Bi Tan afirma que o Fígado e Rins tem a mesma origem. Para tratar a deficiência da Madeira é necessário tonificar o Rim. Então não haverá rebelião do Qi do Fígado e o Sangue do Fígado será nutrido. A Água tem origem na fonte (Rim) e a Madeira depende dela para prosperar. O Fígado armazena o Sangue, o Rim o Jing. O Sangue do Fígado necessita do Jing do Rim para nutri-lo, só então ele poderá cumprir sua função e, da mesma forma, o Sangue do Fígado poderá ser transformado em Jing do Rim e contribuir para a sua abundância. Portanto, se diz que o Fígado e o Rim são da mesma origem. Isto ilustra através da MTC uma relação fundamental entre o parkinsonismo e os doentes renais. O mal de Parkinson é uma doença relacionada com a idade e também pode ser vista como um produto da senilidade. Pode-se também observar que os medicamentos fitoterápicos e os pontos de acupuntura para tonificar o Rim e reabastecer o Jing tem um sucesso considerável no combate a senilidade.